Democrático e plural, “Vibra Open Air” reúne programação com clássicos, fenômenos de bilheteria e animações , além de shows inéditos, oficinas, ativações, entre outras atrações no Jockey Club, de 25 de maio a 12 de junho
Mais do que representar a sétima arte, as produções audiovisuais são responsáveis por pavimentar e manter vivo, através de sons e imagens, o inconsciente coletivo com um repertório diverso de histórias reais ou fictícias. E, depois de dois anos, o maior cinema a céu aberto do mundo, Vibra Open Air, que tem o encontro entre as pessoas e a cultura no DNA, retorna em clima duplo de festa, comemorando seus 20 anos com a retomada do setor. Desde a primeira edição o evento se destaca por promover a democratização e a pluralidade da arte na cuidadosa curadoria dos filmes e atrações musicais.
Entre os dias 25 de maio e 12 de junho, no Jockey Club de São Paulo, o evento chega ao vigésimo ano, o primeiro patrocinado pela Vibra, gigante do setor de energia que adquiriu o naming rights como parte de uma forte empreitada de investimentos em cultura. Idealizado e realizado pela D+3 Produções, de Renato Byington, a maior das telas exibirá, em 2022, 23 filmes dos mais diferentes gêneros, para todos os gostos e idades, e ainda recebe shows únicos e oficinas em uma área com acessibilidade e um charmoso espaço gastronômico, marcando a retomada da cultura, com a sétima arte e a música sendo as protagonistas deste evento único.
As vendas online abriram hoje, dia 09 de maio, com exceção do dia de abertura, quando 500 pessoas serão sorteadas através do site e redes sociais Open Air Brasil para assistirem com acompanhante, gratuitamente, à exibição do aguardado “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, sequência de 2022 do bem sucedido título Marvel de 2016. Para fechar a noite em clima de festa haverá um show inédito.
“Durante um período duro, causado pelo isolamento social, a arte foi fundamental para entreter e aproximar as pessoas, mostrando o seu papel fundamental na vida de todos. Poder proporcionar o reencontro da maior sala de cinema a céu aberto do mundo com o público comemorando os 20 anos do Open Air é maravilhoso”, celebra Byington, sócio-diretor da D+3.
Com 325 m² – tamanho equivalente a uma quadra de tênis -, a supertela do “Vibra Open Air” vem especialmente da Suíça, com o objetivo de enaltecer o cinema em um evento totalmente planejado para amantes dos mais variados tipos de filmes. Para complementar a experiência, a projeção digital conta com um potente sistema de som, de 28 caixas Dolby Digital Surround.
Para essa edição especial, o Vibra Open Air 2022 organizou os filmes em categorias – Noite Telecine, Clássicos/Cult, Pipoca, Família e Sessão Dupla. Além disso haverá shows musicais e apresentações instrumentais na abertura, encerramento, após as sessões nacionais e de quinta-feira, que irão fazer o público se emocionar, se aproximar e vibrar do início ao fim. Na estreia, 25 de maio, Zé Ricardo, que começou a sua bem sucedida carreira no showbiz no Open Air e hoje é o responsável pelo sucesso da programação do palco Sunset, no Rock in Rio, é quem dará o primeiro tom dos 15 dias de festa, chamando ao palco convidados.
NOITE TELECINE E SHOWS
Sexta-feira será dia de prestigiar o cinema nacional nas sessões do Noite Telecine e logo após conferir shows inéditos, exclusivamente pensados para o evento. Para celebrar os 20 anos da estreia de “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, Zé Pequeno e a turma da Caixa Baixa marcam presença no Vibra Open Air. Logo após a sessão, acontecerá o show “Manguefonia”, projeto inédito em homenagem aos 30 anos do movimento manguebeat com músicos da Nação Zumbi, Mundo Livre SA, Devotos, Banda Eddie, Mestre Ambrósio e Devotos do Ódio, como Otto, Fred04 e Jorge Du Peixe Os convidados, que participaram ativamente da corrente, vão celebrar o movimento criado por Chico Science.
“Eduardo e Mônica”, aclamada adaptação recém lançada, protagonizada por Gabriel Leone e Alice Braga, será seguida do novo e concorridíssimo projeto musical de Lúcio Mauro Filho e Pedro Baby, “A Lei Natural dos Encontros”, que fará a primeira apresentação em São Paulo, com participação especial de Fran e Carlos Trilha.
