Ano marca cinco anos da instituição com 20 bolsas, nove residências e R$ 600 mil investidos em internacionalização
O Projeto Paradiso celebra o encerramento de 2024 com resultados expressivos em seu quinto ano de atividades. Com iniciativas dedicadas à capacitação e internacionalização de talentos e obras brasileiras, a instituição reafirma seu papel estratégico no fortalecimento da indústria audiovisual nacional.
Por meio do programa Bolsas Paradiso, 20 profissionais e projetos foram contemplados com apoio para formação em áreas essenciais como roteiro, direção, produção e distribuição. A iniciativa impulsionou a qualificação de talentos e viabilizou novas oportunidades de projeção nacional e internacional. Em paralelo, o programa Residências apoiou oito iniciativas que oferecem espaços dedicados ao desenvolvimento criativo e colaborativo de projetos audiovisuais.
No eixo de internacionalização, o programa Brasil no Mundo se destacou com 30 apoios a filmes e projetos brasileiros em festivais globais de destaque, como Cannes, Berlim, Veneza e Locarno, além de mercados estratégicos, como CineMart e Ventana Sur. Com investimento total de R$ 600 mil, o programa ajudou a consolidar a presença do Brasil no cenário audiovisual global.
Outro destaque foi o II Encontro Anual da Rede Paradiso de Talentos, realizado em abril, em Salvador (BA). O evento reuniu cerca de 130 membros da sua rede em um ambiente de troca de experiências e fortalecimento de conexões, consolidando seu papel como um espaço de intercâmbio profissional e criativo.
Ainda em 2024, o Projeto Paradiso realizou o Impact Day Hubert Bals Fund durante o IV Encontro de Ideias Audiovisuais, parte da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O evento foi fruto de uma parceria inédita com o fundo holandês, principal fonte de apoio ao desenvolvimento na Europa, e marcou o lançamento da publicação conjunta inédita “Desenvolvimento de Impacto”, que apresenta estudos de caso e uma análise do investimento em desenvolvimento no Brasil. A publicação está disponível para leitura neste link.
Para Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, 2024 representa uma etapa de consolidação e celebração: “Neste quinto ano de atividades, os resultados alcançados reforçam o compromisso do Projeto Paradiso com o fortalecimento do audiovisual brasileiro. Os números alcançados demonstram a importância de iniciativas que promovem capacitação, diversidade e projeção internacional. Temos orgulho de contribuir para que obras e talentos brasileiros ganhem destaque global, e seguiremos firmes na missão de impulsionar o setor”.
Com foco em resultados concretos, o Projeto Paradiso encerra 2024 reafirmando seu compromisso com o fomento do audiovisual nacional. “Nos próximos cinco anos, queremos continuar contribuindo para ampliar ainda mais os horizontes para talentos e histórias brasileiras. O desejo é levar nossas narrativas ainda mais longe e atrair a atenção do mundo para o que é produzido aqui”, conclui Josephine.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas