Um possível grande candidato ao Oscar 2021 estreou na Netflix, no último dia 16 de outubro.
Estamos falando de “Os 7 de Chicago”, um drama baseado em acontecimentos reais e que dá espaço para o movimento negro dentro do contexto da Guerra do Vietnã.
Escrito e dirigido por Aaron Sorkin, famoso por ter escrito filmes como “O Homem Que Mudou o Jogo”, “A Rede Social” e “Questão de Honra”, o longa recria o famoso julgamento de um grupo de ativistas contra a guerra do Vietnã que foram presos e acusados pelo governo americano de conspiração e incitação à violência nos anos 1960.
Uma coisa que chama a atenção é a qualidade do elenco, com nomes como Yahya Abdul-Mateen II, Sacha Baron Cohen, Joseph Gordon-Levitt, Michael Keaton, Frank Langella, John Carroll Lynch, Eddie Redmayne, Mark Rylance, Alex Sharp, Jeremy Strong, Noah Robbins e Danny Flaherty,
“Os 7 de Chicago”, que é apenas o segundo filme dirigido por Sorkin, recria os fatos ocorridos em 1968, quando uma manifestação pacífica durante a Convenção Nacional Democrata se transformou em um violento confronto com a polícia e a Guarda Nacional dos EUA.
Os organizadores da manifestação, um grupo formado por Abbie Hoffman, Jerry Rubin, David Dellinger, Tom Hayden, Rennie Davis, John Froines e Lee Weiner foram acusados de conspiração e incitação à desordem e o julgamento do caso se tornou um dos mais famosos da história.
O filme recebeu críticas positivas dos críticos, que elogiaram as performances, o roteiro, a trilha sonora e e os paralelos modernos com os anos 1960.
Esse paralelo é a parte que mais assusta pois mostra como os problemas ocorridos a tantas décadas ainda encontram espaço na nossa sociedade atual
Originalmente planejado para um lançamento nos cinemas pela Paramount Pictures , os direitos de distribuição do filme foram vendidos para a Netflix devido à pandemia de COVID-19.
Mesmo assim, o longa chegou a ser lançado de forma reduzida nas telonas americanas, estreando em apenas 100 cinemas selecionados em 25 de setembro de 2020.
Um fato interessante é que o roteiro foi escrito originalmente em 2007, para um projeto com a direção do mestre Steven Spielberg e um elenco formado apenas por atores desconhecidos.