Música do álbum A Tábua de Esmeralda, lançado em 1974 e eleito o sexto melhor disco brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone, ganha nova versão em projeto especial
Cinquenta anos depois de compor “Os Alquimistas Estão Chegando”, Jorge Ben Jor retorna a Paris, cidade que serviu de inspiração para a criação da música, para gravar em um projeto especial patrocinado pelo Itaú Unibanco. A iniciativa inclui um filme exclusivo e uma parceria com o Spotify para disponibilizar a nova versão da canção.
A canção, que se tornou um marco da música brasileira ao unir samba, rock e elementos experimentais, foi originalmente lançada no disco Tábua de Esmeraldas, eleito pela revista Rolling Stone como um dos maiores discos brasileiros de todos os tempos. A inspiração para a composição surgiu quando Jorge Ben Jor visitou a casa de Nicolas Flamel, um lendário alquimista francês. Foi lá que ele teve seu primeiro contato com a história da alquimia e suas simbologias, o que influenciou diretamente o conceito e as referências místicas presentes na canção e no álbum como um todo.
“Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para revivê-la com uma nova roupagem”, compartilha Jorge Ben Jor.
O projeto audiovisual foi produzido pela África Creative traz cenas do cantor na casa de Nicolas Flamel em Paris explorando sua trajetória criativa e mergulha na influência da obra de Jorge Ben Jor e no conceito dos “alquimistas da música”, destacando como artistas contemporâneos reinterpretam e reinventam a sonoridade brasileira. Para amplificar o lançamento da faixa, o Itaú firmou uma parceria com o Spotify, que disponibilizará a nova versão da canção em primeira mão.
“Nossa proposta é criar franquias de conteúdo com narrativas que realmente conectam o público com a música e a cultura brasileira. Este projeto reflete a essência do Itaú: uma marca moderna, inovadora e que acredita no poder da música para inspirar e transformar”, destaca Thaiza Akemi, superintendente de Comunicação e Conteúdo do Itaú Unibanco.
A estreia foi no dia 26 de março, com o teaser do filme gravado em Paris e no dia 27 de março com o making off completo. Os vídeos estarão disponíveis nos canais digitais do Itaú, com a nova versão da canção, que também poderá ser ouvida no Spotify.
Sobre o Spotify
Desde o seu lançamento em 2008, o Spotify revolucionou a forma de ouvir música. Nossa entrada no mundo dos podcasts trouxe inovação e uma nova geração de ouvintes para o meio. Em 2022, demos o próximo passo, entrando no mercado de audiolivros, que cresce rapidamente – continuando a moldar o futuro do áudio. Hoje, mais ouvintes do que nunca podem descobrir, gerenciar e aproveitar mais de 100 milhões de faixas, 6,5 milhões de títulos de podcasts e 350.000 audiolivros à la carte no Spotify. Somos o serviço de streaming de áudio por assinatura mais popular do mundo, com mais de 675 milhões de usuários, incluindo 263 milhões de assinantes em mais de 180 mercados.