Sommelière da Wine indica vinhos e acompanhamentos simples para reunir espectadores da casa mais vigiada do Brasil
Janeiro traz mais novidades do que “verão e férias”, acontece a estreia do reality mais esperado pelos brasileiros: o Big Brother Brasil, que neste ano chega à sua 25ª edição, trazendo surpresas quanto aos novos participantes, dinâmicas, regras e espaços. Para tornar a atração num pequeno evento em família ou entre amigos, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, dá dicas de vinhos vibrantes e petiscos rápidos, para agradar a maioria dos paladares.
Confira algumas sugestões de rótulos que prometem tornar suas noites de BBB ainda mais saborosas e divertidas.
- Espumante com frutas e queijos
Para abrir os trabalhos, nada melhor do que o Espumante Maraví Rosé Brut, um vinho brasileiro intenso e macio, expressivo, frutado e cremoso no paladar que reflete o seu terroir, o Vale do São Francisco/BA, em um exemplar vibrante, cativante e agradável. Um espumante elaborado com as uvas Garnacha (75%) e Chenin Blanc (25%), pode ser acompanhado por frutas diversas, azeite, mel, nozes e queijos cremosos.
(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-rose-brut/prod30800.html)
- Vinho branco e isca de peixe
Uma outra opção fora da caixa é o Tareni D.O.C. Sicilia Grillo 2023, elaborado com a uva branca Grillo, originária da Sicília, na Itália. Produzida pela Cantine Pellegrino, uma vinícola com mais de 135 anos de história, a Tareni é uma linha de vinhos jovens, frescos, agradáveis, contemporâneos e com identidade forte que expressa sua profunda ligação com o território siciliano. Harmoniza muito bem iscas de peixe com molho cítrico, acompanhadas de uma salada de folhas verdes e croutons.
(https://www.wine.com.br/vinhos/tareni-d-o-c-sicilia-grillo-2023/prod30302.html)
- Vinho rosé e pizza de abobrinha
Nos embalos do ritmo da curiosidade, que tal experimentar um rosé nacional com passagem por barrica? Este é o Kaipu Rosé 2023, um vinho orgulhosamente brasileiro da Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul, feito com a rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon, vinificada em rosé. É um exemplar elegante, bem estruturado e refrescante na medida certa. A sugestão de acompanhamento são pizzas vegetarianas, como abobrinha ou margherita.
(https://www.wine.com.br/vinhos/kaipu-rose-2023/prod30796.html)
- Pinot Noir e iscas de filé mignon
Uma boa indicação de vinho tinto para a ocasião é o argentino Portillo Valle de Uco Pinot Noir 2023, um rótulo leve, aromático e super refrescante que tem no seu nome um convite: Portillo, a porta de entrada. Trata-se da linha consolidada da Bodegas Salentein, uma vinícola de renome no Vale do Uco, Mendoza, Argentina, com vinhos de perfil jovem, leve, frutado e fácil de beber. Uma bela sugestão de harmonização seriam iscas de filé mignon com molho de azeite e especiarias, servidas com torradas e pães.
(https://www.wine.com.br/vinhos/portillo-valle-de-uco-pinot-noir-2023/prod30599.html
- Vinho tinto e cogumelos salteados
A última indicação vai para quem aprecia surpresas no paladar: Tenuta Sant`Antonio Scaia I.G.T. Veneto Corvina 2019. Trata-se de um vinho leve e elegante, com notas bem picantes que conquistam pelos aromas, que impacta já na garrafa pois, no lugar da rolha, traz um vedante de vidro. Para harmonizar, a sugestão são cogumelos frescos salteados com alho, azeite e pimenta-do-reino, acompanhados por batatas rústicas ou torradas.
(https://www.wine.com.br/vinhos/tenuta-sant-antonio-scaia-i-g-t-veneto-corvina-2019/prod28600.html)