País exibirá a sua indústria cinematográfica e patrimônio cultural no Mercado de Cinema de Cannes. A ação coincide com a temporada Brasil-França
O Marché du Film – o maior mercado e encontro internacional de filmes e profissionais do cinema no mundo – tem o orgulho de anunciar o Brasil como o País de Honra oficial para sua aguardada edição de 2025, que acontecerá de 13 a 21 de maio durante o 78º Festival de Cannes. Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional.
A participação do Brasil no Marché du Film também se alinha com a Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), uma iniciativa de intercâmbio cultural que celebra o 200º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países. Nesta temporada, ambas as nações sediarão uma série de eventos que visam fortalecer os laços culturais, econômicos e acadêmicos.
Organizado em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil e em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, através do Instituto Guimarães Rosa (IGR) e da Embaixada do Brasil em Paris, além da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o programa País de Honra reunirá os principais cineastas, produtores e tomadores de decisão do Brasil em um grande encontro com a comunidade cinematográfica internacional em Cannes. Através de várias ações, o país pretende mostrar a diversidade e a força da indústria cinematográfica e audiovisual, fomentando o diálogo para aprimorar as coproduções e expandir o alcance global da narrativa brasileira.
A participação do Brasil se estenderá por toda a programação do Marché du Film e incluirá mostras de trabalhos em andamento de filmes e documentários, eventos de networking exclusivos e apresentações de novas iniciativas internacionais de coprodução. Detalhes específicos serão anunciados nos próximos meses.
O Brasil também dará início ao evento Marché du Film sendo o anfitrião da festa oficial da Noite de Abertura na icônica Plage des Palmes – o espaço conjunto do Festival de Cannes e do Marché du Film. Esta noite comemorativa mergulhará os participantes no espírito da cultura brasileira.
Durante o evento, o Brasil será representado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, a Secretária do Audiovisual do Ministério, Joelma Gonzaga, profissionais do audiovisual brasileiro e por várias instituições dentro do Palais des Festivals, que servirá como um ponto central para relacionamento, reuniões de negócios e encontros estratégicos da indústria. Além disso, o país estará no centro das atenções em vários painéis da indústria e eventos de networking, fornecendo espaços importantes para promoção e desenvolvimento de negócios para o setor audiovisual brasileiro.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância desta ocasião: “Brasil e França compartilham há muito tempo uma parceria forte e em evolução, e isso se estende ao mundo do cinema e às indústrias criativas. Ao celebrarmos dois séculos de relações diplomáticas em 2025, esta ocasião fortalece os laços culturais e artísticos entre as duas nações”, ressalta.
A secretária do Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, acrescentou que o Brasil sempre teve uma forte presença no cinema internacional, especialmente em Cannes. “Isso tem sido consistentemente refletido no Marché du Film e ser o País de Honra em 2025 consolida e amplifica ainda mais essa parceria. Esta é uma oportunidade única de expandir nossas conexões, fortalecer diálogos e mostrar ao mundo a diversidade e a criatividade do cinema brasileiro. Estamos prontos para subir neste palco com toda a força da nossa indústria”, celebra.
O diretor executivo do Marché du Film, Guillaume Esmiol, expressou sua satisfação por esta colaboração: “Estamos entusiasmados em receber o Brasil como nosso País de Honra para a edição de 2025 do Marché du Film. O Brasil é um país muito criativo, com uma indústria cinematográfica vibrante. Observamos um aumento constante no número de profissionais brasileiros em Cannes nos últimos anos, chegando a 26% somente no ano passado. Com o significado adicional da Temporada Brasil-França, esta parceria é um símbolo da força global da indústria cinematográfica brasileira e sua forte relação com Cannes”, finalizou.
O Brasil segue os passos da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022) como o quarto país a receber o título de País de Honra. Estabelecida pelo Marché du Film, esta iniciativa celebra uma nação diferente a cada ano, reconhecendo suas contribuições para a indústria cinematográfica global. O Marché du Film e o Festival de Cannes abrem suas portas em 13 de maio de 2025, com o mercado de filmes funcionando até 21 de maio e o Festival concluindo suas atividades em 24 de maio.
Para atendimento à imprensa, por favor contatar:
Maya Leyva (Marché du Film): mdf-press@festival-cannes.fr
Sheila de Oliveira (Ministério da Cultura): imprensa.minc@cultura.gov.br
Sobre Marché du Film – Festival de Cannes
O Marché du Film, o centro de negócios do Festival de Cannes, é o maior encontro internacional de profissionais de cinema do mundo, reunindo mais de 15.000 participantes de todo o mundo, incluindo agentes de vendas, produtores, distribuidores, programadores de festivais e instituições cinematográficas. A cada ano, o mercado hospeda mais de 1.500 exibições exclusivas, 4.000 projetos em desenvolvimento, 250 eventos da indústria e 80 países representados em 60 pavilhões. Por meio de seu vibrante mercado e programas importantes, como Producers Network, Cannes Docs, Cannes Next e impACT, o Marché du Film visa fornecer uma plataforma inclusiva para a comunidade cinematográfica global se conectar, acelerar seus negócios, estimular novas colaborações e explorar as últimas tendências e inovações que moldam a indústria – tudo isso no cenário prestigioso e icônico de Cannes. Site: www.marchedufilm.com
Sobre o Ministério da Cultura do Brasil
O Ministério da Cultura (MinC) é responsável pelo planejamento e execução das políticas nacionais de cultura e artes do Brasil. A estrutura do Ministério inclui órgãos que prestam assistência direta e imediata à Ministra Margareth Menezes, sete secretarias (Secretaria Executiva; Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural; Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual; Secretaria de Economia Criativa e Promoção Cultural; Secretaria de Educação, Livro e Leitura; Secretaria de Produção Audiovisual; Secretaria de Comissões Culturais), quatro órgãos colegiados (Conselho Nacional de Política Cultural; Comissão Nacional de Incentivo à Cultura; Comissão do Fundo Nacional da Cultura; Conselho Superior de Cinema) e Secretarias Estaduais em todos os estados da Federação. O Ministério da Cultura também conta com sete entidades vinculadas (Agência Nacional do Cinema; Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico; Instituto Brasileiro de Museus; Fundação Biblioteca Nacional; Fundação Casa Rui Barbosa; Fundação Cultural Palmares e Fundação Nacional das Artes). Site: https://www.gov.br/cultura