
Ação comemora o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz com atividades gratuitas espalhadas por todo o Brasil

O Instituto Reação, fundado há 22 anos pelo judoca Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, é presença confirmada na edição deste ano do “Esporte na Rua” que terá como tema ‘Natureza e Bem Viver’. A iniciativa gratuita acontece sábado, dia 5 de abril, e é organizada pela Rede de Esporte pela Mudança Social – REMS em comemoração ao Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, no Rio de Janeiro. Com a presença de 40 alunos do Reação, a equipe da instituição vai montar um tatame na Quinta da Boa Vista e oferecer, gratuitamente, oficinas para o público, como, por exemplo, a de atividades lúdicas sobre o judô.
“É com muito orgulho que, mais uma vez, participamos do “Esporte na Rua”, uma iniciativa tão importante para incentivar a prática de esporte. No Reação temos o trabalho constante para integrar nossos alunos à sociedade, para que eles se sintam pertencentes, e o esporte é uma das vias para que isso aconteça. No dia 5 de abril, o público que estiver no evento poderá aprender um pouco sobre os valores do Reação, além de conhecer mais sobre o judô”, explica José Cândido Muricy, CEO do Instituto Reação.
Saiba mais sobre o “Esporte na Rua”
Com o objetivo de democratizar a atividade física e o lazer, serão oferecidas atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas nos espaços públicos espalhados por 25 cidades do país, com a participação de 52 organizações associadas à REMS, promovendo atividades gratuitas e abertas ao público em 27 cidades, distribuídas por 11 estados e 4 regiões do Brasil. A programação é inclusiva, oferecendo opções para todas as idades — de crianças a idosos —, em um esforço conjunto para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer. A faixa etária será variada: além de atividades para crianças e jovens, os adultos e idosos também terão oportunidades para se movimentar e se divertir. A expectativa é de que mais de 800 voluntários — entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos — promovam atividades para mais de 6 mil pessoas.
As ações acontecerão em diversos pontos do país, incluindo:
Nordeste:
Rio Grande do Norte (RN): Baía Formosa
Ceará (CE): Fortaleza
Pernambuco (PE): Lagoa de Itaenga, Recife
Bahia (BA): Salvador, Uruçuca
Norte:
Pará (PA): Novo Progresso
Sudeste:
Minas Gerais (MG): Belo Horizonte, Contagem, Jequitinhonha, Medina, São Lourenço, Três Corações
Rio de Janeiro (RJ): Rio de Janeiro
São Paulo (SP): São Paulo, Birigui, Diadema, Guarujá, Ribeirão Preto
Sul:
Paraná (PR): Curitiba, Pinhais
Rio Grande do Sul (RS): Alvorada, Arroio dos Ratos, Guaíba, Viamão, Novo Hamburgo
Santa Catarina (SC): Florianópolis
Confira a programação aqui.
Serviço
Local: Parque Quinta da Boa Vista – Rio de Janeiro/RJ
Data: sábado, 5 de abril de 2025
Horário: das 9h30 às 11h30
Entrada gratuita
Sobre o Instituto Reação
Fundado há 22 anos pelo judoca e medalhista olímpico Flávio Canto, seu ex-treinador Geraldo Bernardes e amigos, o Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil que promove desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte, da cultura e da educação. A proposta é ter o esporte e a cultura como ferramenta educacional e de transformação social, formando faixas-pretas dentro e fora do tatame.
O Instituto oferece o seu “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro” e “Reação Alto Rendimento”, e ainda três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” e “Reação com Elas”. Seu objetivo é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o seu primeiro emprego e seus atributos fundamentais ensinam a cair e a levantar como aprendizados constantes, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar. O Reação conta com 11 polos distribuídos em cinco estados brasileiros: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Minas Gerais, beneficiando cerca de 4.000 crianças e jovens.