
Mostra vai até 27 de abril. Até o encerramento a entrada será gratuita aos sábados para quem visitar o museu usando camisa de time de várzea
A exposição temporária Vozes da Várzea, em cartaz no Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, se prepara para sua despedida. A mostra, que promove o protagonismo do futebol paulista e retrata a dedicação das comunidades e o impacto da prática nos territórios, foi a primeira temporária realizada após a renovação da exposição principal, realizada em julho do ano passado. Ela fica em cartaz até 27 de abril com uma promoção especial para a comunidade varzeana: aos sábados, quem vier ao Museu do Futebol vestindo uma camisa de time várzea terá entrada gratuita. A gratuidade vale para os dias 12, 19 e 29 de abril.
Com curadoria de Alberto Luiz dos Santos e Diego Viñas, Vozes da Várzea aborda diversos aspectos como uma viagem no tempo por São Paulo, pela história e resistência desse futebol que mantém viva a magia comunitária. Plural, democrática e atemporal, a prática esportiva iniciada às margens dos rios que cortam a cidade de São Paulo é apresentada por meio de imagens, textos, mapas, instalações audiovisuais e objetos.
Mais do que um esporte ou uma brincadeira, o futebol de várzea movimenta o território no qual está inserido. Incide nas economias locais, conecta-se à cultura, por meio de campeonatos, festas populares, escolas e rodas de samba, assim como desperta o espírito de pertencimento na população. Torcidas não faltam, pois falar de futebol em São Paulo é, antes de tudo, falar da várzea.
Para esse panorama, Vozes da Várzea é dividida em sessões temáticas: Campos e Resistências; Lembrar é Resistir; Economia da Várzea; Chega pra Somar; Culturas em Campo.
Detalhes em foco
Além dos painéis de fotos e textos, diversos objetos estão expostos na mostra. Entre eles, apitos, camisas de times, medalhas, taças de competições conhecidas como a da extinta Copa Kaiser e a da Super Copa Pioneer e até uma autêntica churrasqueira, dessas que ficam à beira do campo. Uma instalação reúne dezenas de camisas de várzea de acervos dos curadores e de personalidades da várzea.
O Museu do Futebol tem mais de 500 registros relacionados ao futebol de várzea em São Paulo, incluindo times, pessoas, acervos e eventos. Material que permite compreender as transformações pelas quais a prática amadora passou ao longo dos anos. No passado, o Desafio do Galo – uma das mais famosas competições – chegou a ser televisionado. Na atualidade, o torneio das Favelas ocupa este espaço. Os famosos terrões estão dando lugar aos gramados sintéticos, mas a dedicação e o envolvimento das comunidades em torno do futebol de várzea persistem ao tempo.
Participe do “Dia da Várzea”
Para marcar a despedida, o Museu do Futebol vai promover, no dia 26 de abril, o Dia da Várzea, para uma imersão na história do futebol de várzea da cidade, com uma visita à sede do time Negritude, do bairro Artur Alvim, e uma visita à mostra, com os curadores Diego Viñas e Alberto Santos.
As inscrições são limitadas a 25 pessoas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
SERVIÇO
Exposição Vozes da Várzea
Data: até 27 de abril de 2025
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Saiba mais: www.museudofutebol.org.br
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCINADORES E PARCEIROS
A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Rede e Goodyear; apoio do Grupo Zanchetta, Farmacêutica EMS, Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet
