Filme do diretor André Hayato Saito e produzido pela MyMama Entertainment é premiado em Cuba. Neste ano a produção também disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e havia sido selecionado por diversos outros festivais internacionais
O filme ‘Amarela’ venceu como Melhor Curta-Metragem de Ficção no 45º Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana, Cuba. Ele conquistou o “Prêmio Coral Especial de Curta ou Média-metragem de Ficção” neste que é um dos principais festivais de cinema da América Latina. “Amarela” foi escrito e dirigido por André Hayato Saito, com produção de Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, pela MyMama Entertainment.
O filme foi selecionado, neste ano, para participar de 35 festivais de cinema ao redor do mundo. A produção disputou até a Palma de Ouro de Melhor Curta-Metragem no 77º Festival de Cannes. Sua estreia nacional ocorreu na Première Brasil do Festival do Rio.
O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Havana, foi concebido como uma continuação dos festivais de Viña del Mar (1967 e 1969), Mérida (1968 e 1977) e Caracas (1974) — nos quais se reuniram filmes e cineastas representativos das tendências cinematográficas mais inovadoras da América Latina. Surgiu como uma resposta definitiva à urgente demanda por um espaço que garantisse o encontro sistemático entre as cinematografias do continente e seus criadores.
“É muito emocionante ter “Amarela” como o Melhor Curta-Metragem de Ficção nesse festival, em Havana. Este filme é um grito represado da comunidade asiático-brasileira, clamando por representatividade, pertencimento e respeito às nossas individualidades e ancestralidades”, afirma Saito. “Espero que o filme contribua para ampliar a discussão sobre as várias identidades que compõem o que é ser brasileiro”, completa.
Sinopse
São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara (Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
“Amarela” é o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, que está em processo de captação e foi selecionado para o Torino Feature Lab 2024. O programa, que se destina a duplas de direção/produção de longas-metragens em avançado estágio de produção, é desenvolvido em três workshops durante um semestre. O filme brasileiro foi um dos quatro projetos a conquistar o Torino Production Award, reconhecimento acompanhado por um investimento de €40,000 para a produção do longa-metragem. O júri do TorinoFeatureLab, composto por Didar Domehri (França), Kristy Matheson (Reino Unido), Julien Razafindranaly (França/Alemanha), Nada Riyadh (Egito) e Holger Stern (Alemanha) destacou a escolha de “Crisântemo Amarelo” por seu “roteiro dinâmico, que celebra a diversidade da cultura brasileira”.
Produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, “Amarela” marca a estreia nas telas da jovem protagonista nipo-brasileira Melissa Uehara. O filme teve produção de Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, coprodução de André Hayato Saito e Tati Wan, direção de fotografia de Hélcio Alemão Nagamine, direção de arte de Luana Kawamura Demange, montagem de Caroline Leone, elenco por Gy Ogata, figurino de Yuri Kobayashi, trilha sonora original de Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo, produção executiva de João da Terra, direção de produção de Toti Higashi e produtores associados Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago.
Ficha Técnica
Uma Produção: MyMama Entertainment
Dirigido por: André Hayato Saito
Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan
Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad
Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan
Produção Executiva: João da Terra
Produção Associada: Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago
Direção de Arte: Luana Kawamura Demange
Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine
Montagem: Caroline Leone
Produção de Elenco: Gy Ogata
Figurino: Yuri Kobayashi
Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo
Direção de Produção: Toti Higashi
Coordenação Executiva: Luísa Durães
Preparação de Elenco: Marina Medeiros
Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Alice Saori, Takao Yabu.
Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo
Caracterização: Mima Mizukami
Produtora de Objetos: Vanessa Utimura
1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas
Desenho de Som: Guile Martins
Cor: Clandestino
Pós Produção: Flow VFX
Produção Associada: Fernando Camargo
Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone
Construção de Personagens: Éri Sarmet
Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai
Som Direto: Samuka Braga
Chefe de Elétrica: Russo Arildo
Chefe de Maquinária: Ademir Silva
Produção de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira
Produção de Arte: Renata Thina
Ass de Produção: Lira Kim
2ª Ass de Direção: Subúrbia
Produção de Figuração: Nalin Junior
Coreógrafo de Luta: Dani Hu
Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya
1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi
2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano
Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira
Foto Still: Alex Takaki
Ass de Figurino: Giovanna Naomi
Ass de Objetos: Akemi Shimada
Cabeleireiro: Victor Marques
Ass de Arte: Isabella Nakano
Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi
Platô: Vitinho
Contrarregra: Marcelo Miranda
1º Ass de Elétrica: Zequinha
2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau
1º Ass de Maquinária: Alan Alberto
2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante
Video Assist: Iasha Salerno
Logger: Daniel Pereira
Camareira: Karina Santos
Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary
Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru
Catering: Casa Catering Jeff
Seguranças: Santana e Fulvio
Porteiro: Sandro
Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes
Doblo de Figurino: James e Tony
Pick Up de Produção: Denis Diniz
Motorista de Produção: Beto Fernandes
Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza
Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro
Estrutura de Produção: Casa do Produtor
Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35
Equipamentos de Luz: Locall
Trilhos: Dlight
Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box
Apoio: Viação Grajaú (ônibus)
MyMama Entertainment
Produção Executiva: Andrea Lanzoni
Coordenação Executiva: Eduarda Galvão
Assistente de Coordenação Executiva: Vicky Mazzia
Direção de Produção: Latino Melo
Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri
Finalização: Raphael Tarso e Diogo Beber
Assistente de Finalização: Vitor Torres
CFO: Clayton Ricardo
Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta
Assistente de Financeiro: Rose Cardoso
Assistente Administrativa: Edilania Leite
Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno
Assessoria Contábil: FPJ
Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite
Clandestino
Coloristas: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo
Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim
Conform: Lira Kim
Quality Control: Bruno Trindade
Edição Online: Luiza Freire
Atendimento: Elciane Magda
Financeiro: Silvia Dotta
Adminstrativo: Gabrielle Dotta
Mídias Sociais: Carla Ribeiro
Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro
Apoio:
Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm
Agradecimentos:
ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Ana Kinukawa, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.
Sobre a MyMama Entertainment
Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”, a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.
Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA”, dirigido por Anita Rocha da Silveira, SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021; “FOGARÉU”, dirigido por Flávia Neves, em co-produção com a produtora francesa Nathalie Mesuret – Blue Monday, e a produtora brasileira Vânia Catani – Bananeira, PREMIADO na BERLINALE 2022 – PANORAMA – Prêmio do Público; “LOS DE ABAJO”, uma coprodução Bolívia/Brasil/Argentina/Colombia, dirigida por Alejandro Quiroga, que estreou no MAR DEL PLATA 2022 e teve sua PREMIÈRE LATINA no Festival INTERNACIONAL DO RIO, e “ODILON, RÉU DE SI MESMO”, uma produção original da HBO MAX. Produziu também a série “The Beat Diaspora”, para o YOUTUBE ORIGINALS, em coprodução com KONDZILLA.
O próximo filme a ser lançado em 2024, “Vitória”, é do renomado diretor Andrucha Waddington em co-produção com a produtora Conspiração e Globoplay, estrelado pela nomeada ao Oscar Fernanda Montenegro (“Central do Brasil” de Walter Salles e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” de Karim Ainouz) e o filme “Amarela”, do diretor André Hayato Saito, com estreia na mostra COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM DO 77º FESTIVAL DE CANNES.
Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema, como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.