O cantor Getúlio Côrtes vai apresentar o seu show “O Pulo do Negro Gato” nessa sexta-feira, dia 21, no Urukum Lagoa.
Getúlio Côrtes, um dos nomes mais importantes da Jovem Guarda apresentará seu 1º show “O Pulo do Negro Gato” durante essa pandemia que vem impedindo-o (e tantos outros artistas) de trabalharem, desde março/2020.
É dele, por exemplo, um dos maiores hits de Roberto Carlos, a música ‘Negro Gato’ (1965), mas não apenas essa música ficou famosa na voz do Rei e de outros artistas da época. Roberto Carlos gravou também ‘O Sósia’, ‘O Gênio’, ‘Noite de Terror’, ‘Esqueça e Perdoe’, ‘Quase Fui Lhe Procurar’, ‘Eu Só Tenho Um Caminho’, entre outras, em um total de 13 canções gravadas pelo Rei.
O prestígio é tanto que Getúlio Côrtes é o único compositor a ter duas músicas gravadas em um mesmo disco por RC, como ocorreu, por exemplo, em ‘O Inimitável’, lançado em 1968.
Fora o Rei RC, muitos outros grandes da nossa MPB gravaram canções de Getúlio Côrtes; Wanderléa gravou duas músicas dele, Erasmo Carlos gravou 3 músicas, Renato e seus Blue Caps gravaram 5, Jerry Adriani gravou 5 músicas. Odair José, José Roberto, Lafayette, Os VIPs, Bobby di Carlo, Rosemary, Leno, Martinha, Tony e Frankye e até Marisa Monte também gravaram suas canções… a lista é imensa. Isso sem falar da gravação icônica de ‘Negro Gato’ pelo talentosíssimo Luis Melodia que tinha como apelido o título da canção…
Certamente Getúlio Cortês irá contar várias histórias e, entre elas, essa de como compôs seu grande sucesso:
“Foi assim: lá em Madureira, tinha um gato que não me deixava dormir, miava a noite toda. Eu fazia música num quartinho nos fundos da casa. Estava doido da vida com o bichano. ‘Vou matar esse gato miserável!, eu pensava. Mas aí eu refleti: a vida de um gato já é bastante difícil, deixa o bichinho na dele. Foi então que comecei a escrever sobre as dificuldades da vida de um gato. Aí pintou o ‘Negro Gato’. O curioso é que, depois que fiz a canção, ele sumiu. Nunca mais o vi. Vai ver ele foi enviado só para me dar a inspiração”, lembra Getúlio.
“A 1ª gravação dessa música foi feita pelo grupo Renato e Seus Blue Caps mas não ficou tão legal e por isso acabou não estourando. Algum tempo depois eu encontrei com o Roberto Carlos no estúdio da gravadora CBS, e o ‘Brasa’, que já tinha escolhido uma canção minha ‘Noites de Terror’ para gravar, por acaso, ouviu a versão de Renato no estúdio e disse: “Pô bicho, essa canção é bacana! Vou gravar também, Getúlio, mas vou gravar do meu jeito!”. O “jeito” de Roberto foi um incêndio, a gravação de Roberto se espalhou e dominou as paradas do rádio e é sucesso até os dias atuais.
O show será no URUKUM Lagoa, nesta sexta-feira, dia 21/01, as 20h e os ingressos podem ser reservados através do tel/zap 21-99731-0933 com o produtor João Luiz Azevedo.
GETÚLIO CÔRTES no show “O Pulo do Negro Gato” ao lado do tecladista Charles Selchar
Produção e Assessoria de Imprensa: João Luiz Azevedo
URUKUM Lagoa
Rua Fonte da Saudade 187
Tel. 21-2143-8131
Dia 21 de Janeiro/ 2022
Sexta Feira 2oh
Ingressos: R$ 35,00.