Salve, salve minhas queridas capivaras.
”A Crônica Francesa”, novo longa do aclamado diretor americano Wes Anderson, está em cartaz nos cinemas brasileiros.
O filme é ambientado na redação de uma revista americana com sede numa cidade fictícia francesa do século XX, e apresenta uma coleção de histórias publicadas no veículo. Considerado uma carta de amor ao jornalismo, mais especificamente aos veículos impressos, a produção conta com a revista The New Yorker como uma das inspirações do diretor para o longa-metragem.
A história do 10º filme de Wes Anderson se passa no falecimento do adorado editor da revista Arthur Howitzer, Jr. que leva a equipe de A Crônica Francesa a escrever seu obituário. As lembranças de Howitzer fluem em quatro histórias: um diário de viagem pelas áreas mais miseráveis da própria cidade, o Cycling Reporter; “Uma Obra-Prima Concreta”, sobre um artista que é um criminoso louco, sua guarda na prisão que também é sua musa, e seus vorazes negociantes de arte; “Revisões para um Manifesto”, uma crônica do amor e da morte nas barricadas no auge dos tumultos estudantis e “A Sala de Jantar Privada do Policial”, uma história de suspense sobre drogas, sequestro e alta gastronomia.
Wes Anderson é conhecido por sua contínua colaboração com os atores e atrizes que compõem os elencos estelares de seus filmes e “A Crônica Francesa” não é exceção. Além disso, a abordagem do diretor à criação de seus filmes é única. Ele procura uma cidade ou vilarejo que sirva como base de operações, onde tudo e todos estejam a uma curta distância – seja a pé, de bicicleta ou de carro de golfe – e onde o elenco e a equipe de produção possam viver e trabalhar em comunidade.
Com alguns nomes carimbados dos filmes de Anderson, como Bob Balaban, Liev Schreiber, Adrien Brody, Tilda Swinton, Owen Wilson e Bill Murray, o elenco de atores de “A Crônica Francesa” conta também com Benicio del Toro, Stephen Park, Léa Seydoux, Frances McDormand, Timothée Chalamet, Jeffrey Wright, Mathieu Amalric, entre outros