Salve, salve minhas queridas capivaras.
O UFC Apex, em Las Vegas, Nevada, vai receber nesse sábado uma das lutas mais esperadas do ano;
É o UFC 252: Miocic vs. Cormier 3 cuja luta principal entre o atual campeão peso pesado Stipe Miocic e o ex-campeão peso pesado e ex-campeão peso meio-pesado do UFC Daniel Cormier envolve duas grandes marcas, o cinturão dos pesos-pesados e o último capítulo da trilogia envolvendo esses dois grandes campeões do UFC.
O mais impressionante na história desse verdadeiro duelo de titãs é que em todas as lutas entre os dois lutadores, o cinturão da categoria estava em disputa.
O primeiro encontro entre os dois aconteceu em julho de 2018, no UFC 226, quando Cormier, então campeão dos meio-pesados, subiu para a divisão até 120kg e nocauteou Miocic no primeiro round.
O segundo embate foi em agosto de 2019, no UFC 241, com o americano de origem croata nocauteando Cormier no quarto round e recuperando o título.
Duas curiosidades sobre esse duelo,a primeira é que a última vez que Miocic enfrentou um adversário que não era Daniel Cormier foi em janeiro de 2018, quando venceu o camaronês Francis Ngannou por decisão unânime no UFC 220 e quebrou o recorde de defesas do Cinturão Peso Pesado do UFC.
Por sua vez, Cormier fez uma luta entre os dois duelos contra Miocic, quando finalizou Derrick Lewis com um mata-leão na disputa de cinturão dos peso-pesado, no UFC 230.
A outra curiosidade é que o cinturão da categoria alterna entre esses dois lutadores desde maio de 2016, quando Miocic se tornou campeão pela primeira vez após nocautear o brasileiro Fabrício Werdum, até então detentor do cinturão, no UFC 198 – Werdum vs. Miocic, realizado no estádio de Futebol Arena da Baixada, em Curitiba,
O atual campeão tem um cartel de 19 vitórias e 3 derrotas enquanto que Cormier tem 22 vitórias, 2 derrotas e 1 N/C.
No co-main event, uma luta válida pelo peso-galo bem interessada entre o invicto americano Sean O’Malley, com 12 vitórias em 12 lutas, e o equatoriano Marlon Vera, que vinha de uma série de 5 vitórias consecutivas até ser derrotado por decisão unânime pelo chinês Song Yadong no UFC on ESPN: Overeem vs. Harris.
O card ainda apresenta a presença de lutas envolvendo quatro lutadores brasileiros, sendo dois no card principal e dois no card preliminar.
O peso pesado Junior Cigano, que busca recuperação após duas derrotas consecutivas, vai enfrentar uma parada muita dura,o surinamês Jairzinho Rozenstruik, que vem mordido após ser nocauteado em apenas 20 segundos pelo camaronês Francis Ngannou. Essa derrota foi o primeiro revés da carreira de Jairzinho, que vinha invicto a 10 lutas até então.
Os dois lutadores estão em posições bem similares no ranking da categoria. O brasileiro é o quinto lugar enquanto que o surinamês vem logo abaixo, na sexta colocação
O peso-pena Herbert Burns, irmão de Gilbert Durinho, vai lutar contra o americano Daniel Pineda buscando a sua terceira vitória seguida no UFC.
Herbert, que chegou esse ano ao UFC, venceu anteriormente Nate Landwehr e Evan Dunham, sendo ambas as vitórias no primeiro round.
Pelo card preliminar, a peso-palha Livinha Souza, que foi derrotada por Brianna van Buren na sua última luta, enfrentará a americana Ashley Yoder, também vinda de um revés, por decisão dividida para Randa Markos.
Após finalizar Mallory Martin com um mata-leão, a peso-palha Virna Jandiroba fará a sua terceira luta no UFC enfrentando a americana Felice Herrig, que busca a sua recuperação após sofrer duas derrotas consecutivas, respectivamente para Karolina Kowalkiewicz e para Michelle Waterson, ambas em 2018.
CARD PRINCIPAL
Pelo cinturão peso-pesado: Stipe Miocic x Daniel Cormier
Peso-galo: Sean O’Malley x Marlon Vera
Peso-pesado: Junior Cigano x Jairzinho Rozenstruik
Peso-galo: John Dodson x Merab Dvalishvili
Peso-pena: Herbert Burns x Daniel Pined
CARD PRELIMINAR
Peso-leve: Jim Miller x Vinc Pichel
Peso-palha: Ashley Yoder x Livinha Souza
Peso-palha: Felice Herrig x Virna Jandiroba
Peso-pena: TJ Brown x Danny Chavez