Este ano, o festival apresentado pela Petrobras homenageia os 75 anos do trio elétrico e 40 anos de axé, com Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury, Armandinho, Dodô e Osmar e É o Tchan, artistas que fazem história no carnaval
Uma das principais festas do verão carioca e mais diverso festival de música brasileira, o Universo Spanta 2025, apresentado pela Petrobras pelo segundo ano consecutivo, começa no próximo fim de semana, na Marina da Glória, com um elenco repleto de artistas consagrados, trazendo uma variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Além do clima de pré-carnaval, com a participação de blocos e escolas de samba do grupo especial do Carnaval carioca.
Os portões abrem na sexta-feira, dia 10 de janeiro, às 19h para uma noite de muita energia dedicada ao pop, o Festival terá no Palco Guanabara o cantor Jão, que traz o show “Superturnê”, e Luísa Sonza, com o espetáculo “Escândalo Íntimo”. No Palco Lapa, estarão, pela primeira vez no festival, a cantora Priscilla e os paranaenses do Jovem Dionísio, além do campeão do Voa Sabiá – competição musical que revelou jovens talentos da música brasileira -, Alan Rosa.
No dia seguinte, sábado, 11 de janeiro, a partir das 16h, a programação mantém a tradição do Festival Universo Spanta em apostar na mistura de gêneros musicais. No Guanabara, às margens da baía, o som vai desde Gloria Groove, com a “Serenata da GG”, passando pelo sertanejo da dupla Jorge e Mateus, até os remixes dançantes do artista Pedro Sampaio. E, no Lapa, tem samba com Jorge Aragão, pagodão baiano com a banda Àttøøxxá e uma roda de funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda. E para reforçar o clima do pré-Carnaval, os cortejos, que fizeram sucesso na edição 2024, estão confirmados com as escolas de samba Portela e Salgueiro trazendo ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira para a passarela do Spanta.
Encerrando o primeiro fim de semana, no domingo, dia 12 de janeiro, os shows reúnem atrações vindas direto do Nordeste: Almério e Martins, dupla revelação da música pernambucana, Zé Ramalho, acompanhado dos filhos Linda e João, e a cantora e multi-instrumentista Lucy Alves. Também sobem ao palco as cantoras Juliana Linhares e Natascha Falcão. E o cortejo traz os tradicionais blocos Boi de Miracema, Rio Maracatu, e Noites do Norte, que vão agitar com os sons dos carnavais do Norte e do Nordeste para a Marina da Glória.
Responsabilidade social
Incorporando a cultura de inclusão e cuidado com as pessoas, todos os palcos do Universo Spanta contam com área Reservada PCD: Espaço exclusivo nos dois palcos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Haverá também equipe de suporte em acessibilidade com profissionais treinados para auxiliar pessoas com deficiência em suas necessidades durante o evento. Além disso, todos os shows dos palcos Lapa e Guanabara contarão com intérpretes de Libras, além de audiodescrição.
Todo o consumo de bebida será por meio de Eco Copos. Haverá gestão de resíduos, possibilitando o descarte adequado de todo lixo orgânico e reciclável. O evento conta também com estrutura de atendimento de saúde emergencial com brigada de incêndio, postos médicos e UTI.
O Universo Spanta fará arrecadação dos alimentos trazidos pelo público que adquiriu o ingresso através da meia solidária. E, para garantir a hidratação do público, estarão disponíveis dois pontos de hidratação com a distribuição de cerca de 1,5 milhão de litros de água potável.
Segunda semana
Na segunda, dia 13 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, além de celebrar o pagode dos anos 90 com Délcio Luiz, compositor de mais de 500 músicas como os clássicos ‘Marrom Bombom’, ‘Gamei’ e ‘Cilada’, acompanhado de sua banda. Completando o set, o cantor e compositor Mauro Diniz, herdeiro da Velha Guarda da Portela, irá presentear o público com canções de sucesso como “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, entre outros sucessos de sua carreira.
Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a festa recomeça e o rap é o ritmo da vez no Universo Spanta 2025. No palco Guanabara, os artistas Filipe Ret e BK’ vão fazer a Marina da Glória tremer com o som campeão das plataformas digitais. No Palco Lapa, se destacam duas potências femininas e nomes da nova geração do movimento: a baiana de Feira de Santana Duquesa e a capixaba Budah. E vindo do outro lado da Baía de Guanabara, de São Gonçalo, o rap romântico de MC Maneirinho completa a noite.
A programação de sábado, 18 de janeiro, aposta mais uma vez na mistura dos ritmos com a cantora Ludmilla, presente em diversas edições do festival, o pagodeiro Belo, que fez um show inesquecível na edição 2024 do Universo Spanta, a cantora sertaneja Simone Mendes que está pela primeira vez no Spanta e o rapper baiano Baco Exu do Blues. No mesmo dia, o trio Os Garotin, que recebeu três indicações ao Grammy Latino 2024, a música contagiante do baiano Tatau e o cantor e compositor Kevin O Chris sobem ao palco Lapa. E comandando o cortejo, ritmistas, passistas e mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba Mangueira e Beija-flor.
No último domingo, 19 de janeiro, o Festival Universo Spanta 2025 vai realizar uma grande homenagem ao carnaval da Bahia. No Palco Guanabara, uma homenagem aos 40 anos do Axé com ícones do carnaval baiano: Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. E, no Palco Lapa, a festa vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com Armandinho, Dodô e Osmar, e a participação especial de Carla Visi, Gerônimo Santana e Márcia Short, a banda É o Tchan e a nova geração com a dupla Rafa & Pipo e Matheus VK. E direto do Curuzu em Salvador para a Marina da Glória, o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê traz seu canto de resistência e comemora 50 anos de fundação.
Encerrando os trabalhos do Universo Spanta, na segunda, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, o Beco do Spanta terá o Grupo Arruda que, em 2025, completa 20 anos de existência de uma história de amor ao samba iniciada em uma barraca em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira. E também recebe o cantor e compositor Moyseis Marques, um dos fiéis representantes do resgate do samba de raiz nos anos 2000 nos bares da Lapa e Santa Teresa, que já foi inclusive autor e intérprete do samba-enredo no Bloco Spanta Neném no carnaval de 2008.
Abertura
O festival Universo Spanta 2025 deu a largada na última segunda-feira, dia 6 de janeiro, com a primeira edição do Beco do Spanta. Na estreia, o Bloco Spanta Neném, que há 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio, com a bateria Spantosa comandada pelo mestre Caliquinho, fez o esquenta. Logo depois, os sambistas Inácio Rios e Mosquito levaram para a Marina da Glória o projeto Encontros Casuais, que faz parte da programação oficial do Beco do Rato com a participação de parceiros da dupla. Na sequência, Arlindinho, um dos grandes nomes da nova geração do samba, assumiu o comando da roda de samba. Completando a programação, teve participação especial do cantor e compositor Marquinho Sathan, reconhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país com mais de 50 anos de carreira e grandes sucessos, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”.
Estrutura e ingressos
Em 2025, o espaço do público do Universo Spanta será dividido em dois palcos: o Lapa, que estará localizado no pavilhão coberto, e o Guanabara, à beira da Baía, que contará com cobertura que garantirá conforto ao público. Uma grande praça de alimentação, com bares e restaurantes tipicamente cariocas, estará localizada entre os dois palcos.
Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. E é possível adquirir um Passaporte com três ingressos com desconto para curtir todo o fim de semana. As vendas já estão abertas na plataforma Zig Tickets.
Serviço
Universo Spanta 2025
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)
Ingressos disponíveis na plataforma Zig Tickets.
A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.
Programação:
Sexta – 10 janeiro – a partir das 18h
Palco Guanabara – Jão – Luísa Sonza
Palco Lapa – Alan Rosa – Jovem Dionísio – Priscilla
Sábado – 11 janeiro a partir das 16h
Palco Guanabara – Gloria Groove – Jorge e Mateus – Pedro Sampaio
Palco Lapa – Àttøøxxá – Jorge Aragão – Roda de Funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda
Cortejo – Portela e Salgueiro
Domingo – 12 Janeiro a partir das 16h
Palco Lapa – Almério e Martins – Lucy Alves – Zé Ramalho + filhos – Natascha Falcão – Juliana Linhares
Cortejo – Boi de Miracema – Rio Maracatu – Noites do Norte
Segunda – 13 de janeiro – a partir das 18h – Délcio Luiz – Arlindinho- Mauro Diniz- + convidados
Sexta 17 de janeiro – a partir das 18h
Palco Guanabara – BK’ – Filipe Ret
Palco Lapa – Budah – Duquesa – MC Maneirinho
Sábado – 18 de janeiro a partir das 16h
Palco Guanabara – Baco Exu do Blues -Belo – Ludmilla – Simone Mendes
Palco Lapa – Os Garotin – Kevin O Chris – Tatau
Cortejo – Mangueira e Beija-Flor
Domingo – 19 de janeiro a partir das 16h
Palco Guanabara – Bell Marques- Daniela Mercury – Ivete Sangalo
Palco Lapa – Armandinho, Dodô e Osmar com participação especial de Carla Visi, Gerônimo Santana e Márcia Short – Rafa & Pipo Marques – É o Tchan – Ilê Aiyê – Matheus VK
Segunda – 20 de janeiro a partir das 18h – Grupo Arruda – Arlindinho – Moyseis Marques – + convidados
Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.
Sobre o Universo Spanta
O Universo Spanta 2025, o maior festival de música brasileira do país, está confirmado com mais uma edição no verão carioca. Serão encontros e celebrações na Marina da Glória tendo como cenário a Baía de Guanabara. O evento, como já é tradição, traz uma programação que irá reunir grande variedade de gêneros musicais para atender ao gosto dos mais diferentes públicos. Do pop ao trap, passando pelo axé, sertanejo, entre outros ritmos que fazem do Brasil referência no mundo quando o assunto é música. Samba e carnaval, marcas registradas do DNA da marca, também não vão faltar.