Salve, salve minhas queridas capivaras.
Chegou a hora do UFC inaugurar a sua “Ilha da Luta” em Abu Dhabi, com uma card espetacular.
O UFC 251 , nesse sábado, dia 11/07, terá nada menos do que três disputas de cinturão, meus amigos, três disputas de cinturão,
Teremos Kamaru Usman x Jorge Masvidal pelo título dos pesos-meio-médios; Petr Yan x José Aldo pelo cinturão vago dos pesos-galos; e a revanche entre Alexander Volkanovski e Max Holloway pelo título dos pesos-penas.
A luta principal do evento deveria ser a disputa do cinturão dos pesos-meio-médios entre dois amigos e companheiros de treinos, o atual detentor do cinturão, o nigeriano Kamaru Uslman e o brasileiro Gilbert Durinho.
Entretanto, o sonho da disputa do cinturão acabou para Durinho no dia 03 de julho, quando o lutador brasileiro testou positivo para a Covid-19 e foi retirado da luta principal do UFC 251.
Para o lugar de Gilbert Durinho, o Ultimate rapidamente escalou o americano Jorge Masvidal, dono do cinturão simbólico de “lutador mais durão do planeta”.
Com 15 vitórias seguidas, o nigeriano Usman fará a sua segunda defesa de cinturão após ter nocauteado Colby Covington em dezembro de 2019 e terá pela frente um lutador que mesmo sem ter atuado em 2020, vem de três vitórias sensacionais, todas por nocaute, incluindo o nocaute mais rápido da história do UFC, quando deferiu a famosa joelhada voadora contra Ben Askren, e o já citado título de “lutador mais durão do planeta” (BMF) quando nocauteou Nate Diaz.
Pelo co-main event, Alexander Volkanovski e Max Holloway farão uma revanche muito esperada por todos os amantes do MMA.
O australiano, atual detentor do cinturão dos peso-pena, vem de 8 vitórias consecutivas no UFC. Já Holloway, o ex-campeão, perdeu duas das últimas quatro lutas e busca retomar o cinturão.
A terceira disputa de cinturão será pelo peso-galo, com o russo Petr Yan e o brasileiro José Aldo buscando ocupar o lugar agora vago, após a surpreendente aposentadoria de Henry Cejudo.
Yan, que venceu suas sei lutas no UFC, é bastante conhecido pelo seu poder de nocaute e seu preparo físico invejável e é considerado o favorito contra o brasileiro José Aldo, ex-campeão dos pesos-pena, mas que ainda não conheceu o gosto da vitória após a mudança de categoria, tendo sido derrotado pelo também brasileiro Marlon Moraes no UFC 245 na sua única luta pelo peso-galo.
Além disso, o card principal ainda vai receber duas lutas envolvendo dois grandes nomes do MMA feminino brasileiro, a revanche entre Jéssica Bate-Estaca e a americana Rose Namajunas pelo peso-palha e a luta entre Amanda Ribas e a “musa ” americana Paige VanZant, pelo peso-mosca
Se vocês acham esses card sensacional, o Ultimate ainda guardou uma surpresa para os fãs brasileiros do UFC, com outros cinco atletas do nosso Brasil Baronil envolvidos em quatro combates.
O lutador amapaense Raulian Paiva vai enfrentar Zhalgas Zhumagulov, do Cazaquistão, em duelo de pesos-moscas enquanto que o paranaense Elizeu Capoeira enfrentará o russo Muslim Salikhov, pelo peso-meio-médio.
Já Léo Santos, campeão da segunda temporada do TUF Brasil, lutará contra o russo Roman Bogatov, pelo peso-leve e as lutadoras Karol Rosa e Vanessa Melo farão um duelo 100% brasileiro, pelo peso-galo.
Card do evento
UFC 251
11 de julho de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi
CARD PRINCIPAL :
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Jorge Masvidal
Peso-pena: Alexander Volkanovski x Max Holloway
Peso-galo: Petr Yan x José Aldo
Peso-palha: Jéssica Bate-Estaca x Rose Namajunas
Peso-mosca: Amanda Ribas x Paige VanZant
CARD PRELIMINAR :
Peso-meio-pesado: Volkan Oezdemir x Jiri Prochazka
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Muslim Salikhov
Peso-pena: Makwan Amirkhani x Danny Henry
Peso-leve: Léo Santos x Roman Bogatov
Peso-pesado: Marcin Tybura x Maxim Grishin
Peso-mosca: Raulian Paiva x Zhalgas Zhumagulov
Peso-galo: Karol Rosa x Vanessa Melo
Peso-galo: Martin Day x Davey Grant
Apenas quatro dias depois do UFC 251 Usman vs Burns, a Ilha da Luta vai receber outro super evento.
É o UFC Fight Night Kattar vs Ige, com direito a lutador brasileiro enfrentando ex-campeão do UFC
Pelo Main Event, teremos a disputa válida pelo pena entre Calvin Kattar e Dan Ige.
O americano Cattar, o atual sexto colocado no ranking da categoria, venceu Jeremu Stephens, em sua última luta no UFC enquanto que Dan Ige, 11º colocado no ranking, vem de seis vitórias seguidas na divisão. Em sua última luta, o havaiano derrotou o brasileiro Edson Barboza por decisão dividida dos jurados.
Assim como ocorreu com Gilbert Durinho no UFC 251, outros quatro lutadores brasileiros, escalados para o UFC Fight Night Kattar vs Ige, também enfrentaram episódios de teste positivo para a covid-19.
O brasileiro Pedro Munhoz que enfrentaria Frankie Edgar, ex-campeão da categoria peso-leve, em combate válido pelo peso-galo, no que seria o co-main event do card, o peso-galo Anderson Berinja, que enfrentaria o galês Jack Shore, e o peso-meio-pesado Vinícius Mamute, que encararia o lituano Modestas Bukauskas foram retirados do evento.
Já a peso-palha Marina Rodriguez, apesar de ter testado negativo, teve um de seus treinadores, que estaria em seu córner, com o resultado positivo.
Com isso, sua luta contra a americana Carla Esparza foi adiada, por precaução. Bom, vamos deixar esse doença maldita um pouco de lado e voltar a falar do UFC 251.
O co-main event terá agora a luta entre os americanos Jimmie Rivera e Cody Stamann, em combate válido pelo peso-galo
No card preliminar, teremos dois duelos seguidos envolvendo lutadores brasileiros enfrentando atletas ingleses, primeiro Ricardo Carcacinha vai encarar Lerone Murphy pelo peso-pena, logo depois a lutadora Taila Santos enfrentará Molly McCann pelo peso-mosca.
UFC: Kattar x Ige
15 de julho de 2020, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi
CARD PRINCIPAL :
Peso-pena: Calvin Kattar x Dan Ige
Peso-pena: Jimmie Rivera x Cody Stamann
Peso-meio-médio: Abdul Razak Alhassan x Mounir Lazzez
Peso-pena: Jared Gordon x Chris Fishgold
CARD PRELIMINAR :
Peso-meio-pesado: Modestas Bukauskas x Andreas Michailidis
Peso-mosca: Molly McCann x Taila Santos
Peso-pena: Ricardo Carcacinha x Lerone Murphy
Peso-médio: John Phillips x Khamzat Chimaev
Peso-mosca: Tim Elliott x Ryan Benoit
Peso-mosca: Diana Belbita x Liana Jojua
Peso-galo: Jack Shore x Aaron Phillips
Peso-meio-pesado: Timo Feucht x Kenneth Bergh