
Adriana Vieira Lomar lança versão impressa de romance que reflete sobre vivências em uma sociedade moldada com base no racismo estrutural, no próximo dia 16
Vencedor da 7ª edição do Prêmio Kindle de Literatura e semifinalista do 66° Prêmio Jabuti, no ano passado, o romance Ébano sobre os canaviais, de Adriana Vieira Lomar traz uma narrativa sensível e potente para abordar o impacto de preconceitos de raça, gênero e classe na construção da sociedade brasileira. Publicado em 2023 pela Editora José Olympio, o livro que conecta momentos históricos e personagens, propondo reflexões relevantes sobre as bases do país em que vivemos será lançado no próximo dia 16 (quarta-feira), na Livraria da Travessa de Ipanema, no Rio.
Em uma narrativa fictícia inspirada por uma história de sua própria família, a autora tenta desvendar a identidade de sua trisavó, uma mulher que não possui registros formais de sua existência. A obra, de 240 páginas, traz uma estrutura narrativa dinâmica, que foge ao tradicional costurando tempos diversos em capítulos curtos. O panorama construído ilustra o processo da escravidão no Brasil, além de todas as feridas abertas que ainda sangram no último país das Américas a abolir a escravidão.
A história é centrada em Ébano, uma mulher negra alforriada que, com muita garra e perseverança, luta pelos seus sonhos no século XIX. A protagonista, que já precisa demonstrar força e maturidade desde a infância, trilha um caminho repleto de dores, desafios e preconceitos. Na tentativa de superar uma sociedade racista, machista e
classista, ela não desiste, ainda que isso custe um preço alto.
Em contrapartida, em tempos mais atuais, Adriana Lomar apresenta Maria Antonieta, uma mulher racista e privilegiada, que nunca demonstrou interesse em conhecer sua ascendência. Ao longo da narrativa, pontos de contato entre Ébano e Maria Antonieta ficam evidentes, escancarando o quanto o apagamento histórico vivido pela população afro-brasileira é capaz de fortalecer preconceitos enraizados.
Minibios
Adriana Vieira Lomar é escritora e pós-graduada em Literatura Contemporânea. Autora de “Aldeia dos mortos”, “Corredor do tempo"( finalista Jabuti/2024), “Ambiguidades” e “Ébano sobre os canaviais” (vencedor do prêmio Kindle de Literatura e semifinalista Jabuti 2024).
William Soares dos Santos, é carioca, professor da UFRJ e escritor. Dentre seus trabalhos literários, destacam-se o livro Poemas da meia-noite (e do meio-dia) (Editora Moinhos, 2017), livro ganhador do Prêmio PEN Clube do Brasil para livros de poesias em 2018 e finalista do 3º Prêmio Rio de Literatura de 2018, o livro de poesias Três Sóis (Editora Patuá, 2019) e o romance Memórias de um triste futuro (Editora Patuá, 2020). Traduziu para língua portuguesa os romances A cidade do vento (Editora Moinhos, 2019) (tradução classificada entre as cinco últimas finalistas no Prêmio Jabuti de 2020), Elias Portolu (Editora Moinhos, 2021) e O caminho do mal (Editora Patuá, 2023), todos da escritora italiana Grazia Deledda (1871-1936). O seu mais recente trabalho literário é o livro de poesias Passante, editado pela Editora Primata em 2024.
Página do autor: http://williamsoaresdossantos.com.br/index.html
Ficha Técnica
Ébano sobre os canaviais
Adriana Vieira Lomar| Editora José Olympio, 2023 | Rio de Janeiro
240 páginas; 13.5 x 20.5 cm
ISBN: 978-65-5847-137-0
Preço: R$ 69,90
Lançamento do livro
Data: 16/04/2025
Local: Livraria da Travessa de Ipanema
Endereço: R. Visc. de Pirajá, 572 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22410-002
Horário: 19 horas