
Ação especial nesta sexta-feira reuniu alunos tenistas cadeirantes e andantes dos projetos Futuro Bom e Cadeiras nas Quadras, no Jockey Club Brasileiro, local do evento
Os maiores tenistas paralímpicos do mundo, que disputam o Wheelchair Tennis Elite – apresentado pela ALLOS, participaram de uma ação especial nesta sexta-feira (21), no Jockey Club Brasileiro, onde o evento está sendo realizado. Durante a atividade, os atletas bateram bola com crianças e adolescentes, cadeirantes e andantes, dos projetos sociais Futuro Bom e Cadeiras na Quadra.
O Futuro Bom atende 700 crianças e jovens tenistas em situação de vulnerabilidade, oferecendo aulas gratuitas em escolas públicas e espaços parceiros no Rio de Janeiro, como o Copacabana Palace e o Paissandu Atlético Clube. Desde 2017, o projeto já impactou diretamente mais de 5 mil crianças. O projeto conta com o patrocínio do Shopping Leblon, um dos principais destinos do portfólio da ALLOS e também patrocinador do Rio Open.
Destaque na programação do Rio Open, o Wheelchair Tennis Elite retornou ao Rio em 2025 para mais uma edição, reunindo grandes nomes do tênis em cadeira de rodas. A competição, que segue até este sábado (22/02), conta com a presença dos espanhóis e medalhistas paralímpicos Daniel Caverzaschi e Martin de la Puente, da lenda argentina Gustavo Fernandez e do brasileiro Daniel Rodrigues.
Destaque na programação do evento, Gustavo Fernandez é um dos maiores tenistas em cadeira de rodas da história e o grande expoente da América do Sul na modalidade. O argentino, que já foi número 1 do mundo, tem 96 títulos no circuito ITF em seu hall, incluindo oito Grand Slams e sendo dois deles ao lado de outra lenda, o japonês Shingo Kunieda, que disputou a primeira edição do Wheelchair Tennis Elite – também apresentado por ALLOS – no Rio Open.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Fernandez conquistou a medalha de bronze em simples, sendo o primeiro sul-americano a conquistar uma medalha no tênis em cadeira de rodas na história. Parte do top 10 há 12 anos, o argentino de 31 anos segue entre os melhores e iniciou o ano de 2025 com um título no Victorian Open, na Austrália.
O espanhol Martin de la Puente é uma das grandes forças do tênis em cadeira de rodas atual. Com apenas 25 anos, o número 3 do mundo se estabeleceu na elite do circuito desde muito cedo, tendo chegado ao posto de número 1 do mundo nas duplas em 2022. Dono de 80 títulos no circuito ITF, incluindo as conquistas no juvenil e um título de Grand Slam no US Open, de la Puente representa a Espanha nos Jogos Paralímpicos desde 2016, quando tinha apenas 17 anos. Foi justamente nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024 que o espanhol capturou uma das suas maiores conquistas da carreira, sendo medalhista de bronze nas duplas.
O seu parceiro na conquista, Daniel Caverzaschi, também estará no Wheelchair Tennis Elite. Número 10 do mundo nas duplas, o espanhol também esteve em todas as edições dos Jogos Paralímpicos desde 2016. Caverzaschi e de la Puente foram os primeiros a conquistar uma medalha para a Espanha no tênis em cadeira de rodas na história, recebendo os parabéns de todo o esporte espanhol, incluindo Carlos Alcaraz, e até mesmo da realeza pelo feito inédito.
Representando o Brasil e completando o line-up de peso, o Wheelchair Tennis Elite conta com o brasileiro Daniel Rodrigues. O experiente jogador de 38 anos e ex-número 11 do circuito mundial tem como destaque em seu vasto currículo cinco medalhas em Jogos Parapan-Americanos, além do seu estilo de jogo físico e cativante. Daniel representou o Brasil pela quarta vez nos Jogos Paralímpicos em Paris 2024.
Sobre o Rio Open 2025
O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.
Sobre a ALLOS
Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.