“Vamos Aguardar Só Mais Essa Aurora”, de Wilson Sayão e direção de Lucio Mauro Filho, estreou no dia 02 de março no Teatro PetraGold, que abriu espaço em sua programação para peças contempladas pela Lei Aldir Blanc.
A peça estará em cartaz até o dia 23 de março, sempre às terças.
A supervisão da montagem é de Amir Haddad. No elenco, Fabi Oliveira e Pedro Medina – atores egressos do Grupo Tá Na Rua, de Haddad, com quem trabalham há anos. A dupla também é idealizadora do projeto.
Reconhecido por nomes como Aderbal Freire-Filho, Marília Pêra, Gracindo Jr. e Moacir Chaves como o maior dramaturgo brasileiro vivo, Wilson Sayão, é um dos autores mais premiados do país. De suas 19 peças, 13 foram premiadas em relevantes concursos de dramaturgia, acumulando 19 prêmios no total. Foi vencedor do Prêmio Shell de melhor autor em 1990 e 1997, por “Uma casa brasileira, com certeza” e “Anônima”, respectivamente, e vencedor do Prêmio Mambembe de melhor autor em 1997 também por “Anônima”.
SINOPSE: o texto conta a história de um casal que relembra os momentos da vida conjugal antes da morte, ao mesmo tempo que aguarda a aurora do título para executar um gesto definitivo.
Escrita em 1975, a peça ganhou o 2o lugar no III Concurso Nacional de Literatura – Categoria Teatro – do Governo de Goiás (1977) e uma encenação, a primeira de um texto do autor, em 1980, sob a direção de Ricardo Petraglia.
A montagem tem supervisão de Amir Haddad, que dirigiu duas montagens do dramaturgo e supervisionou a última. Com a direção de Haddad, quando da comemoração dos 10 anos de criação do seu grupo, o Tá Na Rua, Sayão ganhou seu primeiro Prêmio Shell como autor, pela encenação de “Uma Casa Brasileira, Com Certeza” em 1990. A montagem ainda ganharia o Prêmio Shell de melhor espetáculo daquele ano. Sayão e Haddad estão entre os maiores nomes do teatro nacional.
A iluminação e ambientação cênica são de Paulo Denizot, que trabalhou com a renomada Royal Shakespeare Company. Os figurinos são de Kika de Medina, indicada aos principais prêmios de teatro do país. A dupla já trabalhou com Pedro Medina em um projeto anterior, na montagem de “O Teatro, número 1”, texto de Medina e João Ribeiro, no Teatro Serrador, em setembro de 2017. A produção do espetáculo é de Sarah Alonso, produtora do Grupo Tá Na Rua e Rose Dalney, fundadora da empresa Miniatura 9.
“(Sayão) serve-se de três qualidades fundamentais: uma peculiar capacidade de observação, que lhe permite descobrir num panorama aparentemente prosaico relacionamentos insólitos que passam despercebidos ao olho nu dos mortais comuns; uma dose enorme de carinho em que ele envolve as suas criaturas de ficção; e um notável dom de verbalização, que o capacita a expressar em combinações de palavras exatas, bonitas e inesperadas aquilo que normalmente é dito de maneira muito menos sugestiva.”
(Yan Michalski, ao escrever sua crítica para o Jornal do Brasil de 19/06/1980, intitulada “Belas palavras na espera da aurora”, sobre as qualidades do texto)
ESTREIA: dia 02 de março (3ªf), às 20h
LOCAL: Teatro PetraGold – Rua Conde de Bernadote, 26, Leblon / RJ
TEMPORADA GRATUITA
RETIRADA DE INGRESSOS PARA TRANSMISSÃO AO VIVO E ON-LINE: www.sympla.com.br
TEMPORADA: até 23 de março
A sala de espera do espetáculo ficará aberta a partir de 19:30h e às 20h a sessão se inicia
Em caso de dúvida entre em contato com petragold@sympla.com.br
FICHA TÉCNICA
Texto: Wilson Sayão
Direção: Lucio Mauro Filho
Supervisão Artística: Amir Haddad
Atuação e idealização: Fabi Oliveira e Pedro Medina
Iluminação e ambientação cênica: Paulo Denizot
Figurinos: Kika de Medina
Fotos: Alessandro Perssan
Produção: Sarah Alonso e Rose Dalney
Realização: Miniatura 9 Produções
Assessoria de Imprensa do Teatro PetraGold: JSPontes Comunicação
AMIR HADDAD – supervisor da montagem
Amir Haddad, 83 anos, é um dos diretores mais prolíficos do teatro nacional, condecorado com o título de doutor honoris causa pela UFRJ, e tem em seu currículo mais de 400 montagens teatrais. Participou da criação do Teatro Oficina e fundou o Grupo Tá na Rua. Vencedor de inúmeros prêmios de teatro, sua biografia se mistura com história do teatro nacional.
MINIATURA 9 – produtora
Fundada em 2004 a Miniatura9 é voltada para o mercado cultural, com foco em espetáculos teatrais onde a brasilidade é tema principal. A empresa busca algo maior, do pensamento à poesia, da memória ao moderno: a arte de entreter. Com um pensamento jovem, a Miniatura9 se faz conectada e busca sua síntese na qualidade, zelo artístico de seus projetos e na opção por uma nova forma de linguagem na comunicação de seus espetáculos e gestão de conteúdos.
O último projeto O Musical Mamonas, direção de José Possi Neto, com texto de Walter Daguerre, ficou em cartaz por 3 anos e circulou por 35 cidades, sendo visto por mais de 100 mil pessoas. Atingiu em suas redes sociais cerca de 10 milhões de pessoas e alcançou a marca de R$ 50 milhões em media value.
O espetáculo foi indicado a diversos prêmios e foi premiado Pelo “Guia da Folha” como melhor espetáculo musical de 2016. A gravação do espetáculo foi disponibilizada online e atingiu 12 mil visualizações em 24h.
Foi co-produtora dos espetáculos, Gloriosa, com Marília Pêra, Cazuza – O Musical e Gilberto Gil – O Musical, dentre outros