Com direção de Édio Nunes e texto de Márcia Santos, peça fala sobre o extermínio e o desaparecimento da juventude negra no Brasil
Abordando a difícil temática do extermínio e o desaparecimento da juventude negra no país, o espetáculo ‘Luiza Mahin – eu ainda continuo aqui’ encara a tarefa de jogar luz sobre essa cíclica separação forçada dos filhos que acomete as populações negras há séculos.
Dia 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, uma data instituída para dar visibilidade à luta e à resistência de mulheres negras invisibilizadas pela história.
O espetáculo fica em cartaz de 22 a 24 de julho, no Circo Crescer e Viver.
Dirigido por Édio Nunes, a peça cruza as histórias de dor de tantas mães com a de Luiza Mahin, personalidade ancestral e mãe do advogado abolicionista e jornalista Luiz Gama – vendido como escravo pelo próprio pai.
No elenco estão os atores Cyda Moreno, Marcia Santos, Tais Alves e Jonathan Fontella.
Costurando uma narrativa que atravessa o passado e chega no presente, o texto, assinado por Márcia Santos, é construído a partir de uma carta sobre a revolucionária da Revolta dos Malês, escrita por seu filho, Luiz Gama, e de uma série de relatos verídicos de mães que tiveram seus filhos mortos ou desaparecidos.
Com forte cunho emocional, o espetáculo conta com uma trilha sonora original que é apresentada ao vivo pelo elenco.
O evento é uma parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e o Circo Crescer e Viver.
FICHA TÉCNICA
Texto: Márcia Santos
Idealização e produção: Cyda Moreno
Direção artística e corporal: Édio Nunes
Direção musical e preparação vocal: Jorge Maya
Elenco: Cyda Moreno, Marcia Santos, Tais Alves e Jonathan Fontella
Atriz convidada: Márcia do Valle/ Tatiana Henrique (stand by)
SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER
Instalados na Cidade Nova desde 2004, o Circo Crescer e Viver desenvolve programas, projetos e atividades nos campos da formação, criação e difusão das artes circenses e performáticas que beneficiam centenas de crianças, adolescentes e jovens. O espaço também tem se consolidado como uma casa de entretenimento ao vivo, acolhendo e apresentando uma variada programação de shows musicais e espetáculos de circo, teatro e dança de diferentes grupos, companhias e artistas.
POLÍTICA DE MEIA ENTRADA
Crianças, adolescentes e jovens com idades até 21 anos; estudantes da rede pública ou privada; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; pessoas com deficiência; e professores da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro. É obrigatória a apresentação de documento que comprove o direito à meia entrada, conjuntamente com o ingresso.
SERVIÇO:
Local: Circo Crescer e Viver (Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova) em frente ao metrô Praça Onze)
Datas: 22 a 24 de julho
Sexta e sábado às 20h
Domingo às 17h
Classificação: 14 anos
Duração: 70 minutos
Ingressos a partir de R$10
Links de vendas: