Salve salve queridas Capivaras!
Já falamos algo sobre harmonização de cerveja com alimentos e hoje iremos falar sobre uma experiência na cozinha usando cerveja.
Nossa primeira aventura utilizando cerveja foi com uma receita que usa pato.
- 2 peitos de pato
- 1 colher (chá) de sal
- 4 dentes de alho espremidos
- 1 folha de louro
- Alecrim
- 500ml de azeite
- 600 ml de cerveja preta – utilizamos a Fouders Porter* uma cerveja 100/100 no Ratebeer
- 1 cebola
Temperamos o peito com o sal, o alho, o louro, alecrim a gosto, 1 xícara (chá) do azeite e a cerveja, tampe e deixamos marinar na geladeira por 24 horas.
No dia seguinte… Reservamos a marinada e friamos o peito no azeite restante em uma panela funda, pingando a marinada ao poucos, até dourar. Cozinhanho, em fogo baixo, por 40 minutos ou até a carne ficar macia.
Reservamos o peito em uma travessa, coamos o molho e levamos ao fogo para reduzir e ficar consistente. Adicionamos a cebola e servimos acompanhado de arroz, e maioneze.
Para acompanhar escolhemos a Wild Ruby** da cervejaria Oceânica.
*Founders Porter – Cerveja escura, com boa formação de espuma e boa estabilidade; no aroma café, tostado, chocolate amargo, no sabor o café está bem presente, amargo médio-alto, corpo médio-alto, chocolate amargo, no aftestaste café. Porter, Cervejaria Founders, 6,5%, copo sugerido: Pint; temperatura ideal: 6 a 8 º.
** Wild Ruby – Cerveja na cor rubi, com boa formação de espuma e boa establidade; no aroma notas que remetem a vinho, frutas escuras; no sabor uma leve acidez, frutado, framboesa, cereja, corpo médio. Flandres Red Ale, Cervejaria Oceânica, 6%, copo sugerido: Tulipa; temperatura ideal: 7 a 10º
[metaslider id=10329]
[themoneytizer id=23987-16]
#
#