A nova temporada do NBB, a principal competição de basquete do país, vai começar na próxima terça-feira, dia 10/11, com os duelos entre VIPTECH/Campo Mourão e Fortaleza Basquete Cearense, e Flamengo e Minas Tênis Clube, ambas as partidas no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
A Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB, seguiu o padrão da NBA e realizará os jogos em “bolha”, em três Estados do país durante o primeiro turno da competição, para diminuir os riscos da pandemia de covid-19.
É o chamado sistema de sedes, que tem como objetivo minimizar os deslocamentos dos clubes e consequentemente diminuir os riscos de contaminação. além de reduzir os custos de logística.
Da mesma forma, foi tomada a decisão de realizar as sedes em capitais do Brasil para evitar os longos deslocamentos terrestres para cidades do interior ou cidades que não tenham aeroportos, por exemplo.
Dividido entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, o NBB terá sete sedes: Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro), Ginásio Antonio Prado Jr. (CA Paulistano), Ginásio do Morumbi (São Paulo FC), Ginásio Prof. Hugo Ramos (Mogi das Cruzes), Ginásio Wlamir Marques (Corinthians), Ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros) Ginásio da IESPLAN (Brasília-DF).
O sistema de disputa do segundo turno do NBB 2020/2021 dependerá de dois fatores para ser definido: o monitoramento da pandemia e o andamento das sedes.
Por isso, no dia 08 de dezembro de 2020 será realizada uma reunião do Conselho de Administração da LNB em que serão avaliadas ambas as questões.
Caso os clubes optem pela manutenção do sistema de sedes, a tabela será montada da mesma maneira, respeitando todas as questões de logísticas e disponibilidade de cada sede.
Já em caso de retorno ao antigo sistema, com clubes divididos em duplas e jogos nos respectivos ginásios de cada um, serão realizados sorteios para definir os mandantes dos confrontos.
O segundo turno começará após a realização da Copa Super 8, que acontecerá entre os dias 16 e 23 de janeiro de 2021.
O torneio reunirá os oito primeiros colocados do primeiro turno do NBB para uma disputa de mata-mata.
O campeão terá uma vaga garantida na Basketball Champions League de 2022.
Para esta temporada, o torneio terá importantes ausências, como a do São José, tradicional equipe paulista que foi vice-campeã do NBB na temporada 2011/2012, e a do Botafogo, campeão sul-americano de basquete em 2019 e semifinalista do NBB na temporada 2018/2019.
De acordo com a LNB, os participantes serão os seguintes:
Basquete Cearense (CE)
Bauru (SP)
Brasília (DF)
Campo Mourão (PR)
Caxias do Sul (RS)
Cerrado Basquete (DF)
Paulistano (SP)
Flamengo (RJ)
Pinheiros (SP)
Minas (MG)
Mogi das Cruzes (SP)
Pato Basquete (PR)
São Paulo (SP)
Franca (SP)
Corinthians (SP)
Unifacisa (PB)
A competição será transmitida pela TV Cultura, pela ESPN e pela plataforma DAZN.