Mistura de Black Mirror com Parasita”.
É o que diz uma das críticas entusiasmadas recebidas pelo filme “Medida Provisória”, já disponível no Globoplay.
Trata-se da estreia de Lázaro Ramos na direção.
A história é uma adaptação da bem-sucedida peça “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação.
O autor, inclusive, integra o elenco do filme, liderado por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch – este último conhecido pela participação como Dino Thomas na franquia “Harry Potter” e como Wes na série “How To Get Away With Murder”.
A produção conta ainda com estrelas como Renata Sorrah, Adriana Esteves, Mariana Xavier, Flavio Bauraqui, Pablo Sanábio e Emicida, entre outros.
A trama se passa em um futuro distópico, quando o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional, que aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens.
Sua aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.
Nesse apartamento, os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país.
Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar