Projeto mantém sua vocação como uma das principais vitrines da música instrumental no país,
com apresentações semanais gratuitas no Sesc Consolação. Os convidados são Mestre Spok, Chorando as Pitangas, Rodrigo Digão Braz, Igor Gnomo e Madureira Armorial
Fotos para divulgação, acesse o LINK |
Após uma pausa, o Instrumental Sesc Brasil (ISB) retoma sua programação semanal em abril, com apresentações às terças-feiras, às 19h, no Teatro Anchieta, no Sesc Consolação. Com entrada gratuita, o projeto segue como uma das principais vitrines da música instrumental no país, reunindo músicos consagrados e novos talentos com uma programação que reforça sua proposta de inovação e diversidade sonora. Os ingressos podem ser retirados no dia de cada show: a partir das 12h, pelo site e aplicativo do Sesc SP, e das 14h, nas bilheterias das unidades do Sesc no estado.
Em abril, o ISB traz uma programação plural, com cinco shows que destacam diferentes vertentes e estéticas do gênero. As apresentações, que incluem Spok Quinteto, Chorando as Pitangas, Rodrigo Digão Braz, Igor Gnomo e Madureira Armorial, evidenciam a amplitude e a vitalidade da música instrumental brasileira.
Na terça (1/4), a temporada abre com a energia vibrante do Spok Quinteto, liderado pelo Maestro Spok, referência na renovação do frevo com influências do jazz e outras vertentes. Ao lado de Renato Bandeira (guitarra e viola), Beto Hortis (sanfona), Helio Silva (baixo) e Adelson Silva (bateria), o maestro apresenta um repertório que mescla composições autorais e clássicos do frevo pernambucano. Com mais de três décadas de carreira e turnês internacionais, Spok já dividiu o palco com nomes como Gilberto Gil, Lenine, Elba Ramalho e Alceu Valença. No dia seguinte, quarta (2/4), o Maestro Spok conduz uma masterclass sobre sua trajetória e o universo do frevo.
Em celebração ao Mês dedicado ao Choro, na terça (8/4), o ISB recebe Chorando as Pitangas, grupo que há duas décadas vem se dedicando à tradição e renovação do gênero, com a versatilidade de seus instrumentos. Com três discos lançados, o quinteto – formado por Gian Correa (violão de 7 cordas), Ildo Silva (cavaquinho), Milton de Mori (bandolim), Roberta Valente (pandeiro) e Vitor Lopes (gaita) – apresenta um repertório que transita entre clássicos do choro e composições contemporâneas. O protagonismo feminino de Roberta Valente e a presença da gaita conferem ao grupo uma sonoridade única.
Na terça (15/4), o baterista e compositor Rodrigo Digão Braz, professor do Conservatório de Tatuí, apresenta um show inédito em formato sexteto. O repertório reúne faixas de seus álbuns “Carvão” e “Isolamento Musicado“, além de novas composições que exploram samba, baião, maracatu e outras vertentes da música brasileira. Considerado um dos bateristas mais talentosos da atualidade, Digão tem uma trajetória sólida como educador e já se apresentou ao lado de Hermeto Pascoal e Amaro Freitas, além de atuar internacionalmente em países como França, Japão e Suécia.
Na semana seguinte, excepcionalmente, na segunda-feira (21/4), o ISB recebe o Quarteto Igor Gnomo, que expande os horizontes da música instrumental nordestina ao incorporar influências das matrizes africanas e da improvisação jazzística. Com uma trajetória construída na região ribeirinha do interior baiano, o guitarrista e compositor Igor Gnomo apresenta um repertório autoral com releituras de Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil e Chico Science.
Encerrando o mês, na terça (29/4), sobe ao palco Madureira Armorial, quinteto que mantém viva a estética do Movimento Armorial idealizado pelo escritor Ariano Suassuna. Fundado em 2011 por Gilber Souto Maior, o grupo combina erudição e cultura popular em um repertório que valoriza a música instrumental brasileira, dialogando com manifestações populares nordestinas e incorporando elementos como cordéis, xilogravuras e folguedos.
Criado nos anos 1980, o Instrumental Sesc Brasil é pioneiro na difusão da música instrumental no Brasil, consolidando-se como um espaço essencial para a criação e apreciação dessa linguagem. Já recebeu ícones como Baden Powell, Hermeto Pascoal, Yamandu Costa e Naná Vasconcelos, e continua sendo um ponto de encontro para a inovação sonora, onde improviso e composição se entrelaçam por meio de uma programação diversificada que mantém a cena instrumental em constante movimento.
Teatro Anchieta
O Teatro Anchieta, eleito o melhor teatro da cidade pelo Guia Folha em 2024, está localizado no Sesc Consolação, a primeira unidade construída do Sesc SP. Projetado pelo arquiteto Aldo Calvo e pelo paisagista Roberto Burle Marx, que também assina a cortina, o espaço é palco de memoráveis apresentações de teatro, dança e música. Em sua inauguração, em 1967, recebeu o concerto de Guiomar Novaes (1894-1979), uma das maiores pianistas brasileiras. Sua curadoria abrange desde montagens clássicas até obras contemporâneas, festivais e projetos de música instrumental, com a participação de grandes nomes da arte brasileira, como Bibi Ferreira (1922-2019), Paulo José (1937-2021) Raul Cortez (1932-2006) e Fernanda Montenegro (1929). Com 280 lugares, incluindo assentos para pessoas com necessidades especiais, o Teatro Anchieta oferece uma programação diversificada e acessível, além de contar com uma cafeteria e banheiros adaptados em seu foyer.
SERVIÇO
INSTRUMENTAL SESC BRASIL
Apresentações: terças-feiras, às 19h. Excepcionalmente, segunda (21/4).
Local: Teatro Anchieta – Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo/SP). Informações: (11)3234-3000 | Redes sociais: /consolacao | site Sesc Consolação
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 21h30. Sábados, 10h às 20h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita – retirada de ingressos no dia de cada apresentação:
A partir das 12h – on-line pelo site e App Credencial Sesc SP.
A partir das 14h – nas bilheterias do Sesc SP
Classificação: Livre.
Duração: 90 minutos
Programação:
01/04 (terça-feira): Spok Quinteto
02/04 (quarta-feira): Masterclass Maestro Spok
08/04 (terça-feira): Chorando as Pitangas
15/04 (terça-feira): Rodrigo Digão Braz Sexteto
21/04 (segunda-feira): Igor Gnomo Quarteto
29/04 (terças-feiras): Madureira Armorial