Realizado nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o primeiro evento a usar este tipo de recurso ao vivo terá 150 horas de programação com grandes nomes de Hollywood, quadrinhos, games, cosplayers e criadores de conteúdo
Imagine um mapa interativo com o poder de levar o público em uma viagem ao mundo de todos os mundos, onde, à distância de um clique, é possível encontrar estrelas de Hollywood, quadrinistas do mundo inteiro, criadores de conteúdo, os melhores cosplayers do Brasil e uma programação vasta de games.
Assim será a CCXP Worlds: A Journey of Hope, o maior festival de cultura pop do planeta, que, em 2020, acontece de forma gratuita e totalmente virtual nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, por meio da plataforma www.ccxpworlds.com.
Com mais de mil artistas convidados, incluindo grandes nomes de Hollywood, como Henry Golding, Milla Jovovich, J.K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Amir Wilson e quadrinistas lendários como Neil Gaiman, Art Spiegelman e Tom King, a CCXP terá mais de 150 horas de conteúdo inédito e exclusivo.
Serão cinco palcos e seis transmissões simultâneas, incluindo a Live das Lives, que reúne o melhor do festival no Facebook e será retransmitida por influenciadores ao redor do mundo.
A expectativa é impactar 60 milhões de pessoas em mais de 50 países.
Para abrigar todo o conteúdo, a organização desenvolveu uma plataforma especialmente para o evento , usando tecnologia do universo dos games.
Ao acessar o festival, o público verá um mapa virtual 3D e navegável, inspirado em League of Legends, por meio da qual será possível entrar em 12 mundos diferentes: Thunder Arena, Artists’ Valley, Oi Game Arena, Creators & Cosplay Universe, Omelete Stage by Santander, CCXP Store, Meet & Greet, Hollywood Strip, Chiaroscuro Studios, Iron Studios, Geek Hall e CCXP Tips.
Com espaço ilimitado, um dos auditórios mais disputados da CCXP, o Thunder Arena, vai contagiar os fãs com uma experiência completamente inédita.
Pela primeira vez no mundo, um evento ao vivo vai usar a tecnologia Unreal (a mesma do Fortnite) para criar um cenário virtual em que 100 mil avatares irão reagir ao conteúdo divulgado pelos estúdios com sons captados do espaço físico em edições anteriores.
Foram quatro meses de trabalho e uma equipe de 200 pessoas trabalhando remotamente para criar a plataforma da CCXP Worlds, entre elas, Tatiana Leite, diretora de efeitos especiais brasileira que tem no currículo produções de Hollywood como “O Rei Leão”, “Animais Fantásticos” e “Capitã Marvel”.
“Quando percebemos que não seria possível realizar o evento físico, mergulhamos na missão de criar de fato um festival on-line e não uma live. O nosso grande diferencial sempre foi entregar uma
experiência para o fã e este ano não poderia ser diferente. Montamos um time com expertises diferentes e estamos apresentando algo totalmente inovador na indústria do entretenimento ao vivo
e de graça para quem quiser acessar no mundo todo. É conteúdo de interesse global e que coloca o Brasil no topo do mercado de eventos mais uma vez”, conta Roberto Fabri, CMO da Omelete
Company.
Toda a navegação e os conteúdos estarão em português e inglês. As opções de acessibilidade também estarão disponíveis por meio de legendas ao vivo e de closed caption.
A plataforma poderá ser acessada de computadores, tablets e celulares, mas, para uma experiência completa, indica-se o uso do computador.
O acesso às transmissões dos palcos da CCXP Worlds é gratuito, sendo necessário somente o preenchimento do cadastro na modalidade Free Experience, por meio do site da CCXP
(http://www.ccxp.com.br/ingressos).
Quem desejar ter acesso a masterclasses exclusivas, mais interatividade e ainda receber produtos em casa, como a credencial física de edição, pode adquirir um dos pacotes disponíveis: Digital Experience, Home Experience e Epic Experience.
Parceria global com o Facebook
Pela primeira vez, a CCXP tem uma parceria com a rede social para exibição de conteúdo do festival.
