Mascates de ontem, hoje e amanhã, o Coletivo NOPOK une o Circo e o Teatro no palco para falar dos mercadores de todos os tempos e lugares em ‘Carrilhão – vende-se coisas velhas de palhaço’.
Usando a paixão pela charla, o encantamento pelas palavras e o feitiço inerente de um bom vendedor como pano de fundo para um espetáculo que busca resgatar as memórias afetivas ligadas à tradição do circo, a dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini.
Ao adquirir algo, o que se comprou foi o produto ou foram as palavras? Compramos também os olhos, o sorriso e a simpatia do negociante? Compra-se ou se é comprado? Que valor tem as coisas?
Essas são algumas das questões abordadas no palco pela dupla que se desdobra entre diversos personagens e narrativas, trazendo alegorias de diferentes culturas e épocas.
Alguns números circenses ganham destaque, como a Parada de Mão, o Rola Rola e os Monociclos Altos.
Senhoras e senhores cheguem mais perto! O Carrilhão acaba de chegar ao picadeiro mais charmoso da cidade!
:: INGRESSO ::
Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do Circo Crescer e Viver, uma hora antes do início do espetáculo
:: SERVIÇO ::
Abertura dos portões: 14h
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
:: SOBRE O COLETIVO ::
O Nopok foi criado em 2007 e é formado pela dupla Daniel Poittevin e Fernando Nicolini. O grupo se dedica à construção de uma linguagem própria dentro do universo do circo e da comicidade. Sua trajetória evidencia aspectos centrais para a elaboração do seu trabalho, misturando linguagens e habilidades com o contato direto com o espectador e a capacidade itinerante de adaptação do circo.
Com a criação de “Carrilhão: Vende-se Coisas Velhas de Palhaço”, dirigido por Daniela Carmona e Adriano Basegio, o grupo se reinventa mais uma vez, unindo o circo ao teatro, e assim somando novos elementos à cena para alçar novos vôos.
Nopok é um coletivo em constante movimento para reinventar, revigorar, fortalecer e manter viva a tradição dos artistas circenses no imaginário das pessoas, resgatando a relação afetiva com o circo.
:: FICHA TÉCNICA ::
Direção e Dramaturgia: Daniela Carmona e Adriano Basegio
Elenco: Fernando Nicolini e Daniel “Chicho” Poittevin
Figurino: Karla Tavares
Cenário e adereços: Raquel Theo
Cenotécnico: Diogo Magalhães
Costureira: Vicentina Mendes
Trilha Sonora: Alexis Graterol e Adriano Basegio
Operação de Som: Alexis Graterol
Designer Gráfico: Caco Chagas
Fotografia: Renato Mangolin
CARRILHÃO: Vende-se coisas de palhaço ::
Coletivo NOPOK
24 mai – 2022 •
15:00 > 16:00
Evento presencial
Circo Crescer e Viver
Rua Carmo Neto, 143, em frente a estação do metrô Praça Onze, Cidade Nova
Rio de Janeiro, RJ