Serão exibidos quatro filmes de cineastas do Rio, São Paulo, Acre e Pará
A Mostra Itinerante de Cinema Educacional (MICE) vai exibir quatro filmes realizados em diferentes regiões do Brasil e que abordam temas diversos. A sessão acontece no dia 6 de fevereiro, às 20h, no Cine Arte UFF, em Niterói, com entrada franca.
Direcionado a um público composto por crianças e adolescentes que não costumam ter acesso a curtas-metragens nacionais, a programação do MICE é voltada também para pesquisadores, professores e outras pessoas interessadas e apaixonadas por cinema.
Segundo Fabrício Basílio, curador do MICE, “os filmes exibidos estimulam o pensamento estético e crítico, transitando pela ficção e o documentário e tratando de temas como a ditadura, a causa indígena, o luto e o recontar de mitos e lendas”.
Na sessão serão apresentados os filmes “Baile da Curva”, de Bruno Autran – São Paulo (15’), “Noke Koi”, de Arthur Ribeiro – Tsãka to’o – Acre (30’), “Nina e o abismo”, de Alice Name-Bomtempo – Rio de Janeiro (14’) e “Visões Visagens”, de Rod Rodrigues – Pará (19’).
A primeira parte da Mostra aconteceu em escolas de Niterói em dezembro passado. A curadoria procurou construir uma programação que gerasse identificação, reconhecimento e representatividade entre os alunos de escolas públicas da rede. Agora a proposta é apresentar o projeto ao público de uma maneira geral com duas sessões em fevereiro no Cine Arte UFF. A Mostra voltará a ter sessões em escolas em fevereiro.
“Ao entrar em contato com os filmes, o público pudesse pensar identidade a partir de um sentido amplo, diverso. Também procuramos programar filmes que nos permitisse um debate sobre o fazer audiovisual”, explica Quézia Lopes, curadora do MICE.
A Mostra Itinerante de Cinema Educacional é uma produção do coletivo Aeroplano – Cinema e Educação. A mostra foi contemplada pela chamada pública de Fomentão – SMC 01/2023 e conta com patrocínio da SECRETARIA MUNICIPAL DAS CULTURAS – SMC de Niterói.
Sinopses dos filmes:
Baile da Curva, de Bruno Autran, São Paulo – 2024 – 15 min
No primeiro semestre do ano letivo, alunos do ensino médio de uma escola recebem a notícia de que irão montar a peça teatral Bailei na Curva, de Júlio Conte. Durante as aulas, enquanto pesquisam o universo da peça, revivem a história de dois jovens que morreram durante a ditadura no Brasil.
Noke Koi, de Arthur Ribeiro – Tsãka to’o – Acre – 2024 – 30 min
Nas profundezas da Amazônia vivem os últimos remanescentes da etnia Noke Koi, que é traduzido livremente como ‘Povo Verdadeiro’. Seu conhecimento ancestral sobre a poderosa medicina da floresta permanece vivo, mesmo que sob ameaça de desaparecer. É um registro antropológico da cultura, espiritualidade e medicinas ancestrais. É uma forma de aprender com os povos indígenas da floresta como encontrar a cura e a paz interior por meio do autoconhecimento e da conexão espiritual.
Nina e o abismo, de Alice Name-Bomtempo – Rio de Janeiro – 2023 – 14 min
Nina perde sua mãe e vai se perder depois. Na floresta que ela adentra, encontros insólitos a levam para um abismo cada vez mais difícil de sair.
Visagens e visões, de Rod Rodrigues – Pará – 2024 – 19 min
Durante uma viagem noturna, um taxista conta a uma passageira estranhos casos ocorridos em diferentes bairros e épocas de Belém, transformando perspectivas e crenças da moça sobre a cidade.
Serviço:
Mostra Itinerante de Cinema Educacional (MICE): Exibição de quatro filmes de cineastas de diferentes regiões do Brasil. Dia 6 de fevereiro, a partir das 20h. Cine Arte UFF (Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói). Entrada franca.