Salve, salve minhas queridas capivaras.
Termina nessa segunda feira a terceira edição do Rio Matsuri, o festival da cultura japonesa.
O evento proporciona aos visitantes uma verdadeira imersão a esse querido país oriental, transformando o Pavilhão 4 do Riocentro Convention & Event Center, o principal Centro de Convenções da América do Sul, em um pedacinho do Japão.
Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa de perto sem precisar viajar à Terra do Sol Nascente.
O pavilhão será todo decorado e trará exposições culturais, danças tradicionais, bon odori, workshops e apresentações artísticas como o batuque dos taikôs (os tambores japoneses).
No dia 20, o Grupo Rio Nikkei Taikô se apresentará com os seus tambores, às 12h30, no palco principal.
Desenvolvido pela Associação Nikkei do Rio de Janeiro que tem o objetivo de congregar a comunidade nipo-brasileira e simpatizantes da cultura japonesa no Rio, o grupo se apresenta há mais de 10 anos com coreografias e performances musicais vibrantes. Premiados em festivais, o Rio Nikkey Taiko conta com mais sessenta participantes entre crianças, jovens e adultos que expressam sua arte através do tradicional tambor japonês.
Entre as outras atrações desse último dia de evento, podemos destacar a apresentação de Swordplay – Dragões do Império, às 14h, na Arena Tatame, o desfile de Cosplay Adulto, às 19h30, no palco Otaku e a apresentação artística do Grupo Saikyou Yosakoi Soran, que encerra o festival, às 19h45, no palco principal.
O Grupo Saikyou integra o Departamento de Yosakoi Soran da ACEMA (Associação Cultural e Esportiva de Maringá) .
Foi criado em 2007, e hoje conta com 70 integrantes com idade entre 5 e 75 anos. Atualmente, o grupo é composto por 40 famílias que trabalham voluntariamente para manter as atividades. Os treinamentos acontecem duas vezes por semana e são ministrados por jovens chamados de “líderes”.
As líderes são integrantes mais experientes que se voluntariam para ensinar e transmitir o conhecimento aos mais novos, perpetuando assim a dança com objetivo de manter a existência do grupo.
Além de organizar os treinos, possuem outras atribuições como criar as coreografias e estruturar os shows e apresentações e ainda preparar novos líderes. Os figurinos e acessórios são criados e produzidos por mães dos dançarinos.
Importante destacar que o Rio Matsuri está promovendo o I Festival de gastronomia japonesa, até o dia 2 de fevereiro.
Atração principal no Rio Matsuri desde sua primeira edição em 2018, a praça de alimentação evolui a cada ano trazendo, em estrutura e variedade, uma imersão na cultura gastronômica do Japão, com participação de restaurantes e das comunidades nipônicas no Brasil.
Para reforçar a divulgação do evento e dar mais visibilidade à gastronomia do Japão,foi criado o I Festival de Gastronomia Japonesa Rio Matsuri, em parceria com o SindRio (Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro). Um circuito gastronômico pelos principais restaurantes de culinária japonesa, durante todo o mês de janeiro.
Para participar basta pedir o Prato Rio Matsuri em um dos restaurantes que fazem parte do circuito.
A listagem dos restaurantes participantes está disponível em https://www.riomatsuri.com.br/festivaldegastronomia/
Informações complementares como a programação completa do evento e disponibilidade de ingressos podem ser verificadas no site do evento – https://www.riomatsuri.com.br/