O maestro se apresenta em frente ao Theatro Municipal, retomando uma das marcas de sua trajetória: a popularização da música de concerto
Em homenagem aos 90 anos de Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e maestro titular da Orquestra Petrobras Sinfônica, a Praça da Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, será palco de um concerto gratuito e inesquecível, no dia 27 de dezembro (sexta-feira), às 19h. Esta celebração, organizada em parceria pela Petrobras Sinfônica, Sesc RJ e Theatro Municipal do Rio de Janeiro, retoma uma das características mais marcantes da trajetória do maestro, que é a popularização da música de concerto. Em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro (sábado), no mesmo horário.
Isaac Karabtchevsky é reconhecido como um dos maestros mais relevantes da atualidade, cuja carreira se estende por sete décadas. Em 2009, o jornal britânico The Guardian o incluiu entre os ícones vivos do Brasil. Ele continua a reger com vigor, mantendo uma agenda cheia de compromissos e exercendo forte influência no cenário da música clássica, tanto nacionalmente quanto internacionalmente.
A Temporada 2024 da Orquestra Petrobras Sinfônica foi inteiramente dedicada ao maestro, como um dos principais destaques sendo a primeira turnê internacional da orquestra, passando pelo Uruguai e pela Argentina, um marco na carreira do maestro. Para encerrar esta linda temporada, o maestro convida todo o público para celebrar seu aniversário em um concerto que promete ficar na história da cidade do Rio de Janeiro.
O repertório da noite inclui grandes clássicos da música de concerto, como o movimento final de “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss, “Bolero”, uma das mais conhecidas composições de Maurice Ravel, “Dança Húngara nº 5”, de Johannes Brahms, e “Valsa do Imperador”, de um dos mais influentes compositores de valsa do mundo, Johann Strauss Jr.
Do maior compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos, será interpretada a “Toccata – Trenzinho do Caipira” da obra “Bachianas Brasileiras nº 2”. Para encerrar, as danças “Trepak” e “Valsa das Flores” de “O Quebra-Nozes” e a “Abertura 1812”, ambas de Tchaikovsky, completarão a experiência.
A missão de Isaac Karabtchevsky pela democratização do acesso à cultura no Brasil remonta ao Projeto Aquarius, idealizado em 1972 pelo próprio maestro, pelo jornalista Roberto Marinho e pelo gerente de promoções do Jornal O Globo, Péricles de Barros, com o propósito de levar a música clássica ao maior número possível de pessoas. O projeto foi marcado por momentos inesquecíveis, como a encenação da ópera Aída, de Verdi, em 1986, na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte do Rio, com um elenco de 470 artistas e mais de duas horas de duração. Um público de 200 mil pessoas se acomodou no gramado e ocupou o lago de águas geladas do local.
Além do Projeto Aquarius, o maestro Isaac Karabtchevsky também esteve à frente de programas televisivos como os Concertos Para a Juventude e os Concertos Internacionais, transmitidos pela TV Globo. Os projetos compartilhavam do propósito de aproximar a população, especialmente os jovens, do ensino humanístico, algo que o maestro já destacou em entrevistas.
No dia 27 de dezembro (sexta-feira), a partir das 19h, a Praça da Cinelândia se transforma em um espaço de celebração e reverência ao legado de um dos maiores nomes da música clássica brasileira. A Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a batuta do próprio maestro Isaac, promete oferecer aos presentes uma experiência única, de vivenciar a grandiosidade de sua trajetória.
Programa:
Isaac Karabtchevsky, regente
ÍGOR FIÓDOROVITCH STRAVINSKY
O Pássaro de Fogo | Suíte
VI. Final | Lento maestoso
JOHANN STRAUSS
Marcha Radetzky, op. 228
JOSEPH MAURICE RAVEL
Bolero
JOHANNES BRAHMS
Dança húngara nº 5
arranjo de A. Parlow
JOHANN STRAUSS JR.
Valsa do Imperador, op. 437
HEITOR VILLA-LOBOS
Bachianas brasileiras nº 2
IV. TOCCATA | O trenzinho do caipira
PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKY
O quebra-nozes, op. 71
IIc. Trepak
XIII. Valsa das flores
PIOTR ILICHT TCHAIKOVSKY
Abertura 1812, op. 49
Serviço:
Data: 27/12/2024
Horário: 19h
Local: Praça da Cinelândia – Em frente ao Theatro Municipal, no Centro do Rio de Janeiro – RJ
Observação: Em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro (sábado), no mesmo horário.
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Parceria Cultural: Sesc RJ
Apoio: TV Globo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro
Patrocínio Oficial: Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução
Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica:
Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores organismos sinfônicos do continente. Fundada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra se firmou como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Site: https://petrobrasinfonica.com.br | Facebook: @PetrobrasSinfonica | Instagram, TikTok e YouTube: @petrobras_sinfonica
Modelo de Gestão:
A Orquestra Petrobras Sinfônica possui uma proposta administrativa inovadora, sendo a única orquestra do país gerida por seus próprios músicos.
Sobre a Petrobras:
Patrocinadora oficial da Orquestra Petrobras Sinfônica desde 1987, a Petrobras oferece uma parceria essencial para mantê-la entre os principais organismos sinfônicos do continente, sempre desenvolvendo um importante trabalho de acesso à música clássica, de formação de jovens talentos egressos de projetos sociais diversos, bem como de formação de plateia. Ao incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música, audiovisual e múltiplas expressões.
Sesc RJ
Há 78 anos o Sesc RJ atua nas áreas de assistência, cultura, educação, saúde e lazer, prestando serviços gratuitos ou com valores acessíveis à população do estado do Rio de Janeiro, em especial aos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com mais de 40 unidades operacionais fixas e móveis, na capital e no interior, a instituição atua fortemente para a inclusão e redução das desigualdades, sendo reconhecida pelo impacto social gerado. Desde 2023, o Sesc RJ é signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).