Cappellacci de salmão está no recém-lançado cardápio do chef Michele Petenzi
Com a chegada do verão, a opção por pratos mais leves e refrescantes é a mais indicada. Principalmente quando falamos em Rio de Janeiro, que chega a registrar sensação térmica de mais de 50ºC durante a estação mais quente do ano. Pensando nisso, o chef Michele Petenzi sugere uma novidade do recém-lançado cardápio do Alloro al Miramar, restaurante situado no hotel cinco estrelas Miramar by Windsor, em Copacabana: cappellacci de salmão com velouté de açafrão, ervilha e bacon crocante, que custa R$105 + taxa.
“O cappellacci de salmão é uma pasta fresca, que mistura um recheio cremoso de salmão bem temperado e fresco com o aveludado do creme de açafrão. Finalizo o prato com o frescor da ervilha refogada e com a crocância do bacon”, explica o chef, que buscou inspiração para a criação do novo menu em suas últimas férias, quando visitou a Itália e trouxe algumas novidades, principalmente da região Norte do país, onde nasceu.
Outra sugestão de Michele Petenzi para se deliciar no verão é o crudo de lagostim, maçã verde, sorbet de aipo e ovas de salmão, a R$91 + taxa, que já faz parte do cardápio do Alloro al Miramar.
Sobre Michele Petenzi:
Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World’s Best Restaurant 2019.
Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.
Sobre Alloro Al Miramar:
Sofisticado restaurante de culinária italiana é um dos destaques do cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, situado na praia mais famosa do Brasil, Copacabana. Desde 2021, a cozinha está sob o comando do jovem e experiente chef italiano, Michele Petenzi, que elaborou um cardápio com receitas autorais, sem perder de vista as bases clássicas da cozinha italiana, além de apresentações modernas e preparos criativos, que conquistam o cliente à primeira garfada.
O Alloro al Miramar reúne alguns prêmios ao longo de pouco mais de uma década de existência. Foi o ganhador da categoria “Melhor restaurante dentro de hotel”, na primeira edição do prêmio `Chef dos Chefs`, em 2023, e ficou em segundo lugar na categoria `Cozinha de Hotel´, na última edição do Prêmio `Comer e Beber´, da revista Veja Rio.
Também passou a integrar o “Best Discovery”, lista que funciona como uma extensão do The World’s 50 Best Restaurants, e que anualmente elege os melhores restaurantes ao redor do mundo. A casa também recebeu o Prêmio Travellers’ Choice Awards 2021, organizado pelo renomado site Tripadvisor.
Sobre a Rede Windsor Hoteis
Há 38 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.
O Centro de Convenções & Hotéis Windsor tem 25 mil metros quadrados distribuídos em 98 salões multiusos. A maior plenária do espaço comporta até 2.500 pessoas, porém o maior evento realizado no ambiente já alcançou um público flutuante de 7 mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.
A Rede Windsor também pretende investir em novas frentes, que reforçam a sua solidez no mercado, assim como no cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de Vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.