
Editado pelo selo literário Quimera, ERA UMA VEZ O FUTEBOL terá noite de autógrafos no dia 04 de abril, no Museu do Futebol
“Era uma vez o futebol” é uma seleção das crônicas dominicais que o diretor Ugo Giorgetti, diretor de filmes criticamente consagrados como FESTA (1988), SÁBADO (1993) e O PRÍNCIPE (2001) –, escreveu durante 16 anos ininterruptos (2004-2020) para a coluna BOLEIROS, do Estadão, acrescidas de outras que escreveu para o site ULTRAJANO (2021-2022).
A coluna surgiu inicialmente do grande sucesso de BOLEIROS (1998), o filme comercialmente mais bem sucedido de Giorgetti, estrelado por Flávio Migliaccio, Lima Duarte, Otávio Augusto e Adriano Stuart entre outros nomes expressivos do cinema nacional. Inicialmente, a coluna devia ser dedicada exclusivamente ao futebol, mas, como é fácil perceber, o esporte é apenas a luneta através da qual Ugo Giorgetti enxerga a cultura e a sociedade a que pertence.
Além das crônicas, “Era Uma Vez o Futebol” inclui a publicação de um conjunto inédito de contos de Ugo Giorgetti, os quais, como as crônicas, têm o futebol fundamentalmente como pretexto para uma interpretação franca e original de toda sorte de assuntos. Do conjunto das crônistas e contos, ressaltam tanto o domínio estilístico e literário de Ugo, como a sua visão do futebol brasileiro como uma espécie de fantasia infantil, intensamente vivida, que o tempo se encarrega de dissipar, como tudo o mais.
Conquanto se trate aqui de uma contundente e poderosa estreia em livro, a literatura tout court não é nenhuma novidade na vida de Ugo Giorgetti. Além de seus roteiros originais, traduções e tantos escritos dispersos de natureza diversa, ele foi membro de uma geração de jovens oriundi que se dedicou profundamente à leitura de Dante –, a mesma geração de que participou Roberto Piva, amigo e companheiro de viagem do qual Giorgetti deixou um testemunho fundamental no filme UMA OUTRA CIDADE (2000).
Ugo Giorgetti
Cursou Filosofia na Universidade de São Paulo (USP) de 1963 a 1966 e começou em cinema fazendo filmes publicitários para a TV, mas logo passou também a realizar documentários e longas metragens de ficção e, desde 1995, em sua própria produtora, a SP Filmes de São Paulo. Giorgetti foi sócio do diretor e ator Antonio Abujamra no lendário TBC – Teatro Brasileiro de Comédia entre 1980 e 1984, foi também Conselheiro da Associação de Amigos do Centro Cultural São Paulo e também da Cinemateca Brasileira. Durante 16 anos foi colunista dominical do caderno de esportes do Jornal O Estado de São Paulo.
Alguns de seus filmes: Festa (1988), Sábado (1994), Boleiros – Era uma vez o futebol (1998), O Príncipe (2001), Cara ou Coroa (2010), Uma noite em Sampa (2013), Dora e Gabriel (2020).
ERA UMA VEZ O FUTEBOL
Autor: Ugo Giorgetti
Revisão: Ieda Libensztayn
Arte Gráfica: Miguel Pecora
Posfácio: Alcir Pecora
Quimera – Selo Literário
N. de páginas: 440
Papel / miolo: Pólen Natural 80 g/m2
Papel / capa: Cartão Triplex 250 g/m2
Impressão: miolo 1/1; capa 4/0 c/ orelha
Acabamento: brochura; capa com laminação fosca
Formato: 14 x 21 cm (fechado)
Valor: R$ 89,00
7Letras | Amazon | Livraria Travessa | Livraria da Vila | Martins Fontes