Durante todos os dias, será possível conferir ao vivo trechos dos principais painéis e conteúdos na Live das Lives, exibida na página oficial da CCXP no Facebook.
Serão mais de 20 horas de programação em tempo real, além dos comentários oficiais do evento pela página do Omelete.
Outra novidade é que o desafio de cosplayers acontecerá com exclusividade no Reels pelo Perfil da CCXP no Instagram.
Quem quiser participar, precisa apenas entrar no Reels da CCXP, usar o áudio original da CCXP Worlds e postar o seu vídeo marcando o Perfil da CCXP no Instagram com a hashtags
#CCXPWorldsCosplay e #ReelsCCXP.
Em todo o mundo, mais de 200 milhões de pessoas assistem a streamings de jogos todos os meses no Facebook.
Para reunir essa comunidade, o Facebook Gaming e a CCXP vão promover um campeonato de três dias com diversos nomes dos games, como Gordox e Petar Neto, que será também transmitido
na plataforma pela Página do The Enemy BR.
“Ter o Facebook entre os nossos parceiros vai nos ajudar a expandir ainda mais o conteúdo da CCXP Worlds. Apesar de todos os desafios que vieram com 2020, estamos criando algo totalmente inovador e é importante ter marcas que acreditam no potencial da experiência que estamos entregando ao público. Mais uma vez faremos algo único e levaremos o Brasil para o mundo”, celebra Pierre Mantovani CEO da CCXP.
Ao todo, a CCXP Worlds tem cerca de 60 marcas e estúdios, presentes com conteúdos, vitrines e ativações.
Todos os mundos da CCXP Worlds
Um meteoro caiu no deserto, abrindo uma cratera que se transformou no principal palco da CCXP Worlds: a Thunder Arena, que chega à edição virtual totalmente repaginada.
A cenografia criada por meio de tecnologia Unreal colocará os novos apresentadores do espaço, Marcelo Forlani e MariMoon, em meio a 100 mil avatares que representam a diversidade do público da CCXP.
Para lá também serão transportados os artistas dos principais estúdios do mundo, que participam de painéis contagiantes, tanto os fãs virtuais quanto os reais – já que os sons dos anos anteriores foram captados para representar a reação do público no local.
Dentre os artistas confirmados estão os atores Henry Golding, Milla Jovovich, J. K. Simmons, Lana Parrilla, Vince Vaughn, Kathryn Newton, Dafne Keen e Amir Wilson.
O Artists’ Valley será mais um ponto alto da CCXP Worlds. Com mais 500 artistas nesta edição, o público poderá aproveitar duas experiências diferentes. Será possível navegar por 536 mesas virtuais para interagir com artistas de 11 países e comprar trabalhos que representam a diversidade da área, com obras de temas como super-heróis, jornalismo, LGBTQIA+, charge, aventura, erótico e ficçãocientífica, entre outros.
Na plataforma, os visitantes podem buscar as obras não só pelo nome do quadrinista, mas também por assunto, personagens, gênero etc.
Cada artista terá uma página onde será possível conversar com o fã por chat e abrir a câmera para realizar sua própria live.
Quem preferir, poderá aproveitar a programação do palco que vai reunir outros 146 artistas de peso, como Art Spielgman, Dave Gibbons, Jill Thompson, Jeff Lemire, Trina Robbins, Tom King e Emil Ferris.
Entre os conteúdos, estão entrevistas exclusivas que prometem grandes revelações, batalhas de desenhos e muito entretenimento para os fãs.
A representatividade também é destaque no Creators & Cosplay Universe, que reúne dois espaços da CCXP em um único mundo.
Conhecido como o local de interação entre fãs e os principais criadores de conteúdo da web, o Creators contará com conteúdos voltados para diversidade étnica, capacitiva, LGBTQIAP+ e etária.
Comandado por uma dupla de apresentadores por dia – Lorelay Fox e Blogueirinha, Foquinha e Matheus Pasquarelli e Bielo e Samir Duarte – o espaço será ainda mais interativo e recheado de brincadeiras, talk shows, podcasts, espetáculos musicais e muito mais.
