Salve, salve minhas queridas capivaras.
Um fato histórico marcou a entrega do Oscar 2020, realizado no último domingo.
“Parasita”, a comédia dramática sul-coreana, dirigida por Bong Joon Ho, se tornou a primeira produção totalmente em língua não-inglesa e sem coprodução com Estados Unidos ou Inglaterra a conquistar o Oscar de melhor filme.
O longa ainda levou outros três prêmios (melhor diretor, melhor filme internacional e melhor roteiro original) se tornando o grande vencedor da noite.
“1917”, filme dirigido por Sam Mendes e um dos favoritos ao Oscar de melhor filme após a vitória no Globo de Ouro, levou três estatuetas para casa (Efeitos Visuais, Mixagem de Som e Fotografia).
Joaquim Phoenix confirmou a esperada vitória do Oscar de melhor Ator pela sua atuação em “Coringa”, assim como Brad Pitt, na categoria de melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Era uma Vez em Hollywood”.
Renée Zellweger brilhou interpretando Judy Garland no Filme “Judy: Muito além do Arco-Irís” e levou o prêmio de melhor atriz.
Laura Dern venceu na categoria de melhor Atriz Coadjuvante, com a sua interpretação em “História de uma casamento”.
“Coringa”, “Ford vs Ferrari” e “Era uma vez em Hollywood” ganharam duas estatueta cada.
“Jojo Rabbit”, “O Escândalo”, “Adoráveis Mulheres”, “Rocket Man” e “Toy Story 4” levaram uma estatueta cada.
“O Irlandês” dirigido por Martin Scorsese e indicado para dez categorias acabou a premiação sem nenhuma estatueta, assim como o documentário brasileiro “Democracia em Vertigem”, que perdeu a estatueta para a produção “Indústria Americana”.