Salve, salve minhas queridas capivaras.
O UFC está de volta ao UFC Apex, em Las Vegas, na noite desse sábado.
Estamos falando do UFC Vegas 25 que tem em sua luta principal o embate entre Reyes vs Prochazka.
Ex-desafiante ao cinturão dos meio-pesados em duas ocasiões, Dominick Reyes tentará dar início a uma nova caminhada rumo ao título dos 93 Kg em duelo contra uma das principais promessas da divisão, o tcheco Jiri Prochazka.
Originalmente, o duelo entre Reyes e Prochazka estava programado para ser o ‘main event’ do UFC Vegas 20, atração que acontece no dia 27 de fevereiro, nos Estados Unidos, porém o primeiro sofreu uma lesão não revelada que o tirou do combate.
Em suas duas últimas aparições, o americano lutou pelo cinturão dos meio-pesados, porém foi superado por Jon Jones e nocauteado por Jan Blachowicz. Inclusive, essas foram as duas únicas derrotas que ‘The Devastator’ sofreu na carreira.
Contratado com certa pompa pelo UFC junto ao Rizin FF, Jiri Prochazka impressionou em sua estreia na organização. Em julho, o ex-campeão da organização asiática enfrentou Volkan Oezdemir e nocauteou o adversário no segundo round.
Atualmente, o tcheco é o quinto colocado no ranking da divisão, enquanto o ex-desafiante ao cinturão da categoria é o terceiro na tabela de classificação.
O primeiro dos quatro eventos do Ultimate no mês tem três representantes brasileiras: Luana Pinheiro, que faz sua estreia na organização em duelo com Randa Markos pelo peso-palha, e Poliana Botelho e Luana Carolina, que se enfrentam no peso-mosca.
A luta entre Luana e Randa deveria ter ocorrido no UFC 260, em 27 de março mas foi cancelada por conta do protocolo de Covid-19, que tirou a canadense do evento após ser infectada.
A paraibana Luana Pinheiro, ex-judoca, fará sua estreia no UFC nesta luta. Com um cartel de oito vitórias e uma derrota na carreira, ela assinou com o Ultimate via “Contender Series”, no ano passado, quando nocauteou Stephanie Frausto no primeiro round.
Enquanto a brasileira inicia sua trajetória na organização, Randa Markos vive situação delicada. Vinda de três derrotas consecutivas (entre elas, duas diante das brasileiras Amanda Ribas e Mackenzie Dern) e ameaçada de demissão, a canadense tem um cartel de dez vitórias e dez derrotas, e está no UFC desde 2014, quando fez parte do TUF 20 que inaugurou a categoria peso-palha do evento.
O duelo entre as lutadoras brasileiras também passou por uma mudança em sua escalação tendo em vista que quem enfrentaria originalmente Poliana Botelho seria a também brasileira Mayra Sheetara, mas que foi substituída por Luana “Dread” Carolina após ter sido diagnosticada com uma lesão nas costas
Aos 32 anos, Botelho possui cartel de oito vitórias e três derrotas. Sua última atuação foi em outubro do ano passado, quando perdeu por decisão unânime para Gillian Robertson. Luana, por sua vez, tem 27 anos e soma seis triunfos e dois reveses na carreira. Ela também vem de resultado negativo, já que perdeu para Ariane Lipski por finalização em julho do ano passado.
Quem fará a primeira luta do evento é o amapaense Felipe Cabocão que enfrentará o americano Luke Sanders. Originalmente, Felipe enfrentaria o americano Journey Newson, mas o lutador adversário foi cortado, após se lesionar.
Com uma vitória e duas derrotas na organização, as únicas em sua carreira de 11 combates no MMA profissional, Cabocão quer iniciar uma sequencia de bons resultados para subir na categoria dos galos
[metaslider id=26376]
UFC Reyes x Prochazka
1° de maio de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-pesado: Dominick Reyes x Jiri Prochazka
Peso-pena: Cub Swanson x Giga Chikadze
Peso-meio-pesado: Ion Cutelaba x Dustin Jacoby
Peso-médio: Sean Strickland x Krzystof Jotko
Peso-galo: Merab Dvalishvili x Cody Stamann
Peso-palha: Poliana Botelho x Luana Dread
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-palha: Luana Pinheiro x Randa Markos
Peso-leve: Gabriel Benitez x Jonathan Pearce
Peso-pena: Kai Kamaka III x T.J. Brown
Peso-palha: Loma Lookboonmee x Sam Hughes
Peso-meio-pesado: Andreas Michailidis x KB Bhullar
Peso-pena: Felipe Cabocão x Luke Sanders