Salve, salve minhas queridas capivaras.
Está estreando hoje, dia 20/12, na Rede Globo, a minissérie Passaporte para a Liberdade.
De segunda a quinta, a minissérie de oito capítulos conta a trajetória inspiradora de uma brasileira que entrou para a história mundial por ter salvado muitos judeus do nazismo.
Pouco conhecida em seu país, a brasileira Aracy de Carvalho entrou para a história mundial ao arriscar a própria vida para salvar judeus que precisavam escapar do nazismo na Alemanha durante a 2ª Guerra Mundial.
Funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo, sem qualquer proteção ou mesmo imunidade diplomática, ela contornava regras, enfrentando os governos alemão e brasileiro para emitir vistos para que os judeus pudessem imigrar e sobreviver.
Foi também em Hamburgo que ela conheceu seu grande amor, o escritor João Guimarães Rosa, à época, cônsul-adjunto na cidade.
Sua história de coragem, ousadia e amor à humanidade rendeu a ela o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto como reconhecimento aos não judeus que ajudaram a salvar vidas durante a guerra.
A trama traz Sophie Charlotte como protagonista, no papel de Aracy de Carvalho, e Rodrigo Lombardi como João Guimarães Rosa
Criada e escrita por Mario Teixeira, com colaboração da autora britânica Rachel Anthony, a série é a primeira produção da Globo, em parceria com a Sony Pictures Televison, totalmente falada em inglês.
A direção artística é de Jayme Monjardim e a produção executiva é de Elisabetta Zenatti, da Floresta, joint venture da SPT.