
Agenda reúne cursos, contação de histórias e atividades diversas, todas gratuitas
A CAIXA Cultural Rio de Janeiro traz, no mês de abril, atividades que celebram os povos indígenas, a literatura e a dança na agenda do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Todas as ações são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas no site da CAIXA Cultural.
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, no dia 05, às 14h, a atividade Pequenos Arteiros: a Cigarra que não sabia cantar – uma jornada musical traz, de início, uma vivência com uma contação de história de forma dinâmica com a interação das crianças a partir de recursos visuais e percepção dos sentidos.
Após a contação, os participantes poderão utilizar instrumentos musicais feitos com objetos do cotidiano, como garrafas plásticas com grãos e tampas de panela e estimular suas próprias habilidades artísticas. Esse segundo momento visa encorajar o desenvolvimento e a autoaceitação. São oferecidas 20 vagas por turma, a classificação é livre para o público de 4 a 8 anos.
Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas e a importância dos artistas indígenas, nos dias 06 e 13, às 15h, o Curso Formação: Mulheres Indígenas nas Artes busca promover o reconhecimento e a valorização do protagonismo da mulher indígena no campo das artes, discutindo suas práticas, desafios e contribuições para sociedade contemporânea. Em dois domingos, as mulheres indígenas convidadas irão compartilhar suas experiências, práticas artísticas e desafios no mundo da arte. São oferecidas 30 vagas por turma, a classificação é livre para o público a partir de 16 anos.
De 08 de abril a 04 de maio, às 11h e às 16h, a Estação Criativa: Coragem em Ação dialoga com a Vivência Criaturas Fantásticas e com a mostra de cinema “Macabros” e será oferecida de forma permanente ao público visitante. Na estação será disposta uma mesa com 4 cadeiras e serão disponibilizados materiais para criação livre, em técnica mista. Após a feitura do trabalho, os participantes poderão disponibilizar sua arte final no interior da galeria 3, no Painel Vivo da Coragem. São oferecidas 20 vagas por turma e a classificação é livre.
No dia 12, às 14h, a vivência Pequenos Arteiros: O barco começa com a leitura do livro O Barco que ocorre de forma interativa, através de gestos, expressões faciais e sons que tornam a experiência mais envolvente. Durante a leitura, as crianças são incentivadas a participar, imitando sons do mar, do vento e dos animais. Logo após, os participantes serão convidados a construir de um barco autômato a partir de materiais recicláveis. O barco será projetado para ser controlado remotamente, por inteligência artificial, simulando a navegação no mar. São oferecidas 20 vagas por turma, a classificação é livre para o público a partir de 5 anos.
Em consonância a mostra de cinema Macabros do gênero terror e a vivência Criaturas Fantásticas, no dia 19, às 14h, a atividade Pequenos Arteiros: Tenho medo de quê? propõe desmistificar os medos impostos às crianças em contos infantis clássicos da literatura e do cinema. Busca contribuir com a criação de novas narrativas a partir das literaturas clássicas que, na década de 80, geraram medo em seus leitores. São oferecidas 20 vagas por turma, a classificação é livre para o público de 06 a 10 anos.
No dia 26, às 14h, a vivência Pequenos Arteiros: “Fritando o Planeta” promove, inicialmente, uma contação de história do livro O Planeta Está em Febre, de Luciana Rosa. Celebrando o Dia Internacional da Terra, 22 de abril, e o Dia Mundial do Livro, dia 23 de abril, a proposta é incentivar a leitura, as memórias e os laços afetivos e culturais na infância. Além disso, contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional, estimulando a criatividade e a curiosidade.
Logo em seguida, após as reflexões trazidas pela leitura, propõe-se a criação de um termômetro ecológico a partir de materiais recicláveis. De forma lúdica, o objetivo é provocar a reflexão sobre o aumento da temperatura na Terra e o papel de cada pessoa na preservação do meio ambiente. São oferecidas 20 vagas por turma, a classificação é livre para o público a partir de 5 anos.
Para celebrar o Dia Internacional da Dança, no dia 27, às 11h, a atividade Dança Popular 50+ propõe o movimento corporal e o bem-estar para pessoas idosas. A dança e o alongamento contribuem para a mobilidade, equilíbrio e autoestima, além de trazerem alegria e interação social. Os participantes são incentivados a se expressarem e aproveitarem os benefícios do corpo em movimento. São oferecidas 20 vagas por turma, a classificação é livre e voltada para pessoas com 50 anos ou mais.
Programa Educativo CAIXA Gente Arteira:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira é uma iniciativa da CAIXA que visa aproximar a programação cultural do público. Com diversas ações, desde experiências de visitação para escolas e instituições sociais até oficinas, cursos e projetos de arte-educação para diferentes públicos, o programa busca promover o acesso à cultura de forma inclusiva e educativa. As ações educativas desenvolvidas recuperam e atualizam uma longa história, que celebra 45 anos neste ano, desde a abertura da primeira unidade da CAIXA Cultural em Brasília e os 38 anos da CAIXA Cultural Rio de Janeiro.
Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país, com unidades também em São Paulo (SP), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Recife (PE). Em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA). Nessa comemoração, a CAIXA convida todos os públicos a “culturar”; isto é, a viver a cultura como ação, celebrando juntos uma trajetória de mais de quatro décadas.
SERVIÇO:
CAIXA Cultural Rio de Janeiro [Programa Educativo CAIXA Gente Arteira]
Unidade Passeio
Local: Rua do Passeio, 38, Centro.
Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 10h às 20h / Domingos e Feriados, das 11h às 18h.
Bilheteria: Terça a Sábado, das 13h às 19h / Domingos e Feriados, das 13h às 18h.
Inscrições gratuitas: Site da CAIXA Cultural.
Informações: (21) 3980-2069 e (21) 3980-2019