E, no último título desta seleção especial Noite Telecine, o inesquecível gênio da comédia Paulo Gustavo terá sua memória e legado relembrados com a exibição de “Minha Mãe é uma Peça”, um marco do cinema. Após o filme, teremos um show surpresa que convida Drik Barbosa e Bivolt.
CLÁSSICOS/CULT
Para a festa ficar ainda mais especial, neste ano alguns filmes prestigiados fazem aniversário junto com o evento. A começar com “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, do francês Jean-Pierre Jeunet, que assim como “Cidade dos Sonhos”, de David Lynch, completam duas décadas de lançamento no Brasil. Já o longa, “Amor à Flor da Pele”, do chinês Wong Kar-Wai, queridinho do cinema cult, e “A Crônica Francesa”, do surpreendente Wes Anderson, completam a seleção de filmes aclamados pela crítica.
PIPOCA
Os recentes fenômenos mundiais de bilheteria terão bastante espaço na programação, a começar por “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”. “Duna”, ficção estrelada pelos atuais queridinhos de Hollywood, Zendaya e Timothée Chalamet, está entre os confirmados, assim como “No Ritmo do Coração” (CODA), superprodução do gênero drama musical e vencedor do Oscar de Melhor Filme, e o surpreendente “Homem-Aranha: sem volta para casa”, que levou milhões de pessoas aos cinemas, dando um necessário fôlego ao setor. A seleção continua com o documentário “The Beatles – Get Back: O Ùltimo Show”, em versão adaptada para o cinema (60min) do documentário homônimo, já lançado como um clássico do gênero ao mostrar os garotos de Liverpool em imagens intimistas inéditas. Para finalizar, a super tela recebe “Animais Fantásticos – os segredos de Dumbledore”, terceiro filme da bilionária franquia.
FAMÍLIA
Reforçando a pluralidade de público, o “Vibra Open Air” selecionou filmes para todas as famílias. Animações internacionais como “Encanto”, ganhador do Oscar 2022 de Melhor Animação e de Trilha Sonora Original, e “Sing 2”, que tem nomes como Bono Vox, Pharrel Williams e Scarlet Johansson nas vozes dos personagens originais e Sandy, Paulo Ricardo e Fiuk, nas dublagens, serão exibidos em sessões no sábado. Também no sábado haverá a grande pré-estreia da 20ª edição do evento: “Pluft, o Fantasminha”, aguardada superprodução para as telonas do clássico da literatura e teatro infantil nacional, uma obra de Maria Clara Machado. A seleção ainda contará, com exibições aos domingos de “Meu Amigo Totoro”, clássica animação japonesa, e “Tarsilinha, o filme”, uma forma que a curadoria encontrou de prestar homenagem à Semana de 22, que revolucionou a arte no país há 100 anos. Antes do filme haverá oficinas e atividades artísticas, incentivando o interesse dos pequenos pela arte .
SESSÃO DUPLA
Destinadas a exaltar títulos que são sempre sucesso, as sessões duplas vão acontecer nas quartas-feiras, trazendo filmes que marcam gerações e fazem sucessos da primeira à última edição. Com o mesmo ingresso, o público assistirá a duas obras da mesma franquia em sequência. É o caso de “Pânico 1” e “Pânico 5”, grandes referências do suspense, que farão todos sentirem aquele frio na barriga. Na semana seguinte, é a vez do homem-morcego dominar o pedaço, com a exibição de “Batman 1989”, de Tim Burton, e o recente “The Batman”, com Robert Pattinson.
FEIRA PRETA & SUMMER OF SOUL
Para enriquecer ainda mais a programação, o Vibra Open Air recebe uma edição especial da Feira Preta em seu encerramento, dia 12 de junho, que contará com uma apresentação de Fernando Rosa e Jesuton, com hits da black music, enquanto é possível visitar os expositores. Idealizado por Adriana Barbosa, considerada uma das pessoas negras abaixo dos 40 anos mais influentes do mundo, segundo premiação chancelada pela ONU, o empreendimento econômico-cultural é a maior feira de cultura negra da América Latina. Para além desta data, durante todos dias, um expositor estará também na área gastronômica do evento. Em seguida será exibido o documentário vencedor do Oscar de 2022, “Summer of Soul”, que recupera e reconstrói horas de gravações esquecidas por décadas do festival que no verão de 1969 revelou nomes como Stevie Wonder, Nina Simone, entre outros, no Mount Morris Park.