O palco receberá ainda a grande final do Concurso Cosplay – no domingo, 6/12 – e haverá também workshops exclusivos para quem quiser ingressar neste universo.
A Oi Game Arena ganha um novo formato na CCXP Worlds. Além do já tradicional conteúdo competitivo, haverá painéis de mercado e conteúdo até de madrugada para ninguém ficar sem
programação. Este ano, o espaço será apresentado por Gordox, Petar Neto, Bruna Balbino, Gab Zambrozuski, Ana Xisdê e Maah Lopes.
Já o Omelete Stage by Santander é parada obrigatória para quem quiser saber o que pensam os influenciadores do principal site de cultura pop do Brasil. Na ocasião, o público também poderá saber mais sobre as novidades do Omelete e conhecer os novos apresentadores.
E fã nenhum fica em casa e de sacola vazia. Além da CCXP Store, que terá produtos exclusivos da CCXP – como o pôster desta edição – também será possível olhar as vitrines no Geek Hall,
onde estarão todas as marcas parceiras do festival.
Além disso, haverá o Hollywood Strip, onde estarão as ativações das marcas que participam do desta edição.
Para saber as dicas do que comer, como se vestir e estar totalmente pronto para a maratona do festival, o CCXP Tips é o lugar ideal.
Meet & Greet
Quem espera o ano todo para ter um encontro com seu ídolo terá duas opções de Meet & Greet virtuais.
Será possível participar de uma chamada em grupo (com até 10 pessoas) de 45 minutos.
Haverá ainda o encontro individual, que será uma chamada de vídeo privada entre fã e artista, com até 2 minutos de duração.
Quem quiser ter uma recordação para guardar, poderá optar por receber um vídeo do seu artista preferido com um “alô” especial.
Além disso, o fã ainda poderá comprar um autógrafo.
Spoiler Live
Engana-se quem pensa que edição virtual não tem Spoiler Night.
No dia 3 de dezembro, um dia antes do início do festival, o público poderá acompanhar a “Spoiler Live” uma live de aquecimento que vai destacar os melhores conteúdos da programação, anúncios exclusivos e a participação dos curadores do conteúdo.
A live vai ao ar no canal oficial da CCXP no Facebook, a partir das 20h.
Pacotes deixam a CCXP Worlds mais interativa
Todas as transmissões da CCXP Worlds são gratuitas, mas quem adquirir um dos pacotes disponíveis terá acesso a funcionalidades, mais interatividade e conteúdos exclusivos.
Será possível conversar com fãs do mundo inteiro por meio de um chat e aparecer nos painéis, em alguns momentos do festival, usando o recurso de Fan Cam a partir de um link gerado pela própria plataforma.
Os que não querem perder nenhum detalhe poderão acessar os vídeos on demand – que serão disponibilizados na plataforma em até 24 horas após a exibição ao vivo e ficarão no ar até o dia 13 de dezembro.
Já os mais exclusivos dos conteúdos são as masterclasses com três grandes quadrinistas: Jill Thompson, Kim Jung Gi e Mark Waid.
Além dos serviços que fazem parte de todos os pacotes, cada um oferece ao público detalhes que podem incrementar ainda mais a experiência da CCXP.
No Digital Experience (R$ 35,00), o fã recebe por e-mail uma credencial virtual.
Os que fizerem questão de ter em casa o item colecionável podem adquirir o Home Experience (R$ 35,00 + RS 21,00 de frete), que tem como diferencial o envio de um kit físico contendo a credencial da edição, junto com um cordão, tag de porta, pin e stickers.
Já o Epic Experience (R$ 450,00 + RS 21,00 de frete) é feito para deixar o mundo dos fãs ainda mais especial. Ele será composto por um kit com credencial física, produtos dos estúdios e oficiais da CCXP – incluindo dois cordões, tag de porta, pin, stickers, balde de pipoca, camiseta, copo, moletom, boné e pôster.
Também haverá desconto no ingresso da CCXP21 e venda exclusiva de colecionáveis Iron Studios.
