Salve salve queridas Capivaras.
Feliz 2019! Esperamos que as festas tenham sido ótimas, regadas com boas cervejas e em excelentes companhias.
Terminamos o ano indicando cervejas para as festas e iremos iniciar o ano falando sobre cozinhar com cervejas. Sim é possível fazer alguns pratos, além de molhos, cremes, em marinadas, enfim de diversas formas.
Se você gosta de cozinhar pode se arriscar com este ingrediente tão desejado e caso não goste pode sugerir para que alguém o faça, rs.
Desde a utilização em marinados do tradicional coração de frango até a elaboração de sobremesas, não há preconceitos quanto a estilos ou a pratos, o principal deve ser sempre a diversão.
Alguns cuidados devem ser levados em conta, como evitar de ferver a cerveja, pois isso faz o aroma sumir e concentra o amargor.
Então o ideal é manter o fogo baixo e evitar de colocar a cerveja diretamente na panela e preferencialmente ao fim do processo.
Lembre-se de tirar a carbnatação da cerveja e usá-la em temperatura ambiente durante o uso.
Também é bom pensar na cerveja como complemento devendo sempre ser acrescentado um preparado.
A maneira que mais nos agrada é a utilização em marinadas onde a cerveja, junto com especiarias empresta seu sabor a carne.
Também é bom pensar em buscar equilíbrio entre a cerveja utilizada e os ingredientes, procurando semelhanças entre eles.
Não é porque você usou uma IPA na elaboração do prato que tem que harmonizar com a mesma cerveja.
O mais importante de tudo é tornar o momento o mais agradável possível, então chame os amigos, a família e experimente juntos algumas opções. Ou treine antes e surpeenda a todos com uma receita exclusiva sua.
A Capivara deu Cria
#
Fonte: Dredge, Mark: Cerveja e Gastronomia, Harmonização das melhores cervejas do mundo com pratos deliciosos.
#