“O vigésimo aniversário do Open Air celebra o poder de transformação, a grandeza e a importância do cinema, sobretudo o nacional, sempre valorizado em nossa curadoria. Nas três semanas do evento, a seleção dos filmes evidencia, mais uma vez, nosso cuidado em apresentar uma diversidade de gêneros, histórias e diretores, beneficiando o público de todas as tribos e idades, inclusive com as escolhas dos shows, oficinas e ativações”, tudo para que o público vivencie uma experiência completa e única, explica Renata Salles, diretora geral da produtora.
Os ingressos para as três semanas de evento começam a ser vendidos online a partir do dia 07 de maio, com ingressos a partir de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira). Como já é de praxe, o primeiro dia do Vibra Open Air será gratuito para o público, que deverá ficar atento às redes sociais @openairbrasil para se cadastrar e participar do sorteio de centenas de pares de ingressos, evidenciando ainda mais o caráter democrático e inclusivo do evento. Ingresso também estarão disponíveis para trocas por pontos do Premmia, programa de fidelidade dos Postos Petrobras em www.premmia.com.br
“É o nosso retorno a um segmento de conexão com a sociedade. Com o “Vibra Open Air” vamos expandir a nossa plataforma, já que é um evento com características múltiplas, focado em cinema, mas que traz a espontaneidade dos shows e outras atrações”, explica Leo Burgos, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Marketing da Vibra. “O investimento faz parte do nosso movimento para aproximar a marca corporativa do consumidor final. O evento será também uma plataforma de relacionamento para mostrar nosso movimento em novas energias, além da distribuição”, ressalta.
20 anos do Open Air em números:
– Mais de 750 mil pessoas passaram pelo evento;
– Aproximadamente 640 sessões, em 31 edições, com cerca de 20 sessões por edição;
– 640 filmes (aproximadamente) exibidos;
– 128 shows;
– Mais de 1 milhão de sacos de pipocas distribuídos gratuitamente;
– Cerca de 128 ações interativas em estandes, que já foram proporcionadas no evento.
Programação Completa:
Dia 25.05 (ABERTURA)
20h – “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”
Pós-sessão: Show Zé Ricardo e convidados
Dia 26.05
18h30 – Apresentação instrumental
20h30 – “O fabuloso destino de Amelie Poulin”
Pós-sessão – Apresentação instrumental
Dia 27.05 (NOITE TELECINE)
20h – “Cidade de Deus” 20 anos
Pós-sessão: Show “Manguefonia”, com diversos convidados
Dia 28.05
18h – “Encanto”
22h30 – “Duna”
Dia 29.05
18h – “Tarsilinha”
22h00 – “Amor à flor da pele”
Dia 01.06 (SESSÃO DUPLA)
19h – “Pânico 1”
21h30 – “Pânico 5”
Dia 02.06
19h – “No ritmo do coração”
23h – “A Crônica Francesa”
Dia 03.06 (NOITE TELECINE)
20h – “Eduardo e Mônica”
Pós-sessão: Show “A lei natural dos encontros” – Lúcio Mauro Filho e Pedro Baby e convidados
Dia 04.06
18h – “Sing 2”
22h30 – “Homem-aranha: sem volta para casa”
Dia 05. 06
18h – “Meu amigo Tororo”
22h – “Mulholland Drive ( Cidade dos Sonhos)”
Dia 08.06 (SESSÃO DUPLA)
19h – “Batman 1989”
21h30 – “The Batman”
Dia 09.06
19h – Apresentação instrumental
20h30 – “The Beatles: Get Back – O Último Show”
Pós-sessão – Apresentação instrumental
Dia 10.06 (NOITE TELECINE)
20h – “Minha mãe é uma peça”
Pós-sessão: show
Dia 11.06
18h – “Pluft, o fantasminha”
22h – “Animais Fantásticos – os segredos de Dumbledore”
Dia 12.06 (ENCERRAMENTO)
16h – início Feira Preta
18h – Show “Alive”, Fernando Rosa convida Jesuton
20h – “Summer of Soul”
Vibra Open Air 2022 – 20 anos – São Paulo
25 de maio a 12 de junho, de quarta a domingo
Jockey Club de São Paulo: Av. Lineu de Paula Machado, 1263 – Cidade Jardim
Vendas online: Sympla – www.sympla.com.br/vibraopenair
Ingressos: a partir de R$ 25 (meia) e R$ 50 (inteira)