Gratuitas e voltadas para toda a família, as atrações ficam em cartaz até domingo, 6.
Já a exposição ‘Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital’ segue até junho
Espetáculos de circo, dança e teatro juvenil; uma instalação sensorial que remete às florestas do Brasil e Reino Unido; e exposição com mais 60 trabalhos de alunos do Firjan SESI sobre tecnologia, sociedade e comportamento. São vários os motivos para ir ao centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia neste fim de semana e aproveitar a programação gratuita voltada para toda família.
A Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas encerra sua temporada com quatro apresentações gratuitas, de quinta a domingo: os espetáculos de dança “Giramundo” e “Mael – Meu nome é Ismael Ivo”, o de circo “O Baú Encantado” e a peça infantojuvenil “Tirico e as histórias de morros e fossos”. Todos os trabalhos foram selecionados no Edital de Cultura da Firjan SESI, lançado com apoio do instituto Oi Futuro. Para retirar os ingressos gratuitos e conferir as sinopses e programação completa, clique AQUI.
Também apenas até domingo, os visitantes do Futuros podem conferir na galeria 1 a instalação imersiva Capturing the Forest, uma colaboração da artista britânica Kristina Veasey e do brasileiro Alejandro Ahmed. O trabalho reflete suas relações únicas com a natureza, em uma mescla de paisagens míticas, matérias-primas, elementos esculturais e coreográficos para recriar a essência da floresta, oferecendo uma rica jornada sensorial pelas matas do Reino Unido e do Brasil. A atração gratuita é apresentada por In Between Time e apoiada pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e pelo Festival Panorama Festival.
Já a exposição Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital, segue em cartaz até 22 de junho, reunindo cerca de 60 trabalhos de mais 100 alunos das 16 Escolas Firjan SESI, de 11 municípios do estado do Rio de Janeiro. A mostra apresenta videoartes, instalações, esculturas, pinturas, entre outras linguagens contemporâneas sobre temas como privacidade, acesso à informação, liberdade, diversidade de expressão e saúde mental.
Também podem ser visitadas as atrações permanentes do Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos aprendem e refletem sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre os destaques, o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.
Serviço:
Instalação sensorial ‘Capturing The Forest’
Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 1
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Horário: quarta a domingo, 11h às 20h
Data: Até 6 de abril
Entrada franca
Classificação: Livre
Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas
Data: Até 6 de abril
Horários: 16h e 19h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Retirada de ingressos gratuitos: Sympla
Entrada franca
03.04, às 19h – GiraMundo – Espetáculo de dança
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: GiraMundo é um trabalho que visa os atravessamentos da Ancestralidade Preta baseados e fundamentados na Religiosidade, Fé, Espiritualidade e potências corpóreas que visam enaltecer a pesquisa, figura e narrativa de Exú GiraMundo (guardião espiritual na Umbanda). Não, não é imposição religiosa! Sim, a possibilidade de equidade na Sociedade, em apresentar uma narrativa poética e política no campo da Arte Contemporânea Brasileira! São olhares sobre o íntimo.
04.04, às 19h – Mael – Meu nome é Ismael Ivo – Espetáculo de dança
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo é uma homenagem poderosa e comovente ao mestre da dança Ismael Ivo, que destaca a trajetória e a singularidade de sua vida e obra. Através da interpretação de dois dançarinos-atores negros, a produção oferece uma profunda reflexão sobre o legado de um dos mais influentes bailarinos e coreógrafos da dança mundial. A narrativa percorre desde suas origens humildes na periferia de São Paulo até o reconhecimento internacional.
05.04, às 19h – O Baú Encantado – Espetáculo de circo
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo “O Baú Encantado” oferece uma jornada mágica no tempo e na imaginação. No centro do picadeiro, um baú antigo misterioso que guarda segredos. Conduzidos por uma trupe extraordinária, o público é convidado a embarcar em uma viagem única com equilibristas, malabaristas e palhaços que desvendam os segredos do baú. A cada número circense, histórias, memórias ancestrais, lendas perdidas e tradições esquecidas são reveladas.
06.04, às 16h – Tirico e as histórias de morros e fossos – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: Essa é a história de Tirico, uma criança sonhadora que adora brincar e inventar histórias com o amigo imaginário Alecrim. Após o sumiço de seu padrinho, a mãe de Tirico é enganada por um Coronel e o menino é obrigado a trabalhar em uma lavoura distante em busca do sonho de uma vida melhor. Lá, Tirico precisará de muita astúcia para driblar o malfeitor, reencontrar sua esperança e o caminho de casa. Através de músicas e truques circenses, a peça dá voz às emoções de Tirico criando uma atmosfera divertida e ágil.
Exposição Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital
Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca
Data: Até 22 de junho
Classificação: Livre
Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades
Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11h às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
Sobre o Futuros – Arte e Tecnologia
Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.
Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco da cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades. Com acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
O centro cultural foi fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e conta com a gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.