A Sala Cecília Meireles, um espaço FUNARJ,, abre nessa sexta e sábado a série Orquestras com a Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência de Roberto Tibiriçá, com o Brasil Ensemble-UFRJ – Coro Masculino (regente: Maria José Chevitarese) e a soprano Camila Titinger.
No repertório, uma das obras mais emblemáticas de Heitor Villa-Lobos: “Floresta do Amazonas”.
O concerto de sexta-feira será transmitido pelo YouTube da Sala Cecília Meireles e pela TV Alerj.
Encomendada em 1958 pela MGM para o filme “Green Mansions” (“A Flor que Não Morreu”), a composição ganhou pouco destaque na produção, fato que levou Villa-Lobos a transformá-la em uma suíte sinfônica.
Algumas das canções para solista da obra, como a “Melodia Sentimental” e a “Canção de Amor”, se tornaram das mais conhecidas do compositor.
A Petrobras Sinfônica interpretará uma versão reduzida para orquestra, uma encomenda da Academia Brasileira de Música (ABM) para Abel Rocha.
Camila Titinger, soprano ítalo-brasileira nascida em São Paulo e residente em Zurique, tem cantado com grandes orquestras e em importantes Salas de Concertos e Casas de Ópera pelo mundo.
Em 2022, em celebração aos 200 anos da independência do Brasil, Camila se apresentou com o projeto Villa-Lobos Amazon Forest Suíte em vários países com a Ópera de Rouen, Santa Cecília Orchestra, Philharmonie de Paris, Barbican-British Symphony Orchestra, e Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Compromissos recentes de Camila incluem o seu debut no Carnegie Hall com OSESP e na ópera de Zurique com a Philharmonia Züric.
Orquestra Petrobras Sinfônica
Roberto Tibiriçá, regente
Camila Titinger, soprano
Coro Brasil Ensemble, direção de Maria José Chevitarese
HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Floresta do Amazonas
Versão para orquestra reduzida por Abel Rocha
I. Ouverture
II. A Floresta
III. Dança dos Índios
IV. Em Plena Floresta
V. Pássaro da Floresta – canto I
VI. Dança da Natureza
VII. Pássaro da Floresta – canto II
VIII. Canto na Floresta (1)
IX. Conspiração e Dança Guerreira
X. Veleiros
XI. Em Caminhos para a Caçada
XII. Pássaro da Floresta – canto III
XIII. Cair da tarde
XIV. Os Índios em busca da moça
XV. Pássaro da Floresta – canto IV
XVI. Dança Guerreira (repetição)
XVII. Interlúdio e Acalanto
XVIII. Canto na Floresta (2)
XIV. Caçadores de Cabeça
XV. Canção de amor
XVI. Melodia Sentimental
XVII. O Fogo na floresta
XVIII. Epílogo.
Serviço:
Orquestra Petrobras Sinfônica
🕖 10 de março (sexta-feira), às 19h
🕓 11 de março (sábado), às 16h
📍 Sala Cecília Meireles – Largo da Lapa, 47 (RJ).
🎟️ Ingressos a partir de R$ 20 à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e na plataforma Eleven Tickets: bit.ly/3DYIru7
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica
Aos 48 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram: @petrobras_sinfonica | Youtube: @OPESinfonica
Modelo de gestão
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica há 36 anos, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais conjuntos da América Latina, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.