Bem vindos à coluna de vinhos da Confraria das Castas. Em um fraterno agradecimento ao blog A Capivara Deu Cria, por ceder carinhosamente esse espaço para falarmos sobre algo que amamos: o mundo dos vinhos!
Neste artigo de inauguração, gostaria muito de falar sobre família, além de vinho, claro (risos).
Recentemente, visitei um pequeno bistrô chamado Casa Nostra, situado no bairro da Tijuca, idealizado por dois primos, o Angelo e o Carlinhos. A família deles é de Mormanna, na Itália, e eles viveram lá por muitos anos.
Nessa pequena delicatessen, nos sentimos invadidos pelo sentimento familiar, tão marcante na cultura italiana. A loja possui um mesão, sobre a qual todos os clientes fazem suas refeições em conjunto, interagem, partilham de momentos únicos e, de quebra, ainda rola um networking.
Impossível não lembrar das cenas dos filmes Sob o Sol de Toscana, O Poderoso Chefão e Chocolate. A respeito do cardápio: você pode comer uma bruschetta deliciosa, um Panini de ciabatta super recheado, dividir uma tábua de frios com salame italiano original, fazer compras para um jantar, tomar uma tacinha de vinho para relaxar ou provar as “receitas da mama” do Angelo. Não importa! O simpático bistrô já virou casa nostra de muitos clientes.
E nesse clima de união, pude compartilhar essa experiência gastronômica com pessoas muito diferentes, com humores e personalidades variados, com profissões diversas, uns bebendo vinho, outros não, como nas melhores famílias.
Eis que chega a minha taça com um lindo líquido cor rubi! Um vinho que eu ainda não havia provado: o português Pinta Negra.
Oriundo de Torres Vedras, em Lisboa, é produzido com as uvas Castelão e Aragonês, além da baga. Possui forte tanino (substância de defesa da uva) que libera muita salivação, o que indica boa acidez. Possui notas florais.
A harmonização que fiz não foi tão equilibrada, mas rolou um namorico com uma bruschetta de berinjela grelhada regada de azeite. O casamento perfeito seria com carne vermelha ou massa, sem dúvida, mas foi muito saboroso.
A produção deste Red Wine é feita pela vinícola Adega Mãe. A vinícola ganhou, em 2017, um Certificado de Excelência pela TripAdvisor. Oferece a parte de enoturismo, com eventos, visitas guiadas e provas de vinhos. Tudo de bom!
Gostaram?
Curtam, compartilhem, comentem e não esqueçam – o bom do vinho é poder ousar!
Enobeijos,
Bia Carl
@bia_de_mala_e_taca
#acapivaradeucria #confrariadascastas #bia_de_mala_e_taca #wine #vinho #vinhos #wines #italia #vinhosportugueses #famiglia #casanostra #vinhotintoportugues #pintanegra #portugal #winesfromportugal #bruschetta #beringela #alentejo #ribatejo #baga #castelao #adegamae #tintoredrouge #calabria #toscana
(Texto protegido pelas Lei de Propriedade Intelectual – Lei n° 9.279, de 14 de maio de 1996 – e Lei de Direitos Autorais – Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998).