
O fotojornalismo ajuda a contar histórias sobre o país, inclusive a política. Seja na vida mundana do cotidiano, seja nos episódios marcantes, grandes jornalistas usaram suas lentes para eternizar a vida brasileira. Dentre eles, Rogério Reis, fotógrafo carioca que protagoniza o sexto e inédito episódio da segunda temporada da série ‘Instantes Cruzados’, que estreia com exclusividade no Curta!
Com direção de Sérgio Bloch, a série é uma produção da Ocean Films, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Convidados pelo fotógrafo e antropólogo Milton Guran, oito fotógrafos são desafiados a criar uma imagem que dialogue com uma imagem histórica do país.
Em ‘A construção de um imaginário político – Flávio Damm e Rogério Reis’, conhecemos o processo criativo e os projetos de um dos mais celebrados fotógrafos urbanos do Rio. Repórter fotográfico, passou a construir trabalhos artísticos depois de um episódio que mudou a sua vida e do jornalismo no Brasil. Do assassinato de Tim Lopes, tira forças para homenagear seu amigo e denunciar as barbaridades dos crimes em ‘Microondas’.
“É um trabalho assumidamente de enfrentamento e ele tem muito do Tim, até porque as composições, as fotos, saíram em maioria dos meus plantões de madrugada com o Tim, no Globo”, conta Rogério.
No episódio, passeamos pela carreira de Rogério. De registros que celebram o Carnaval até às imagens que exploram com carinho a intimidade de Carlos Drummond de Andrade, ele cria seu portfólio e apresenta sua visão da vida. Com anos de experiência no campo, é desafiado a reproduzir uma foto de Juscelino Kubitschek registrada por Flávio Damm.
Rogério vai ao Palácio do Catete, onde a foto foi tirada, e sede do Executivo Federal até a mudança para Brasília, conversa com professores e historiadores para entender o contexto da imagem. Em período importante para a vida política e cotidiana brasileira e carioca, a foto de Damm convida Rogério a reviver seu simbolismo.
“Eu sempre tive uma relação de namoro com a foto, do ponto de vista do olhar, do Flávio Damm. Um olhar de admirador e espectador. E vocês me colocaram numa dimensão e numa direção que eu vou ter que tabelar com o Flávio, o que muito me orgulha”, afirma.
A partir de suas experiências profissionais e dos seus estudos sobre a foto de JK, Rogério mostra como o presente segue dialogando com o passado.
“Esse tipo de desafio tem um espírito de gincana, que você tem que sair pesquisando, fazer um estudo de caso, e eu gosto disso. Isso tudo faz parte do processo criativo”, avalia.
“Instantes Cruzados” é uma produção da Ocean Films, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com oito episódios de, em média, 26 minutos. A série também pode ser vista no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro tv+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br). Os episódios ficam disponibilizados um dia após a estreia na televisão. A estreia do episódio é no dia temático Terças das Artes, 01 de abril, às 22h.