Um festival de causas e cuidados com a pandemia
Em 2020, o público poderá perceber uma CCXP ainda mais engajada.
A programação colocará em pauta temas relevantes para as diversas comunidades que fazem parte do universo geek, como racismo e homofobia, em apoio aos movimentos LQBTQIA+ e Black Lives Matter. A representatividade estará presente entre os convidados e artistas convidados para os palcos e Artists’ Valley. No Creators & Cosplay Universe, o quadro CCXP Talks vai reunir influenciadores de diferentes podcasts para um bate-papo ao vivo sobre esses e outros assuntos como diversidade étnica e capacitiva.
Tudo de forma leve e interativa.
Os profissionais do entretenimento, tão afetados pela pandemia da COVID-19, também serão lembrados nesta edição.
A CCXP Worlds apoia o movimento Backstage Invisível, que tem como objetivo ajudar trabalhadores que atuam por trás dos palcos das produções.
No dia 3 de dezembro, a live que fará o papel da Spoiler Night nas edições físicas, terá uma QR Code para que todos os fãs do festival possam fazer suas doações para estes profissionais.
Outra iniciativa que a CCXP apoia é a campanha de financiamento coletivo do quadrinho “Noite de Spoiler”, no qual a história de passa no festival, que será a primeira edição física lançada após a reestruturação da editora Universo Guará.
A pandemia também mudou a forma de trabalho da CCXP. Mesmo com um formato totalmente virtual e grande parte da equipe trabalhando remotamente, a organização tomou diversas medidas para evitar o contágio da doença. Todos os profissionais envolvidos na montagem e filmagens nos estúdios realizam PCR semanalmente.
Também são feitos testes rápidos em qualquer pessoa que precise acessar o ambiente.
Regras de convívio social como o uso de máscaras e álcool gel, assim como o distanciamento social também estão sendo seguidas pela produção.
Sobre CCXP Worlds: A Journey of Hope
Em 2019, a CCXP recebeu 282 mil visitantes, quebrando recorde de público e se estabelecendo mais uma vez como o maior festival de cultura pop do planeta.
Este ano, a edição especial CCXP Worlds: A Journey of Hope acontece de forma totalmente virtual e, vai alcançar os lar es de fãs do mundo inteiro nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.
Outras informações em www.ccxp.com.br.
FREE EXPERIENCE – Sem custo, com cadastro
● Acesso à plataforma CCXP Worlds*
● Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo a Thunder Arena, Artists’ Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe**
*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.
**Não inclui acesso a Masterclasses exclusivas
DIGITAL EXPERIENCE – Valor: R$ 35,00
● Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*
● Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe
● Acesso exclusivo a masterclasses
● Credencial digital da CCXP Worlds
● Descontos em parceiros
● Pré-venda CCXP21
*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente
Opção ideal para quem mora fora do Brasil ou não deseja pagar o frete.
HOME EXPERIENCE – Valor: R$ R$ 35,00 + R$ 21,00 de frete
● Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*
● Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe
● Acesso exclusivo a masterclasses
● Home Kit: receba em casa sua credencial física em um kit com cordão, tag de porta, pin e stickers da CCXP Worlds
● Descontos em parceiros
● Credencial digital da CCXP Worlds
● Pré-venda CCXP21
*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.
EPIC EXPERIENCE – Valor R$ 450,00 + R$ 21,00 de frete
● Acesso à plataforma CCXP Worlds, com interações e funcionalidades exclusivas*
● Acesso ao conteúdo de todos os palcos, incluindo o Thunder Arena, Artists’Valley, Creators Universe, Omelete Stage e Cosplay Universe
● Acesso exclusivo a masterclasses
● Epic Kit: receba em casa sua credencial física e produtos oficiais CCXP Worlds, como pôster, moletom, camiseta, boné, copo, balde de pipoca, pins, stickers, dois cordões e tag de porta
● Descontos em parceiros
● Credencial digital da CCXP Worlds
● Pré-venda CCXP21
● Valor especial em ingressos da Pré-venda CCXP21
*Alguns produtos e/ou serviços como experiência de Meet & Greet virtual podem ser cobrados separadamente.