Salve, salve minhas queridas capivaras.
Nesse sábado vai acontecer o quarto e penúltimo evento do UFC nesse retorno a Ilha da Luta, em Abu Dhabi.
É o UFC Fight Island 6, cuja luta principal tem um combate extremamente esperado pelos amantes de MMA .
O Main Event vai colocar frente à frente no octógono Brian Ortega e Chan Sung Jung, o “Zumbi Coreano”, em aguardado duelo pelo peso-pena.
Ambos os lutadores trocam provocações há cerca de um ano graças à agressão do americano contra Jay Park, amigo do atleta coreano
A Luta estava marcado originalmente para dezembro de 2019, mas foi adiado devido a uma lesão do norte-americano na época e, em seguida, pela pandemia de COVID-19.
Ortega é atualmente o 2º colocado no ranking da categoria, e não luta desde dezembro de 2018, quando perdeu para o então campeão Max Holloway; Jung ocupa a 4ª posição na divisão, e em sua luta mais recente nocauteou Frankie Edgar, que substituiu Ortega no duelo do último mês de dezembro.
De acordo com o presidente do Ultimate, Dana White, o vencedor da entre Brian Ortega e Chan Sung Jung, o “Zumbi Coreano”, deve ser o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-pena, que pertence atualmente a Alexander Volkanovski.
Na segunda atração mais importante da noite, a brasileira Jéssica “Bate-Estaca” Andrade, ex-campeã peso-palha, mudou de categoria e fará neste final de semana sua estreia no peso-mosca já encarando a atual 1ª colocada do ranking e ex-desafiante ao cinturão, Katlyn Chookagian.
A lutadora brasileira precisará enfrentar ainda o desafio da diferença de altura, visto que Chookagian tem 1,75 m, enquanto Jéssica mede 1,56m.
Além disso, elas têm 15 cm de diferença de envergadura a favor da norte-americana.
Esta será a terceira categoria em que Jéssica competirá no Ultimate: até agora, ela somou um cartel de 7-3 no peso-palha (até 52,1 Kg) e 4-3 no peso-galo (até 61,2 Kg).
O evento terá ainda as participações de mais três brasileiros: Thominhas Almeida e Cláudio “Hannibal” Silva pelo card principal e Poliana Botelho, pelo card preliminar
Há quase três anos longe do Octógono, Thomas Almeida finalmente fará seu aguardado retorno à ação em duelo contra Jonathan Martinez – seu primeiro como peso-pena no Ultimate.
O brasileiro estava escalado para encarar Alejandro Perez no UFC Fight Island 5, no último sábado, mas uma mudança de última hora acarretou na troca de data e adversário.
Thominhas busca reabilitação após ser superado por Rob Font e Jimmie Rivera em suas apresentações mais recentes.
Por outro lado, Cláudio “Hannibal” tem um retrospecto ambíguo no Ultimate: apesar de ter feito somente cinco combates em seus mais de seis anos na organização, o brasileiro venceu todos os duelos e segue invicto no Octógono. Após finalizar seus dois adversários de 2019, ele vem para seu primeiro compromisso em 2020 e encara James Krause mirando uma vaga no Top 15 de uma das categorias mais concorridas do evento.
Fechando a lista de brasileiro no evento e fazendo sua primeira luta em mais de 16 meses, a mineira Poliana Botelho terá a chance de ingressar no Top 15 do peso-mosca no confronto com a canadense Gillian Robertson, que atualmente ocupa a 15ª colocação no ranking da divisão.
A brasileira soma três vitórias e uma derrota no Octógono, sendo seu único revés para a atual 2ª colocada na categoria, Cynthia Calvillo.
UFC Ortega x Zumbi Coreano
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Brian Ortega x Chan Sung Jung
Peso-mosca: Katlyn Chookagian x Jéssica Bate-Estaca
Peso-meio-pesado: Jimmy Crute x Modestas Bukauskas
Peso-pena: Thomas Almeida x Jonathan Martinez
Peso-meio-médio: Cláudio Hannibal x James Krause
Peso-leve: Mateusz Gamrot x Guram Kutateladze
CARD PRELIMINAR
Peso-mosca: Poliana Botelho x Gillian Robertson
Peso-médio: Jun Yong Park x John Phillips
Peso-meio-pesado: Gadzhimurad Antigulov x Maxim Grishin
Peso-galo: Said Nurmagomedov x Mark Striegl
Peso-leve: Jamie Mullarkey x Fares Ziam