O palco do Vivo Rio vai receber o pianista cubano Harold López-Nussa nesse domingo.
Ande pelas ruas de Havana em qualquer dia e você ouvirá a alma de Cuba: música saindo de residências e restaurantes movimentados, janelas chacoalhando com as festas organizadas lá dentro, boates pulsando com multidões de pessoas dançando.
Em sua vibrante e animada terceira gravação para a Mack Avenue Records, o pianista e compositor de Havana Harold López-Nussa se propõe a capturar essa sensação com um emocionante casamento de jazz e música pop cubana, desafiando os céticos que não compartilharam sua visão radical.
Muito parecido com seu equivalente em inglês, “I told you so,”, a frase em espanhol “Te lo dije” pode ser usada como uma ostentação ou uma depreciação – geralmente as duas ao mesmo tempo, López-Nussa lança esse desafio. L
ançado pela Mack Avenue Records, o álbum conta com o quarteto principal do pianista, seu irmão, o baterista Ruy Adrián López-Nussa, o baixista Julio César González e o trompetista Mayquel González, reforçado por vários convidados especiais, incluindo a superestrela do funk afro-cubano Cimafunk, e ainda, o acordeonista francês Vincent Peirani, o famoso vocalista cubano de reggaeton Randy Malcom e vocalista Kelvis Ochoa.
A mistura explosiva de jazz afro-cubano e moderno, que marcou todos os aclamados lançamentos do pianista, é animada pelas sonoridades que emocionam o público cubano: o Songo da icônica banda Los Van Van, o Moçambique de Pello el Afrokan, o reggaeton que varreu a América Latina e o mundo desde o final dos anos 90. Os resultados pulsam com a força vital que percorre as ruas de Havana.
Harold López-Nussa está rapidamente construindo seguidores globais no jazz e além. Seu quarteto cativa o público com uma vivacidade implacável que “une gerações e gêneros” (Billboard). Sua música reflete toda a gama e riqueza da música cubana, com sua combinação distinta de elementos clássicos, folclóricos e populares, bem como sua adoção da improvisação. López-Nussa se apresentou em locais conceituados como The Kennedy Center e SFJAZZ Center, bem como em alguns dos melhores festivais de jazz do mundo: Newport, North Sea, Monterey, Montreal, Detroit e Playboy.