Depois do sucesso da edição nacional em 2018, um dos maiores prêmios brasileiras de violão ganha edição internacional e contemplará musicistas das Américas
O Prêmio Francisco Mário de Guitarra Popular, um dos maiores prêmios brasileiros destinados ao violão, está com inscrições abertas para instrumentistas de todas as Américas até o dia 16 de fevereiro de 2023.
As inscrições (disponíveis em português, espanhol e inglês) podem ser feitas por cidadãos e cidadãs de qualquer nacionalidade, desde que residentes em países das Américas, através do site http://www.institutochicomario.org.br/
O Prêmio é realizado pelo Instituto Cultural Chico Mário (ICCM), em parceria com o Instituto Guimarães Rosa (IGR) do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, e tem apoio do Espacio Tucumán, local que sediará a cerimônia de premiação, em Buenos Aires, Argentina.
Ao todo, serão distribuídos troféus – confeccionados pelo artista Mauricio Manzo – e U$ 9.000 em prêmios em dinheiro.
A proposta do prêmio é valorizar os talentos do violão em todas as Américas e promover a obra e memória do compositor mineiro Francisco Mário, um dos pioneiros da música independente no País. Irmão mais novo de Betinho e Henfil,
Chico Mário, como é conhecido, viveu apenas 39 anos, vítima do HIV contraída em uma transfusão de sangue contaminado.
No entanto, nesse tempo, deixou uma belíssima obra composta por 8 discos (disponíveis nas plataformas de streaming) e 3 livros.
Para concorrer, cada instrumentista deverá gravar um vídeo interpretando ao violão uma das obras de Chico Mário, de livre escolha. “É um esforço para internacionalizar cada vez mais a obra do Francisco Mário, e manter sua música sendo tocada, como ele desejou”, destaca Marcos Souza, compositor, idealizador do prêmio e filho de Chico.
O vídeo deverá ser enviado ao YouTube, em modo público, com o link sendo inscrito no Formulário do Prêmio. “Desse modo, visibilizamos o trabalho de cada instrumentista e valorizamos a obra de Chico Mário, um dos maiores expoentes do violão brasileiro e da música independente nacional”, destaca Marcos.
Para as melhores interpretações, estão reservados, ao todo, 10 prêmios. São 7.000 dólares para o primeiro lugar, 800 dólares para o segundo e 200 dólares do 3º ao 10º lugares.
Os valores serão pagos até 30 dias após a premiação, prevista para 14 de março, data em que se memora 35 anos da morte do compositor mineiro.
SERVIÇO
Prêmio Francisco Mário de Violão Popular
Inscrições abertas até 16 de fevereiro de 2023
http://www.institutochicomario.org.br/