Texto de Filipe Isensee, autor do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI
Essa é a ultima semana em cartaz da peça “cão gelado” no Teatro Firjan SESI CENTRO
Serão apenas mais 4 sessões, Quinta e Sexta às 19h00, Sábado e Domingo às 18h00.
O espetáculo “cão gelado” conta a história de duas mães que vivem numa ilha em guerra.
Enquanto uma tenta mobilizar outras mulheres a protestarem pelo fim do conflito, a outra espera o retorno de seu filho vindo do front.
Nova montagem do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI, coordenado por Diogo Liberano, a peça tem texto de Filipe Isensee e direção de Gunnar Borges,
Na encenação, o diretor aposta num teatro musicado, que mistura beats eletrônicos, samba e batucada às vozes microfonadas e sintetizadas do elenco.
“É um texto cheio de imagens poéticas. Representá-lo seria matar sua poesia”, explica Borges, que conta com a direção musical de Azullllllll, operando e mixando sons ao vivo, de dentro da cena. “Optamos por ecoar a poesia e sonorizar as imagens”.
É a primeira direção de Borges desde que voltou ao Brasil depois de quase um ano em Portugal, onde participou de uma residência internacional no Teatro Municipal do Porto (Campo Alegre) e estreou uma performance com o Teatro do Frio.
Para ele, a encenação é um desdobramento das pesquisas sonoras e espaciais que desenvolveu em intercâmbio com artistas portugueses.
“cão gelado” é a primeira dramaturgia do jornalista Filipe Isensee, publicada neste ano pela editora Cobogó. Escrita ao longo de dez meses de processo sob orientação do diretor e dramaturgo Diogo Liberano, a peça estava prevista para estrear em 2020, mas chega aos palcos quase dois anos depois.
“É uma história de duas mulheres que convivem com a guerra e a reclusão. Enquanto uma deseja o encontro, a outra prefere o recolhimento”, conta o autor. “É curioso que o texto seja encenado justamente agora, quando estamos coletivamente fazendo escolhas muito parecidas com as delas. A pandemia também é uma espécie de guerra.”
Em cena, além de Azullllllll, os atores Jef Lyrio, Kênia Bárbara, Lucas Oradovschi/Higor Campagnaro, Nívea Magno e Tomás Braune dão vida aos personagens da história.
Duração: 80 min
Classificação: 14 anos
Ficha técnica
Dramaturgia: Filipe Isensee
Direção: Gunnar Borges
Atuação: Azullllllll, Higor Campagnaro, Jef Lyrio, Kênia Barbara, Lucas Oradovschi, Nívea Magno e Tomás Braune
Cenário: Julia Deccache
Iluminação: Bernardo Lorga
Figurino: Isadhora Müller
Direção musical: Azul
Assessoria de imprensa e mídias sociais: Ricardo Cabral
Design gráfico: Lucas Canavarro
Produção: Clarissa Menezes
Coordenação do projeto: Diogo Liberano
CÃO GELADO
Quinta e Sexta às 19h00, Sábado e Domingo às 18h00
03 a 06 de Fevereiro
Teatro Firjan SESI CENTRO . – Avenida Graça Aranha,, 1, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
https://bileto.sympla.com.br/event/70915/d/121505