Virtuoso da guitarra flamenca e um dos mais destacados da cena atual, Daniel Casares convida o premiado bandolinista brasileiro para uma apresentação única no Rio de Janeiro no show “Daniel Casares convida Hamilton de Holanda: Diálogo entre cordas”.
No próximo dia 26 de novembro, às 20h, em apresentação única e inédita na cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Claro Rio (Copacabana), o virtuoso violonista flamenco espanhol, Daniel Casares, um dos mais destacados da cena atual, convida o premiado bandolonista Hamilton de Holanda, para um show com músicas autorais dos dois compositores e intérpretes em um imperdível encontro da cultura musical brasileira e espanhola.
Realizado com o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil e do Consulado da Espanha no Rio de Janeiro, o show apresenta canções autorais interpretadas pelos próprios músicos e um diálogo entre cordas com Daniel e Hamilton interpretando standarts de jazz, além de tradicionais músicas espanholas e brasileiras.
O reencontro dos músicos acontece seis anos depois da participação especial de Daniel Casares no Baile do Almeidinha, tradicional gafieira contemporânea carioca criada por Hamilton de Holanda e pelo produtor Marcos Portinari. De lá para cá, os músicos mantiveram contato e em 2021 realizam este encontro em um momento de renascimento da cena cultural carioca.
Após o evento no Rio de Janeiro, Daniel Casares e Hamilton de Holanda seguem juntos para Fortaleza, onde se apresentam no dia 29 de novembro, às 17h, na Casa Barão de Camocim.
Sobre os músicos
O violonista espanhol Daniel Casares é hoje músico de destaque na cena contemporânea do flamenco espanhol. Versátil, virtuoso, e com uma vasta experiência internacional com incursões na música clássica e colaborações com artistas internacionais, como Cecilia Bartoli, Loreena McKennitt, Dulce Pontes, Alejandro Sanz, Chucho Valdés e Toquinho,
Daniel mergulhou nos últimos anos na obra dos maiores violonistas brasileiros, como Garoto, Baden Powell, Raphael Rabello, Guinga e Yamandú Costa para beber do lirismo e da harmonía brasileira. Em 2005 recebeu o Prêmio Revelação Musical da Associação de Cronistas de Espetáculos de Nova York e o Prêmio Nacional de Crítica Flamenca Miguel Acal.
Bandolinista brasileiro premiado na cena nacional e internacional, Hamilton de Holanda possui um estilo único, que passeia por diversos gêneros, tendo o instrumento como aglutinador de idéias. Tem no choro e na música popular brasileira sua primeira referência, com posterior apropriação das mais diferentes tradições culturais incluindo samba, frevo e bossa nova. Hoje, 19 anos depois de adicionar duas cordas extras – 10 no total -, reinventa o bandolim o que, aliado à velocidade de solos e improvisos, inspira uma nova geração a se aproximar do instrumento e a conceber formações com uma nova instrumentação. Recebeu em 2001 o prêmio de melhor instrumentista por unanimidade, nas duas categorías (erudito e popular), do Icatu Hartford de Artes 2001, foi diversas vezes indicado ao Latin Grammy, e conquistou o troféu em duas edições (2016, “Melhor Disco Instrumental” com ‘Samba de Chico’, e 2015, em “Melhor Canção Brasileira”, com ‘Bossa Negra’, parceria com Diogo Nogueira e Marcos Portinari).
DANIEL CASARES convida HAMILTON DE HOLANDA: Diálogo entre cordas
Sexta às 20h00
26 de Novembro
Teatro Claro Rio – Rua Siqueira Campos, 143, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro
https://bileto.sympla.com.br/event/70178/d/116154