“Leve” primeiro álbum do projeto brasiliense, tem 8 faixas em ode ao amor e a música brasileira.
O Duna Duo nasceu do amor. Amor à música, amor à arte, amor às pessoas, amor à liberdade. Nasceu da amizade e do respeito mútuo que uniram os artistas Adriano Rocha e Kaise Helena. Nasceu da alegria, daquela leveza que sentimos quando pegamos a estrada para uma viagem de férias. Certo dia, Adriano Rocha, músico baiano radicado em Brasília, sentiu vontade de levar às pessoas letras e músicas que são um alívio, um sopro de graça e de amor em dias tão difíceis.
A afinidade de sonhos conduziu a cantora brasiliense Kaise Helena para a mesma caminhada. Agora, os dois dão vida ao primeiro álbum da dupla, “Leve” (2022) – com arranjos e direção de Adriano Rocha e Cláudio Truzzi. A melhor forma de ouvir? No carro, na estrada, indo para o trabalho, com os amigos, dançando só na sala, espreguiçando na rede, com os pés na grama, na areia da praia, ao redor de uma fogueira…
Com oito faixas, “Leve” traz temas como o amor agênero, o cotidiano, a natureza e a amizade, com linhas melódicas que passeiam por influências dos anos 1970, auge do Movimento Tropicalista e do surgimento da psicodelia nordestina; das nostálgicas canções de amor que embalaram a década de 1980; do reggae brasileiro do grupo Cidade Negra; do Movimento Tribalista e da nova MPB. Um álbum pop como a música brasileira e misturando estilos de norte a sul. Tem xote, mpb, reggae, pop e o que há de mais brasileiro na música.
Como tudo começou…
Foi em abril de 2017, em Brasília, que Kaise Helena deu uma palinha (voz e violão) durante o lançamento do livro de contos ¨Histórias atormentadas¨, da amiga Ana Vilela. Ali, Adriano Rocha conheceu Ana, que mais tarde se tornaria sua namorada e companheira. Foi também quando Ana apresentou os dois cantores.
O namoro entre Adriano e Ana levou à amizade entre o artista e Kaise. Ana incentivou a parceria, primeiramente, nas rodas de violões, muito frequentes na casa do cantor. Com o tempo, sentiram a necessidade de construir um projeto musical que se parecesse com os dois, mas ainda era um caminho incerto, sem projeto definido.
Até que começaram a surgir as oito músicas. A primeira foi “Nosso Jardim”, feita por Adriano para sua companheira, Ana Vilela. Em um show on-line, realizado durante o lockdown no Teatro Brasília Shopping, o músico convidou Kaise para dividirem o palco. No repertório, estava ¨Nosso Jardim¨. A partir daí a parceria cresceu e se fortaleceu. Vieram as outras músicas, muitos ensaios e gravações que deram vida ao álbum “Leve”.
Ouça o primeiro álbum do DUNA DUO NO SEU STREAMING CLICANDO AQUI
Ficha técnica do álbum “Leve”
Adriano Rocha – voz
Kaise Helena – voz
Cláudio Truzzi – baixo, guitarras e violões
Deth Santos – bateria
Gregoree Júnior – teclados
Deniel Moraes – efeitos
Marcos Cabrera – gaitas
Arranjos – Cláudio Truzzi
Direção musical – Adriano Rocha
Gravado, mixado e masterizado no Studio G2D Produções, Brasília-DF, por Deniel Moraes.
Siga a DUNA DUO NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/duna.duo/
Sobre os artistas:
Adriano Rocha
Baiano de Itabuna, o cantor, compositor e violonista vive de música desde os 15 anos, mas foi em Brasília (DF), para onde se mudou em 1995, que sua carreira se fortaleceu. E lá se vão quase 30 anos de profissão. Adriano Rocha é defensor da nossa boa e velha MPB, mais precisamente dos movimentos Tropicalista, Clube da Esquina e Cantoria, entre tantos outros.
Em 2019, lançou seu primeiro álbum, ¨Onde tem vagabundo, o capeta não encosta¨. O nome é uma sátira à política brasileira e o álbum traz vertentes da nossa música que vão desde samba-rock, baião, reggae, soul, samba e MPB. No cenário brasiliense, o cantor participou do projeto Brasil Petrobrás, dividindo o espetáculo com João Bosco, na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional; e abriu shows de Tom Zé, Chico Cézar, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Xangai e Jorge Mautner.
Tanto em ¨Onde tem vagabundo, o capeta não encosta¨ quanto em “Leve”, seu segundo trabalho, agora em parceria com Kaise Helena, o cantor se vale de todo o seu conhecimento musical em composições autorais (letra e música) que transitam por estilos variados. Adriano Rocha, de tão apaixonado pela música brasileira, tornou-se um grande pesquisador, um vinilista com vasto acervo, álbuns muitas vezes (e infelizmente) desconhecidos do grande público.
Adriano também criou e apresenta o ¨Portfólio Sala Brasília¨, um programa musical voltado para artistas do Distrito Federal, e é o diretor geral do programa multicultural ArteFato, ambos transmitidos pelo YouTube.
Kaise Helena
Cantora, atriz, bonequeira e professora de teatro e de musicalização para crianças, a brasiliense Kaise Helena dedica-se à música brasileira e à canção latino-americana. Fez sua iniciação teatral em 1991, aos 15 anos, no teatro de atores, da primeira turma do Teatro Mapati, em Brasília.
Formou-se em Artes Cênicas em 2002, pela Universidade de Brasília (UnB), onde também cursou mestrado (2008 a 2010) e chegou a dar aulas de 2012 a 2014, como professora visitante. Na universidade, se apaixonou pelo teatro de bonecos, área que seguiu até 2016, com apresentações pelo Brasil e pela América do Sul (Argentina e Colômbia).
Ao longo desses anos de teatro, participou de mais de 30 espetáculos e desenvolveu trabalhos acadêmicos voltados para o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (Iphan/UnB). Atualmente, é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e divide seus dias entre a escola, a música e o Coletivo é o Bicho!, que surgiu em 2020, no auge da pandemia de covid-19. Um grupo de amigos se uniu na pequena cidade de Olhos d’Água (GO) e decidiu cuidar (castrar, alimentar, dar moradia e atendimento veterinário) dos diversos cães e gatos abandonados.
Em todo esse tempo, a música esteve presente em sua vida, tanto que a artista criou em 2015 o duo Caldera, com o amigo e colega de trabalho Ricardo Rúbio, voltado para canções latino-americanas. Com uma voz marcante, de personalidade forte e ao mesmo tempo doce, seu talento para a música sempre chamou a atenção, fosse em bares da cidade ou em roda de amigos e em festas. Até que veio o convite do cantor e amigo Adriano Rocha para uma parceria. Os dois compartilham o gosto pelos mesmos movimentos musicais e dessa afinidade nasceu o Duna Duo.