Cervejaria anuncia ações no universo no/low, marcando sua presença em um mercado em constante transformação
O Dry January, movimento pelo consumo consciente de álcool, surgiu no Reino Unido, em 2013, como uma iniciativa de saúde pública para incentivar as pessoas a pausarem ou reduzirem o consumo de álcool no início do ano. Hoje, o movimento se consolida mundialmente, refletindo as mudanças nos hábitos de muitos consumidores que buscam cada vez mais equilíbrio entre saúde, sabor e socialização.
Por isso, bebidas no/low – de baixo ou nenhum teor alcoólico – estão se tornando parte essencial do mercado, atraindo consumidores que não querem ou não podem consumir álcool, como motoristas, atletas, mulheres grávidas e pessoas em busca de alternativas mais saudáveis. Esse segmento não compete com as cervejas alcoólicas tradicionais, mas complementa o mercado ao trazer novas possibilidades de consumo e tornar eventos sociais mais inclusivos.
Em resposta a esse cenário, a indústria de bebidas está se reinventando, e a Cervejaria Dádiva se junta a esse movimento com duas iniciativas que evidenciam a evolução do mercado para atender a novas demandas.
Lançada em 2019, a Golden Ale sem álcool, Hello Sunshine, da Dádiva estará disponível a partir de janeiro de 2025 na Banca No/Low – um espaço inovador criado pela Kiro Bebidas e dedicado exclusivamente a bebidas de baixo ou nenhum teor alcoólico em São Paulo. Com um leve dulçor proveniente do malte e notas sutis de lúpulo, essa cerveja oferece um equilíbrio perfeito, sendo uma opção ideal tanto para quem já conhece o universo no/low quanto para aqueles que estão explorando essas possibilidades pela primeira vez.
A criação da Banca No/Low reflete um compromisso com a inclusão e a inovação no mercado, proporcionando formas alternativas de apreciar bebidas de qualidade, independentemente do consumo de álcool.
“Estamos muito felizes pela inclusão da Dádiva no portfólio da Banca No/Low, da Kiro Bebidas, que é um projeto tão importante para o mercado e tão inclusivo. Esse espaço, sem dúvida, incentivará a criação de novas bebidas sem álcool de extrema qualidade”, afirma Luiza Tolosa, sócia-fundadora da Dádiva.
Outra novidade da cervejaria para o Dry January é o lançamento de uma cerveja sem álcool desenvolvida em parceria com a Refúgios Urbanos, imobiliária voltada para amantes da arquitetura. A cerveja “Da Casa” estará disponível em ocasiões especiais para parceiros, colaboradores e clientes da Refúgios Urbanos.
Com a introdução de sua Golden Ale sem álcool na Banca No/Low e o lançamento da “Da Casa,” a Dádiva reafirma seu compromisso com a inovação e com a adaptação constante às novas demandas de consumo.
“Inclusão é algo muito importante pra gente, tanto dentro da fábrica, em nosso quadro de funcionários, quanto no que oferecemos aos consumidores. Nosso portfólio reflete essa diversidade, com cervejas de alto, médio e baixo teor alcoólico, opções veganas, sem glúten e sem álcool. Acreditamos que cerveja deve ser democrática e sem restrições”, conclui Luiza.
Sobre a Dádiva
Liderada por Luiza Tolosa, fundadora e uma das principais porta-vozes femininas no setor, e Victor Marinho, cervejeiro há 14 anos e mestre cervejeiro responsável pelas criativas receitas da cervejaria, a Dádiva conta com um portfólio de mais de 250 rótulos já lançados, incluindo colaborações com cervejarias estrangeiras, como a Hyperboost – uma NE IPA desenvolvida com um lúpulo especial em colaboração global (na qual a Dádiva foi a única representante da América Latina).
A cervejaria acaba de comemorar 10 anos de mercado, um marco importante para a produtora paulista que se desafia constantemente e faz questão de explorar cada vez mais suas possibilidades.
“Queremos seguir inovando e ampliando nosso portfólio, enquanto contribuímos ativamente para aumentar a diversidade no setor”, garante Luiza.
Em março de 2024, a Dádiva lançou a campanha “Criado por ELAS, Liderado por ELAS” para dar visibilidade a projetos de cervejarias fundadas e lideradas por mulheres em todo o país. O projeto reuniu 28 cervejarias brasileiras com o objetivo de mostrar a importância e a força do empreendedorismo feminino no setor. “O meio cervejeiro ainda é visto como masculino, mas nós, mulheres, temos um papel fundamental nele e queremos que todos saibam quem somos e onde ainda queremos chegar”, comenta Luiza.
Desde sempre, a Dádiva se propõe a equiparar a quantidade de homens e mulheres em seu quadro de funcionários e todos os anos lança projetos e campanhas em prol do aumento da diversidade no meio cervejeiro.
Produtora artesanal paulista escolhida por dois anos consecutivos (2019/20) como a melhor cervejaria do Brasil pelo Rate Beer, a Dádiva é uma produtora nacional reconhecida pela sofisticação, criatividade, sutileza e cuidado com os detalhes na seleção dos ingredientes, na elaboração das receitas, nos processos de produção, na escolha dos parceiros e no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo.
Além de vender suas cervejas em todo o território brasileiro, a cervejaria já exportou seus produtos para alguns países da Europa