Pioneira no meio, rádio chega à marca de 2,7 milhões de ouvintes únicos por mês
Prestes a completar 50 anos no ar, a rádio JBFM tem muitos motivos para comemorar: encerra o mês de junho, mais uma vez, como líder no segmento adulto contemporâneo, completando 22 anos seguidos de liderança de audiência nesta faixa. Com uma programação que alia grandes nomes e revelações da MPB a um jornalismo direto e eficiente, a JBFM ultrapassa os 243 mil ouvintes por minuto, de segunda à sexta-feira, quase o dobro das 4 concorrentes do segmento somadas, superando 2,7 milhões de ouvintes únicos por mês.
Segundo Antonio Brito, CEO do Grupo JBFM, os números sinalizam o resultado dos investimentos do Grupo nos últimos anos. “Os 22 anos de liderança da JBFM são uma prova de que a rádio não apenas mantém a fidelidade de antigos ouvintes, como vêm conquistando novos públicos. Muito mais do que uma programação diversa e informativa, unindo o melhor da música brasileira ao jornalismo profissional de excelência, a JBFM tem um olhar atento para o futuro, tanto nos investimentos em tecnologia e produção, quanto ao abraçar novos talentos que passam pela nossa programação, sem esquecer dos artistas que construíram história da MPB”, afirma o executivo.
No total, o sinal JB FM alcança mais de 12 milhões de pessoas, em mais de 20 municípios. Além da região metropolitana do Rio de Janeiro, incluindo grandes cidades como Niterói, São Gonçalo e toda a Baixada Fluminense, a JBFM está em cidades da Região dos Lagos, como Cabo Frio e Saquarema, e da Região Serrana, como Petrópolis e a vizinha Teresópolis.
O levantamento detalha ainda que o perfil de audiência da rádio é dividido quase igualmente entre homens e mulheres, com 53% ouvintes diários masculinos e 47% femininos. Já entre os indicadores etários e de instrução, a JBFM se destaca por atingir majoritariamente um público específico: ouvintes com mais de 30 anos representam 87% da audiência, enquanto 84% têm ensino médio ou superior completos. Entre os ouvintes com ensino superior completo, a JBFM registra uma audiência 330% maior do que o somatório da segunda, terceira e quarta colocadas.
Programas jornalísticos se destacam como líderes de audiência na grade
Dona de uma grade diversa, que contempla programas dedicados a temas como mercado automobilístico (Auto Papo), esportes (Por Dentro do Jogo), trânsito, (Repórter JB), turismo (Embarque na Viagem), economia (Painel Econômico), música ao vivo (Painel MPB), o tradicional jornalístico Painel JB, com duas edições diárias, segue sendo um dos carros chefes da programação, além do dominical o JB do Brasil, que soma mais de 356 mil ouvintes por minuto. O Painel JB, apresentado por Alexandre Tavares, Cristian Ferraz e Iseumar Pereira registra audiência 435% maior do que a soma dos programas jornalísticos diários da segunda à quarta rádios mais ouvidas.
Além do dial 99,9 FM, a rádio conquistou uma fiel audiência nas plataformas digitais. São mais de 1,1 milhão de ouvintes únicos por mês através do site da rádio, com um tempo médio de escuta de 1h20m por dia.
No entanto, mesmo com o crescimento das plataformas digitais, a audiência nos automóveis segue sendo uma fortaleza de público, a JB FM é a Rádio mais ouvida em automóveis no Rio de Janeiro. Neste segmento, a JBFM apresenta uma de suas maiores lideranças proporcionais, com audiência 406% superior à soma das 4 concorrentes.