
Com foco na educação ambiental, o show “O Planeta e Suas Histórias”, de autoria da escritora e musicista Valéria Cardoso, fará sua primeira estreia em palco do Rio de Janeiro. A nova temporada se inicia no dia 27 de abril, no Centro da Música Artur da Távola, na Tijuca. Voltado ao público infantil, o espetáculo traz músicas e ilustrações autorais com mensagens de preservação ambiental, de forma lúdica e encantadora. A série de shows faz parte do programa Integra Rio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana.
“O Planeta e Suas Histórias” vem percorrendo os palcos de Petrópolis e Região Serrana desde 2016, sempre com grande sucesso de público, tendo sido aprovado em diversos editais de incentivo à cultura. E agora, pela primeira vez, os cariocas poderão prestigiar o espetáculo.
Com 60 minutos de duração, “O Planeta e Suas Histórias” reúne 12 músicas autorais de Valéria Cardoso, que se apresenta acompanhada de banda. No repertório, canções que falam sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais, principalmente da nossa Mata Atlântica, presente no Estado do Rio de Janeiro.
No show, as letras das músicas são exibidas em telão com ilustrações originais em cartoon para gerar acessibilidade e fácil entendimento das mensagens. O espetáculo conta com interpretação em LIBRAS.
Breves diálogos com o público, estimulados pela artista, permeiam as canções como forma de gerar integração com as crianças para transmitir. De forma lúdica, a mensagem estimula práticas simples de preservação ambiental e o desenvolvimento do carinho com a natureza.
Entre as composições, “A água”, “Árvores”, “Não aos venenos”, “O ciclo da água”, “Seres vivos”, “Ecossistema”, “Tornar sustentável”, “As flores”, “Tihi hã-hã-hãe” e “O Planeta e suas histórias”, que dá nome ao espetáculo. Nos arranjos, guitarra, baixo, teclado, bateria, percussão e muitos efeitos sonoros, com produção musical de André Amon.
“O Planeta e suas histórias” já foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural RJ-2 (SECEC-RJ) nas cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto em 2022. Em 2024, aprovado em edital da Lei Paulo Gustavo, foi apresentado em escolas e centro cultural de Petrópolis.
Programação:
Rio de Janeiro
Dia 27/04 (DOM), às 16h – Centro da Música Artur da Távola (Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca) (ingressos a preços populares)
