Em novo volume da coleção que homenageia seu legado, economista oferece abordagem crítica das teorias do capitalismo
Se, nas últimas décadas, a teoria econômica foi muitas vezes convocada para legitimar desigualdades, desequilíbrios ambientais e privilégios corporativos, revisitar as ideias que moldaram o pensamento econômico torna-se um gesto não apenas de curiosidade histórica, mas de engajamento político. É nessa perspectiva que Lições de economia: pensamento e história, do economista Paul Singer se apresenta ao público. A obra, que chega como quinto volume da Coleção Paul Singer, publicada pela Editora Unesp e Fundação Perseu Abramo, percorre as raízes e desdobramentos do capitalismo, avalia crises persistentes e propõe reflexões sobre o papel do Estado e da sociedade na construção de estruturas mais igualitárias e sustentáveis.
O livro apresenta o curso de introdução à economia política ministrado por Paul Singer, em que o autor desvela os fundamentos, as dinâmicas e as contradições do capitalismo, situando-o entre as visões clássicas, a teoria da mais-valia e as diversas escolas que vieram a se contrapor ou suceder o pensamento original de Adam Smith, David Ricardo e Karl Marx. O volume reúne não apenas o conteúdo de doze aulas históricas, mas também incursões por temas contemporâneos, além de reflexões metodológicas que articulam economia, Estado e classes sociais.
A partir de uma visão crítica e sistemática, Lições de economia ilumina a forma como as desigualdades se cristalizam e se reproduzem, examinando as condições que levam a crises recorrentes e analisando os mecanismos que sustentam o poder financeiro global. O leitor encontrará discussões sobre o deslocamento do paradigma keynesiano em favor da ortodoxia de Friedman, destacando como essas mudanças não ocorreram apenas por mérito intelectual, mas foram também consequências de imposições políticas e econômicas em escala global. Essa conexão entre ideias, práticas políticas e disputas de poder é um dos grandes trunfos do pensamento de Singer.
A apresentação, assinada pelo economista Ladislau Dowbor, reforça a relevância da visão de Singer no panorama atual: em um mundo no qual a “ciência econômica” muitas vezes legitima a concentração de riquezas, a devastação ambiental e a precarização da vida, revisitar a economia política como instrumento para o bem comum é mais do que necessário — é urgente. Dowbor destaca como Singer se alinha à tradição de pensadores humanistas, colocando a economia a serviço de todos, jamais de minorias privilegiadas. Trata-se de um caminho que questiona a lógica da exploração, do enriquecimento sem limites e da indiferença frente à fome, à insegurança alimentar e à barbárie social.
Ao mesmo tempo, a obra abre espaço para novas agendas: sob o olhar de quem viveu os embates políticos e teóricos em períodos de grande ebulição, Singer oferece pistas para a construção de alternativas solidárias e sustentáveis. Em um país e em um planeta marcados por profundas desigualdades, Lições de economia: pensamento e história aponta para a necessidade de regulamentos globais, de uma reinvenção do papel do Estado, de novos paradigmas econômicos que superem a brutalidade da concentração e restaurem o horizonte do bem-estar coletivo.
Sobre o autor – Nascido em 1932 em Viena, Paul Singer chegou ao Brasil em 1940. Em São Paulo, formou-se no curso técnico, graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, doutorou-se em Sociologia, tornou-se livre-docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade. Foi um dos fundadores do Cebrap, do PT e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2016, foi Secretário Nacional de Economia Solidária. Faleceu em 2018. Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo abriu a Coleção Paul Singer, em 2022, sendo seguido por Economia solidária: introdução, história e experiência brasileira, no mesmo ano, Desenvolvimento e política: reflexões sobre a crise dos anos 1960, em 2023, e Dominação e desigualdade: estudos sobre a repartição de renda (2024).
Sobre o autor – Nascido em 1932 em Viena, Áustria, Paul Singer chegou ao Brasil em 1940. Em São Paulo, formou-se no curso técnico, graduou-se em Economia pela Universidade de São Paulo, doutorou-se em Sociologia, tornou-se livre docente em Demografia e professor titular em Economia pela mesma universidade. Foi um dos fundadores do Cebrap, do PT e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares na USP. De 2003 a 2016, foi Secretário Nacional de Economia Solidária. Faleceu em 2018. Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo abriu a Coleção Paul Singer, em 2022, sendo seguido por Economia solidária: introdução, história e experiência brasileira, no mesmo ano, e Desenvolvimento e política: Reflexões sobre a crise dos anos 1960, em 2023, e Dominação e desigualdade: estudos sobre a repartição de renda (2024).
Título: Lições de economia: pensamento e história
Autor: Paul Singer
Organização: André Singer, Helena Singer, Suzana Singer
Apresentação: Ladislau Dowbor
Número de páginas: 398
Preço: R$ 75
ISBN: 978-65-5711-264-9 (Editora Unesp)
ISBN: 978-65-5626-140-9
(Fundação Perseu Abramo)
Mais informações sobre a Editora Unesp estão disponíveis no site oficial