Nova trilha foi construída com recursos da Eletrobras e beneficia pessoas com deficiência, idosos e crianças
No dia 19 de março, foi inaugurada no Parque Nacional do Itatiaia (RJ) a primeira cachoeira acessível do estado do Rio de Janeiro, permitindo que cadeirantes, idosos, crianças e pessoas com dificuldade de locomoção possam desfrutar de uma nova experiência de lazer. A cachoeira de Camapuã, localizada na parte baixa do parque, recebe o público de terça a domingo, das 8h às 17h.
As obras foram realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com recursos da Eletrobras, responsável pela contratação das equipes especializadas no manejo de trilhas. O investimento da empresa no projeto foi de R$ 180 mil.
Para garantir a acessibilidade, foram feitas diversas adaptações, como obras de nivelamento do piso da trilha para atender aos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), instalação de corrimão ao longo de todo o percurso e construção de uma plataforma de madeira plástica, possibilitando que cadeirantes tenham acesso à água, e sinalização em braile.
Além disso, a cachoeira conta com uma cadeira anfíbia, que estará disponível mediante reserva antecipada. O equipamento permite que cadeirantes possam entrar na água com segurança e aproveitem ainda mais o contato com a natureza.
Será possível chegar até a atração de carro: um estacionamento foi implantado no local para atender os frequentadores. O percurso do estacionamento até a cachoeira de Camapuã é 100 metros.
O projeto contou com o apoio da ONG SOS Mata Atlântica, que ajudou na compra de materiais, e da Prefeitura de Itatiaia, que forneceu paralelepípedos para pavimentar a estrada de acesso. A inauguração da trilha acessível integrou a programação do 1° Encontro sobre Acessibilidade em Unidades de Conservação Federais.