
Menos explorado por turistas brasileiros, o percurso revela paisagens surpreendentes e leva aventureiros a um dos cantinhos mais especiais de Bariloche
Embora seja muito conhecida entre os turistas que visitam Bariloche, a Trilha Frey ainda é pouco explorada pelos brasileiros, oferecendo uma experiência única de imersão na natureza. O percurso revela paisagens surpreendentes e leva aventureiros a um dos cantinhos mais especiais da região.
Bariloche é conhecida por suas montanhas nevadas e lagos de azul intenso, mas há caminhos menos explorados que proporcionam experiências autênticas de aventura. A Trilha Frey, localizada dentro do Parque Nacional Nahuel Huapi, é um desses percursos. A rota leva ao Refúgio Frey, um abrigo de montanha próximo à Laguna Toncek, muito frequentado por escaladores e praticantes de trekking.
O trajeto possui cerca de 20 quilômetros (ida e volta) e passa por bosques de lengas (árvores da região), riachos cristalinos e formações rochosas impressionantes. A trilha parte de uma altitude de aproximadamente 1.030 metros e chega ao Refúgio Frey, que está a mais de 1.700 metros, resultando em uma variação de altitude de quase 700 metros ao longo do percurso.
Mesmo que seja uma trilha sinalizada, tanto a partir da base do Cerro Catedral quanto da Villa Los Coihues, é fundamental estar preparado para conhecer a rota. O percurso exige preparo físico, vestuário adequado para montanha, calçados impermeáveis e resistência para enfrentar a variação de altitude e as mudanças climáticas repentinas. Além disso, é essencial levar água, para se manter hidratado durante o caminho.
O Refúgio Frey recebe visitantes ao longo do ano e proporciona uma experiência única de imersão na natureza. Além do pernoite, o refúgio oferece gastronomia de montanha, ideal para repor as energias após a longa caminhada. No entanto, para dormir no local, é necessário fazer a reserva antecipada pelo site oficial do refúgio.
“Ao contrário das trilhas mais populares de Bariloche, essa oferece um ambiente mais reservado e uma experiência única de conexão com a natureza”, afirma Diego Pequin, diretor-executivo da Emprotur.
A caminhada pode ser feita em um único dia, mas muitos aventureiros optam por passar a noite no refúgio para vivenciar a tranquilidade das montanhas sob um céu estrelado. O acesso pode ser feito pelo teleférico do Cerro Catedral, seguindo pela crista da montanha e passando pelo lago Schmoll, ou por transporte regular de ônibus que liga o centro de Bariloche à estação de esqui.
Seja para um desafio pessoal ou para apreciar as paisagens deslumbrantes, a Trilha Frey é um convite para aqueles que buscam aventura e conexão com a natureza.
Para mais informações, acesse o site oficial de turismo de Bariloche aqui para planejar sua visita e descobrir mais sobre as belezas naturais da região.
Para mais informações de Bariloche:
Site em português: Bariloche – Sitio Web Oficial de Turismo
Instagram em português: @barilochebrasil
Facebook em português: @BarilochePatagoniaBR
Site em espanhol: barilocheturismo.gob.ar
Instagram em espanhol: @barilochear
Sobre a Emprotur Bariloche
A Emprotur é uma entidade mista responsável pelo fomento e promoção turística de Bariloche, um dos destinos mais requisitados da Argentina. A cidade abriga o centro de esqui mais desenvolvido da América do Sul, o Cerro Catedral, além do Cerro Campanário, considerado o oitavo lugar na lista das melhores vistas do mundo, segundo a National Geographic, e outros pontos turísticos ideais para a contemplação, como o Cerro Otto e o lago Nahuel Huapi. Bariloche é a capital nacional do turismo de aventuras, possuindo opções para a prática dos esportes de neve e de outras modalidades, como mountain bike, rafting, navegação e trekking. Localizada na região da Patagônia argentina, também é internacionalmente reconhecida pela produção de chocolates e cervejas artesanais.